Vendas no co­mér­cio va­re­jis­ta so­bem 0,8%

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Da­ni­e­la Amo­rim e Gabriela La­ra

fi­ca­do no va­re­jo é frá­gil”, dis­se.

Em re­la­ção a ja­nei­ro de 2014, o vo­lu­me ven­di­do cres­ceu ape­nas 0,6%; pi­or de­sem­pe­nho pa­ra o mês desde 2003. “Mes­mo com al­guns se­to­res sen­do be­ne­fi­ci­a­dos pe­las pro­mo­ções, após o Na­tal, a gen­te tem (as vendas de) ja­nei­ro com­pa­ra­do com igual pe­río­do de ou­tros anos em um pa­ta­mar bem abai­xo”, dis­se Ju­li­a­na Vas­con­cel­los, ge­ren­te da Co­or­de­na­ção de Ser­vi­ços e Co­mér­ci­o­doIBGE.

No va­re­jo am­pli­a­do, que in­clui as ati­vi­da­des de veí­cu­los e ma­te­ri­al de cons­tru­ção, a que­da che­gou a 4,9%, em re­la­ção ao mes­mo mês do ano pas­sa­do, o re­sul­ta­do mais bai­xo pa­ra ja­nei­ro em to­da a sé­rie his­tó­ri­ca da pes­qui­sa, ini­ci­a­da em 2001.

“O re­sul­ta­do não in­di­ca, em ab­so­lu­to, uma ten­dên­cia de me­lho­ra ao lon­go do ano. Pe­lo con­trá­rio, os fun­da­men­tos con­ti­nu­am mui­to ruins, e não há pers­pec­ti­va de um ga­ti­lho que re­ver­ta o pes­si­mis­mo das fa­mí­li­as no cur­to pra­zo”, ava­li­a­ram os eco­no­mis­tas Rodrigo Bag­gi e João Mo­rais, da Ten­dên­ci­as Con­sul­to­ria In­te­gra­da.

A con­jun­tu­ra econô­mi­ca per­ma­ne­ce me­nos fa­vo­rá­vel ao con­su­mo, com as con­ces­sões de cré­di­to cres­cen­do me­nos, o ren­di­men­to do tra­ba­lha­dor apre­sen­tan­do ga­nhos me­no­res, e as fa­mí­li­as com bai­xas ex­pec­ta­ti­vas e su­as ren­das com­pro­me­ti­das, enu­me­rou Ju­li­a­na Vas­con­cel­los. Os veí­cu­los, com que­da de 16,6% nas vendas, e ma­te­ri­al de cons­tru­ção, com re­cuo de 2,8%, es­tão en­tre os se­to­res mais im­pac­ta­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.