Pro­vab é mais uma op­ção pa­ra mu­ni­cí­pi­os

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - ///Le­o­nar­do Fi­lho, com Agên­ci­as

Co­me­ça­ram a tra­ba­lhar no iní­cio do mês de mar­ço os pri­mei­ros mé­di­cos do Pro­gra­ma de Va­lo­ri­za­ção do Pro­fis­si­o­nal da Aten­ção Bá­si­ca (Pro­vab). O pro­gra­ma é con­si­de­ra­do pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de uma no­va ver­são do Pro­gra­ma Mais Mé­di­cos. “Nós dei­xa­mos pa­ra o mé­di­co brasileiro fa­zer a op­ção, se ele quer o con­jun­to de re­gras es­ta­be­le­ci­das pa­ra o Mais Mé­di­cos ou se quer aces­sar os be­ne­fí­ci­os do Pro­vab”, ex­pli­ca o mi­nis­tro da Saú­de, Arthur Chi­o­ro.

Na re­gião, es­ses pro­fis­si­o­nais já co­me­ça­ram a ser dis­tri­buí­dos. Eles co­me­ça­ram a tra­ba­lhar no dia 3 de mar­ço. Ma­rin­gá, Sa­ran­di e Flo­res­ta, por exem­plo, já con­tam com es­ses mé­di­cos que atu­am nas uni­da­des bá­si­cas de saú­de. “Hou­ve uma com­pen­sa­ção no que exis­tia com o Mais Mé­di­cos. É uma for­ma de equi­li­brar e man­ter o mes­mo aten­di­men­to à po­pu­la­ção”, co­men­ta o se­cre­tá­rio de saú­de de Ma­rin­gá, Antonio Car­los Nar­di. Se­gun­do ele, Ma­rin­gá re­ce­beu no­ve mé­di­cos no Pro­vab.

Sa­ran­di re­ce­beu re­for­ço de qua­tro mé­di­cos. Dois es­tão tra­ba­lhan­do e ou­tros dois co­me­çam a tra­ba­lhar até o fim de mar­ço. “Eles vão atu­ar nos pos­tos de saú­de. Com is­so, te­re­mos 11 pro­fis­si­o­nais des­ses pro­gra­mas, além dos que já es­ta­vam aqui no mu­ni­cí­pio. Pa­ra gen­te, foi um pas­so im­por­tan­te”, ava­lia o pre­fei­to de Sa­ran­di, Car­los de Pau­la.

Be­ne­fí­cio

Ao pro­fis­si­o­nal de saú­de que faz par­te do Pro­vab, a bol­sa re­mu­ne­ra­ção é a mes­ma, em tor­no de R$ 10 mil e, ao fi­nal dos dois pro­gra­mas, os mé­di­cos são con­si­de­ra­dos es­pe­ci­a­lis­tas em saú­de da fa­mí­lia.

Os mé­di­cos que ter­mi­na­rem um ano de Pro­vab po­de­rão con­ti­nu­ar o tra­ba­lho na uni­da­de on­de cli­ni­cam, mas se­rão ab­sor­vi­dos pe­lo Mais Mé­di­cos e re­ce­be­rão os au­xí­li­os pre­vis­tos nes­se pro­gra­ma.

No­vos Pra­zos

Nes­sa eta­pa do Pro­vab, to­dos es­ses pro­fis­si­o­nais são bra­si­lei­ros. Os mé­di­cos bra­si­lei­ros for­ma­dos no ex­te­ri­or po­de­rão fa­zer as ins­cri­ções en­tre os di­as 10 e 20 de abril. En­tre os di­as 5 e 15 de maio, es­ta­rão aber­tas as ins­cri­ções pa­ra es­tran­gei­ros for­man­dos no ex­te­ri­or. Os pro­fis­si­o­nais for­ma­dos no ex­te­ri­or pas­sa­rão por uma am­bi­en­ta­ção e co­me­ça­rão a tra­ba­lhar no dia 7 de ju­lho.

De acor­do com o Mi­nis­té­rio da Saú­de, os mé­di­cos bra­si­lei­ros têm pri­o­ri­da­de. Um dos ob­je­ti­vos do pro­gra­ma é es­ti­mu­lar os mé­di­cos re­cém-for­ma­dos a tra­ba­lhar em re­giões mais ca­ren­tes do País. De­pois, se­rão cha­ma­das ins­cri­ções in­di­vi­du­ais de mé­di­cos for­ma­dos fo­ra do país e, por úl­ti­mo, os mé­di­cos cu­ba­nos da cooperação com a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.