Có­di­go de Pro­ces­so Ci­vil é san­ci­o­na­do

O Diario do Norte do Parana - - GGEERRAALL - /// Pau­lo Vic­tor Cha­gas/Agên­ci­aB­ra­sil

A pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff san­ci­o­nou, on­tem, o no­vo Có­di­go de Pro­ces­so Ci­vil. Se­gun­do ela, o tex­to foi ela­bo­ra­do sob o prin­cí­pio da bus­ca pe­lo con­sen­so co­mo a for­ma ide­al de so­lu­ção de con­fli­tos. “In­cen­ti­va-se a re­du­ção do for­ma­lis­mo ju­rí­di­co sem­pre que a ser­vi­ço da bus­ca­pe­lo­con­sen­so.De­mo­cra­ti­za ain­da mais o aces­so à Jus­ti­ça ao am­pli­ar e fa­ci­li­tar a gra­tui­da­de ou o par­ce­la­men­to das des­pe­sas ju­di­ci­ais”, des­ta­cou.

Ela res­sal­tou so­lu­ções que tra­zem agi­li­da­de e usam ju­ris­pru­dên­cia de ou­tras de­ci­sões pa­ra re­du­zir a de­mo­ra nos pro­ces­sos e“au­men­ta­ra­con­fi­an­ça­dos­bra­si­lei­ros no Po­der Ju­di­ciá­rio”.

Dil­ma não de­ta­lhou se hou­ve al­gum ve­to ao tex­to apro­va­do por­se­na­do­re­se­de­pu­ta­dos.

O Có­di­go de Pro­ces­so Ci­vil re­gu­la a tra­mi­ta­ção das ações ju­di­ci­ais, os pra­zos, atos e pro­ce­di­men­tos re­fe­ren­tes a es­sas me­di­das. A re­for­ma do tex­to tem o ob­je­ti­vo de sim­pli­fi­car pro­ces­sos e ace­le­rar de­ci­sões da Jus­ti­ça, in­clu­si­ve, eli­mi­nan­do par­te dos re­cur­sos ho­je per­mi­ti­dos. En­tre os mais de mil ar­ti­gos do có­di­go, es­tá o que pre­vê uma fa­se pré­via de con­ci­li­a­ção e me­di­a­ção en­tre as par­tes, por meio de cen­tros de so­lu­ção de con­fli­tos, pa­ra ten­tar evi­tar a so­lu­ção de pro­ble­mas por via ju­di­ci­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.