Mi­ra nas fa­mí­li­as

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Clóvis Au­gus­to Me­lo clo­vi­sau­gus­to@odi­a­rio.com

De­sign é al­go sub­je­ti­vo, além de di­nâ­mi­co. A aná­li­se das li­nhas ex­ter­nas de um veí­cu­lo é sem­pre com­pli­ca­da – há quem ame, há quem não gos­te. Quan­do a Ford re­sol­veu ado­tar uma no­va iden­ti­da­de vi­su­al em seus veí­cu­los, mui­ta gen­te se per­gun­tou o que acon­te­ce­ria. Ven­do o Ká+, di­go – e is­so é sub­je­ti­vo – que a apos­ta da mar­ca deu cer­to. O car­ro fi­cou com um quê de As­ton Mar­tin, pe­lo me­nos é o que di­zem por aí. Na mi­nha im­pres­são, o mo­de­lo se­dã do Ká fi­cou pa­re­ci­do com oFu­si­on,eis­soé­mui­to­le­gal.

A re­por­ta­gem so­li­ci­tou um Ká+ pa­ra o test dri­ve. O car­ro, ce­di­do pe­la Ford Cen­ter Ma­rin­gá, é um mo­de­lo SE Plus, com mo­tor Sig­ma 1.5l Flex de 110 ca­va­los (abas­te­ci­do com eta­nol), nu­ma be­la cor iden­ti­fi­ca­da co­mo ver­me­lho Mer­lot pe­la fá­bri­ca. Cha­ma a aten­ção a tra­sei­ra vo- lu­mo­sa, que não exis­tia no vo­ca­bu­lá­rio do Ká quan­do de seu lan­ça­men­to, em me­a­dos da dé­ca­da de 1990. Es­se é um pu­lo do ga­to da mon­ta­do­ra, que trans­for­mou o con­cei­to ori­gi­nal de um car­ro emi­nen­te­men­te ur­ba­no pa­ra um com­pac­to fa­mi­li­ar, ofe­re­cen­do 445 li­tros de es­pa­ço pa­ra ba­ga­gens. E a tra­sei­ra do se­dã con­ver­sa bem com o es­ti­lo da di­an­tei­ra, nu­ma so­lu­ção que fi­cou só­bria e char­mo­sa – co­mo acon­te­ce­noFu­si­on.

Ao vo­lan­te, o Ká+ é es­per­to e obe­di­en­te, gra­ças à as­sis­tên­cia elé­tri­ca pro­gres­si­va e ao vo­lan­te de boa pe­ga­da re­gu­lá­vel em al­tu­ra. O mo­tor res­pon­de bem às so­li­ci­ta­ções, se­ja no trân­si­to ur­ba­no ou em tre­chos ro­do­viá­ri­os. A trans­mis­são ma­nu­al de cin­co ve­lo­ci­da­des tem en­ga­tes per­fei­tos, com cur­so na me­di­da e tra­ba­lha em si­lên­cio. Frei­os ABS com EBD tra­ba­lham em con­jun­to com as ro­das de 14”, cal­ça­das emp­neus175/65.Asus­pen­são­as­si­mi­la bem as ir­re­gu­la­ri­da­des do pi­so, sem pe­na­li­zar o con­for­to ou a di­ri­gi­bi­li­da­de. Em ter­mos de con­su­mo, o Ká+ na ver­são tes­ta­da é bem fru­gal: faz 8 km/l na ci­da­de e 11,5 km/l na es­tra­da quan­do abas­te­ci­do com eta­nol (na ga­so­li­na, os nú­me­ros so­bem pa­ra 9,5 km/l e 13,6 km/l, res­pec­ti­va­men­te). No in­te­ri­or, um pa­co­te bem com­ple­ti­nho de op­ci­o­nais pa­ra os cin­co ocu­pan­tes. Ma­te­ri­ais agra­dá­veis ao to­que e ban- cos de te­ci­do em dois tons trans­mi­tem so­bri­e­da­de, já os de­ta­lhes em black pi­a­no no pai­nel e vo­lan­te tra­zem um quê de ele­gân­cia. Vá­ri­os por­ta-tre­cos aco­mo­dam ce­lu­la­res,la­tas­de­be­bi­das,car­tei­ras e o que mais a ima­gi­na­ção (e o es­pa­ço)per­mi­tir.

O pai­nel tem gra­fis­mo mo­der­no e ilu­mi­na­ção agra­dá­vel – são três mos­tra­do­res ana­ló­gi­cos (RPM, ve­lo­ci­da­de e com­bus­tí­vel) com­fun­do­pre­to,mai­sum­di­gi­tal pa­ra o com­pu­ta­dor de bor­do, no cen­tro e na par­te in­fe­ri­or. O Ká+ é ofe­re­ci­do a par­tir de R$ 40.790 (com mo­tor 1.0). O mo­de­lo tes­ta­do cus­ta R$ 46.590.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.