Veí­cu­los de mão in­gle­sa es­tão na con­tra­mão da lei

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Thais Vil­la­ça e Tião Oli­vei­ra/ AE ES­TRAN­GEI­ROS.

Car­ros an­ti­gos com vo­lan­te do la­do di­rei­to es­tão ten­do os pe­di­dos de em­pla­ca­men­tos ne­ga­dos. Há pe­lo me­nos três ca­sos de clás­si­cos tra­zi­dos de paí­ses co­mo a In­gla­ter­ra que não po­dem ro­dar no Bra­sil por­que o De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to (De­na­tran) não li­be­rou a do­cu­men­ta­ção. A de­ci­são se ba­seia no Ar­ti­go 29 do Có­di­go de Trân­si­to Brasileiro, que não tra­ta di­re­ta­men­te do te­ma nem ve­ta a li­cen­ça aos “es­tran­gei­ros”, se­gun­do o pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Veí­cu­los An­ti­gos (FBVA), Roberto Su­ga.

O tex­to do in­ci­so I do re­fe­ri­do ar­ti­go de­ter­mi­na ape­nas que “a cir­cu­la­ção far-se-á pe­lo la­do di­rei­to da via, ad­mi­tin­do-se as ex­ce­ções de­vi­da­men­te si­na­li­za­das”. E só. A jus­ti­fi­ca­ti­va é no­bre - pre­ten­de aten­der que­si­tos de se­gu­ran­ça, co­mo re­du­zir a pos­si­bi­li­da­de de aci­den­tes em ma­no­bras e ul­tra­pas­sa­gens, por exem­plo. Mas não se sus­ten­ta pois tra­ta-se de uma ques­tão de in­ter­pre­ta­ção. “A Gui­a­na, por exem- plo, uti­li­za mão in­gle­sa e, co­mo tem acor­do de trá­fe­go com o Bra­sil, os car­ros de lá po­dem ro­dar por aqui. Mo­de­los bri­tâ­ni­cos tam­bém são li­be­ra­dos pa­ra tra­fe­gar nas de­mais na­ções da Eu­ro­pa”, afir­ma Su­ga.

Ele la­men­ta que mui­tos co­le­ci­o­na­do­res não po­de­rão gui­ar seus an­ti­gos quan­do fo­rem a even­tos pe­lo País. Os veí­cu­los des­se­ti­po­que­já­têm­pla­cas­bra­si­lei­ras po­dem con­ti­nu­ar ro­dan­do nor­mal­men­te.

Vi­ce-pre­si­den­te ju­rí­di­co da FBVA, o ad­vo­ga­do Fer­nan­do Antonio Mar­ques ori­en­ta os co­le­ci­o­na­do­res que ti­ve­ram o pe­di­do de li­cen­ci­a­men­to ne­ga­do a im­pe­trar um man­da­do de se­gu­ran­ça pa­ra ga­ran­tir es­se di­rei­to. Is­so de­ve ser fei­to, no má­xi­mo, até 120 di­as após a da­ta de in­de­fe­ri­men­to da do­cu­men­ta­ção pe­lo De­na­tran.

Pa­ra ten­tar de­sa­tar es­se nó, re­pre­sen­tan­tes da FBVA es­tão em­pe­nha­dos em mar­car um en­con­tro com o mi­nis­tro das Ci­da­des, Gil­ber­to Kas­sab. “Ago­ra é uma ques­tão de agen­da”, diz Su­ga. “Nos­sa ex­pec­ta­ti­va é par­ti­ci­par de uma au­di­ên­cia até o fim do mês.”

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

De­na­tran ne­ga pe­di­dos de li­cen­ci­a­men­to pa­ra car­ros an­ti­gos que pos­su­em di­re­ção à di­rei­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.