O vi­nil tem a for­ça

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Wi­la­me Pra­do wi­la­me@odi­a­rio.com

Fei­ra do Clu­be de Vi­nil de Ma­rin­gá che­ga à sua quin­ta edi­ção ho­je, no Shop­ping Ci­da­de Ex­po­si­to­res de Ma­rin­gá, Lon­dri­na, Ci­a­nor­te e até de SP abrem su­as co­le­ções ao pú­bli­co

No mês pas­sa­do, du­ran­te a Sa­co­la Al­ter­na­ti­va – fei­ra que reu­niu 18 se­los mu­si­cais in­de­pen­den­tes em São Pau­lo –, pro­vou-se o se­guin­te fa­to: com a que­da ver­ti­gi­no­sa do fa­tu­ra­men­to da in­dús­tria fo­no­grá­fi­ca (de US$ 27,8 bi­lhões em 1999 pa­ra US$ 15 bi­lhões em 2013), é pre­ci­so se­guir por ou­tros ca­mi­nhos. Além da pro­pos­ta in­de­pen­den­te, com lan­ça­men­tos de ál­buns pa­ra down­lo­ads se tor­nan­do a ca­da dia mais co­muns, o dis­cos de vi­nil, que cres­ce em vendas nos úl­ti­mos anos, tam­bém é ou­tra saí­da pa­ra as ban­das. So­men­te em 2014 fo­ram co­mer­ci­a­li­za­dos 8,3 mi­lhões de dis­cos de vi­nil nos Es­ta­dos Unidos, o que re­pre­sen­tou um au­men­to de 38% em re­la­ção a 2013.

As fei­ras que reú­nem co­le­ci­o­na­do­res dis­pos­tos a tro­car, com­prar e ven­der os fa­mo­sos bo­la­chões são exem­plos da for­ça que tem o vi­nil atu­al­men­te. O Clu­be do Vi­nil de Ma­rin­gá, um gru­po do Fa­ce­bo­ok que já tem 150 mem­bros, re­a­li­za nes­te sá­ba­do a quin­ta edi­ção da Fei­ra do Vi­nil, no Shop­ping Ci­da­de, a par­tir das 10 ho­ras, com en­tra­da fran­ca. Se­rão 20 ex­po­si­to­res (de Ma­rin­gá, Lon­dri­na, Ci­a­nor­te e San­to Anas­tá­cio-SP) abrin­do a tam­pa de su­as cai­xas re­ple­tas de dis­cos e ofe­re­cen­do aos aman­tes da mú­si­ca um acer­vo de mi­lha­res de dis­cos de rock, MPB, reg­gae, ele­trô­ni­co, rap, en­tre ou­tros, além de aces­só­ri­os li­ga­dos à cul­tu­ra do vi­nil.

Pa­ra o jor­na­lis­ta Andye Io­re, co­le­ci­o­na­dor de dis­cos e ide­a­li­za­dor do pro­je­to cul­tu­ral Zombilly, os nú­me­ros de­mons­tram um cres­ci­men­to da Fei­ra do Vi­nil, que já po­de ser con­si­de­ra­da re­gi­o­nal. “Te­mos fei­to con­ta­to com co­le­ci­o­na­do­res de dis­cos da re­gião e sem­pre tem gen­te pe­din­do pa­ra par­ti­ci­par do Clu­be do Vi­nil”, diz ele. Bruno Geh­ring, res­pon­sá­vel pe­la Vi­la Cul­tu­ral Ki­no­ar­te, é um dos re­pre­sen­tan­tes lon­dri­nen­ses na fei­ra. Ele che­ga a Ma­rin­gá, ao la­do de Gustavo Vei­ga (Na Agu­lha Dis­cos) e Lu­cas Ri­car­do Silva (Lu­cas Dis­cos), com cer­ca de 600 dis­cos vin­dos di­re­ta­men­te de Lon­dri­na pa­ra o pú­bli­co ma­rin­ga­en­se.

“É a nos­sa pri­mei­ra par­ti­ci­pa­ção na fei­ra do vi­nil em Ma­rin­gá. Não sa­be­mos ao cer­to o gos­to do pú­bli­co, mas ou­vi­mos di­zer que vi­nis de rock têm bas­tan­te saí­da. Mas so­mos eclé­ti­cos: da mi­nha co­le­ção, ofe­re­ço mais gro­o­ve e black mu­sic, te­nho uns ra­ros do Michael Jack­son; o Gustavo mos­tra a sua co­le­ção de MPB e o Lu­cas apos­ta mes­mo no rock”, diz Geh­ring.

Já em sua quin­ta edi­ção em ape­nas um se­mes­tre, a Fei­ra do Clu­be do Vi­nil de Ma­rin­gá tam­bém tem me­xi­do com gen­te da ci­da­de. O pro­du­tor cul­tu­ral e co­le­ci­o­na­dor Pau­lo Pe­tri­ni faz a sua es­treia nes­te sá­ba­do. “O Clu­be do Vi­nil é a cri­a­ção de um es­pa­ço cul­tu­ral im­por­tan­te na ci­da­de. Fi­quei emo­ci­o­na­do lo­go na pri­mei­ra fei­ra re­a­li­za­da e, desde en­tão, não pa­rei de pen­sar em mi­nha par­ti­ci­pa­ção”, afir­ma.

Com as par­ti­ci­pa­ções na fei­ra de vi­nil, o em­pre­sá­rio Ro­bes­pi­er­re To­sat­ti, que man­tém o atu­an­te se­bo Fon­te do Li­vro na área cen­tral de Ma­rin­gá, tam­bém re­pen­sou o seu re­la­ci­o­na­men­to com os LP´s. “An­tes, só ven­dia e com­pra­va, pen­san­do no se­bo. De­pois da fei­ra, me tor­nei tam­bém um co­le­ci­o­na­dor. Ad­qui­ri uma vi­tro­la usa­da – uma Sanyo mui­to boa, to­da au­to­ma­ti­za­da – e ho­je te­nho uma co­le­ção pe­que­na, de uns 400 dis­cos. Aqui no se­bo, te­nho um es­pa­ço re­ser­va­do pa­ra ou­vir meus dis­cos, os quais não co­lo­co à ven­da de jei­to ne­nhum.”

—FO­TO: ANDYE IO­RE

PES­CA­RIA. Co­le­ci­o­na­do­res con­fe­rem as op­ções de dis­cos dos ex­po­si­to­res na úl­ti­ma Fei­ra do Vi­nil, no ano pas­sa­do; fei­ra de ho­je é no Shop­ping Ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.