Antô­nio Car­los Nar­di

“O com­ba­te à den­gue exi­ge um tra­ba­lho inin­ter­rup­to”

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM - Van­da Mu­nhoz van­da@odi­a­rio.com

Em­bo­ra Ma­rin­gá te­nha apre­sen­ta­do que­da nos nú­me­ros da den­gue, o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Saú­de, Antô­nio Car­los Nar­di, diz que é pre­ci­so um tra­ba­lho con­tí­nuo e que in­te­gra vá­ri­os se­to­res das ins­ti­tui­ções pú­bli­cas e a po­pu­la­ção pa­ra com­ba­ter o Ae­des ægyp­ti, mos­qui­to trans­mis­sor da do­en­ça.

P.— Ma­rin­gá re­gis­tra que­da no nú­me­ro de ca­sos de den­gue em re­la­ção ao ano pas­sa­do. Mes­mo as­sim, há ris­cos ? R.—

O ris­co é per­ma­nen­te. A den­gue exi­ge um tra­ba­lho con­tí­nuo, inin­ter­rup­to, mul­tis­se­to­ri­al e que a po­pu­la­ção es­te­ja mo­bi­li­za­da pa­ra mu­dan­ça de com­por­ta­men­to.

P.— É um tra­ba­lho que exi­ge a par­ti­ci­pa­ção de to­dos? R.—

Se um des­ses itens fa­lhar, a ci­da­de en­tra em si­tu­a­ção crí­ti­ca. É pre­ci­so a par­ti­ci­pa­ção de to­dos os seg­men­tos, o social, o ci­vil, a po­pu­la­ção.

P.— Po­de­mos di­zer que Ma­rin­gá es­tá em uma si­tu­a­ção con­for­tá­vel em re­la­ção à den­gue? R.—

Não. Po­de­mos di­zer que a den­gue es­tá sob con­tro­le. O ci­clo do mos­qui­to atem se­te di­as, en­tre a pos­tu­ra dos ovos, o con­ta­to com a água e o nas­ci­men­to do in­se­to. É um es­pa­ço de tem­po mui­to cur­to, por is­so é pre­ci­so um tra­ba­lho cons­tan­te.

P.— Há mu­ni­cí­pi­os que es­tão em si­tu­a­ção crí­ti­ca. O que o se­nhor acha dis­so? R.—

Não pos­so di­zer que, nes­ses mu­ni­cí­pi­os, que es­tão em si­tu­a­ção de emer­gên­cia, que o po­der pú­bli­co não fez a sua par­te. Acho que fal­tou um dos ele­men­tos pa­ra o com­ba­te (in­te­gra­ção en­tre po­der pú­bli­co e po­pu­la­ção)

P.—Apo­pu­la­ção­deMa­rin­gá es­tá­cons­ci­en­te­dos­cui­da­dos? R.—

Es­tá cons­ci­en­te e re­ce­be in­for­ma­ções, mas é pre­ci­so trans­for­mar es­sa in­for­ma­ção em ação efe­ti­va, re­a­li­za­da. É pre­ci­so que, to­das as se­ma­nas, as pes­so­as ve­ri­fi­quem se não há água pa­ra­da em va­sos, nas calhas, se há ma­te­ri­al no quin­tal que acu­mu­le água e ofe­re­ça ris­cos.

—FO­TO: J.C. FRA­GO­SO

MA­RIN­GÁ. Nar­di: “Den­gue es­tá sob con­tro­le.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.