Di­cas pa­ra com­prar e re­ven­der

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Igor Ma­cá­rio Agên­cia Es­ta­do

Re­ven­der ou com­prar um usa­do di­re­ta­men­te de pes­soa fí­si­ca cos­tu­ma ser fi­nan­cei­ra­men­te van­ta­jo­so. Po­rém, co­mo o ne­gó­cio não é con­si­de­ra­do re­la­ção de con­su­mo, há pou­cas ga­ran­ti­as pa­ra as du­as par­tes - prin­ci­pal­men­te pa­ra o com­pra­dor. Pa­ra o ven­de­dor, bas­ta pre­en­cher o Cer­ti­fi­ca­do de Re­gis­tro do Veí­cu­lo, o CRV, com os da­dos do com­pra­dor (no­me e en­de­re­ço), as­si­nar o do­cu­men­to e re­co­nhe­cer fir­ma no car­tó­rio. Is­so já o isen­ta das res­pon­sa­bi­li­da­des em re­la­ção ao veí­cu­lo, co­mo mul­tas ou im­pli­ca­ções ju­di­ci­ais em aci­den­tes.

Desde ju­lho de 2014, o car­tó­rio no­ti­fi­ca o De­tran so­bre a ven­da. Car­ros ali­e­na­dos não po­dem ser trans­fe­ri­dos. De pos­se do CRV, o com­pra­dor tam­bém pre­ci­sa as­si­nar e re­co­nhe­cer fir­ma do do­cu­men­to. Ele tem 30 di­as após a as­si­na­tu­ra do ven­de­dor pa­ra dar en­tra­da no pro­ces­so de trans­fe­rên­cia no De­tran. Após es­te pe­río­do, pa­ga mul­ta de R$ 127,69 e per­de cin­co pon­tos na Car­tei­ra Na­ci­o­nal de Ha­bi­li­ta­ção.

Se­gun­do o ad­vo­ga­do es­pe­ci­a­li­za­do em di­rei­to do con­su­mi­dor Jo­sué Ri­os, é re­co­men­da­do que um me­câ­ni­co de con­fi­an­ça do com­pra­dor ou do ven­de­dor fa­ça a vis­to­ria no veí­cu­lo pa­ra ve­ri­fi­car seu es­ta­do ge­ral an­tes da ven­da. Is­so por­que, fe­cha­do o ne­gó­cio, não há ne­nhu­ma ga­ran­tia ao no­vo do­no.

Se o car­ro vi­er a apre­sen­tar de­fei­to e o com­pra­dor acre­di­tar que es­te é res­pon­sa­bi­li­da­de do an­ti­go do­no, ou que es­te agiu de má fé, po­de ten­tar um acor­do pa­ra re­a­ver o di­nhei­ro pa­go - que o ven­de­dor não tem obri­ga­ção de de­vol­ver. Ou­tra op­ção é en­trar com pro­ces­so con­tra o ven­de­dor. Se o va­lor for até de 40 sa­lá­ri­os mí­ni­mos, o Jui­za­do Es­pe­ci­al Cí­vel, co­nhe­ci­do co­mo “pe­que­nas cau­sas”, po­de re­sol­ver.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.