Por­tal do con­su­mi­dor pas­sa a ser con­si­de­ra­do meio de con­ci­li­a­ção

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Mu­ri­lo Ro­dri­gues Al­ves Agên­cia Es­ta­do

A Jus­ti­ça co­me­ça a con­si­de­rar o con­su­mi­dor.gov.br, ser­vi­ço pú­bli­co que per­mi­te a in­ter­lo­cu­ção di­re­ta en­tre con­su­mi­do­res e em­pre­sas, co­mo pla­ta­for­ma ofi­ci­al de con­ci­li­a­ção. A Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal do Con­su­mi­dor (Se­na­con) já fe­chou acor­do com os tri­bu­nais de São Pau­lo e do Rio Gran­de do Sul e es­tá em ne­go­ci­a­ção com os do Rio de Ja­nei- ro, de San­ta Ca­ta­ri­na e do Dis­tri­to Fe­de­ral pa­ra que as ações de con­su­mi­do­res nes­sas ins­tân­ci­as le­vem em con­si­de­ra­ção se asem­pre­sas­re­cla­ma­das­se­re­cu­sa­ram a fa­zer o acor­do por meio do si­te do go­ver­no, fa­zen­do com que os cli­en­tes ju­di­ci­a­li­zas­sem os­pro­ble­mas.

O por­tal foi lan­ça­do em se­tem­bro pas­sa­do e con­ta, atu­al­men­te, com 233 em­pre­sas ca­das­tra­das. A par­ti­ci­pa­ção das com­pa­nhi­as é vo­lun­tá­ria, mas so­men­te po­dem se ca­das­trar aque­las que ade­rem for­mal­men­te ao ser­vi­ço, com­pro­me­ten­do-se a co­nhe­cer, ana­li­sar e in­ves­tir os es­for­ços dis­po­ní­veis pa­ra a so­lu­ção dos pro­ble­mas apre­sen­ta­dos. De acor­do com Lo­re­na Ta­va­res, co­or­de­na­do­ra-ge­ral do Sis­te­ma Na­ci­o­nal de In­for­ma­ções de De­fe­sa do Con­su­mi­dor (Sin­dec), o rit­mo de no­vas ade­sões con­ti­nua in­ten­so.

O con­su­mi­dor de­ve ve­ri­fi­car se a em­pre­sa con­tra a qual quer re­cla­mar es­tá ca­das­tra­da no sis­te­ma. Se es­ti­ver, re­gis­tra a re­cla- ma­ção no si­te e a par­tir daí ini­cia-se a con­ta­gem do pra­zo, de até dez di­as, pa­ra a ma­ni­fes­ta­ção da em­pre­sa, que po­de in­te­ra­gir com os con­su­mi­do­res an­tes da pos­ta­gem da res­pos­ta fi­nal. Se­gun­do a Se­na­con, o pra­zo ge­ral mé­di­o­de­res­pos­taé­de­seis­di­as.

O cli­en­te tem a chan­ce de ava­li­ar a res­pos­ta re­ce­bi­da pe­la em­pre­sa, clas­si­fi­can­do-a co­mo “re­sol­vi­da” ou “não re­sol­vi­da” e ain­da in­di­car o ní­vel de sa­tis­fa­ção com o aten­di­men­to. O ín­di­ce ge­ral­mé­di­o­de­so­lu­çãoé­de77%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.