Ca­lou­ro Fo­lia de­mo­crá­ti­ca

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Wi­la­me Pra­do wi­la­me@odi­a­rio.com

Mi­ca­re­ta de­ve reu­nir 15 mil fo­liões no pró­xi­mo sá­ba­do, a par­tir das 15h, no Par­que de Ex­po­si­ções Fes­ta ofe­re­ce ser­ta­ne­jo, funk e, cla­ro, axé mu­sic; ban­da Chi­cle­te com Ba­na­na é a prin­ci­pal atra­ção

A Ca­lou­ro Fo­lia - a mai­or mi­ca­re­ta do sul do País, se­gun­do os or­ga­ni­za­do­res - é o mais agi­ta­do (o úni­co?) Car­na­val fo­ra de épo­ca em Ma­rin­gá. A edi­ção des­te ano, mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo sá­ba­do, no Par­que de Ex­po­si­ções Francisco Feio Ri­bei­ro, en­tre 15h e 22h, re­ce­be­rá uma mes­cla­de­es­ti­los­so­no­ros­co­mob­je­ti­vo de agra­dar to­dos os 15 mil fo­liões­que­são­a­guar­da­dos.

Em ci­ma dos dois tri­os elé­tri­cos que se en­con­tra­rão no cha­ma­do­cor­re­dor­da­a­le­gria,oser­ta­ne­jo uni­ver­si­tá­rio fi­ca­rá a car­go da­du­plaB­ru­ni­nho&Da­vi,ofunk se­rá res­pon­sa­bi­li­da­de Mr. Buiu e o axé mu­sic (es­pe­ci­a­li­da­de das mi­ca­re­tas ex­por­ta­das do Car­na­val da Bahia) se­rá ta­re­fa da ban­da A Zor­ra e da co­nhe­ci­da Chi­cle­te com Ba­na­na, que co­me­mo­ra um ano de no­va for­ma­ção com a mu­dan­ça de vo­ca­lis­ta: saiu Bell Mar­que­se­en­trouRa­faCha­ves.

Por te­le­fo­ne, o te­cla­dis­ta e lí­der do Chi­cle­te com Ba­na­na Wa­di­nho Mar­ques co­men­tou a saí­da do seu ir­mão e a en­tra­da do no­vo vo­ca­lis­ta, que, se­gun­do ele, não che­gou co­mo subs­ti­tu­to. “O Ra­fa, que veio da ban­da Via Cir­cu­lar, en­ten­deu o es­pí­ri­to ‘chi­cle­tei­ro’ e che­gou pa­ra so­mar. Aqui no Chi­cle­te com Ba­na­na, ao con­trá­rio de mui­tas ban­das, o can­tor não fa­la mais al­to, so­mos to­dos iguais , se­gui­mos a fi­lo­so­fia da união”, diz o mú­si­co, que ne­ga es­tar bri­ga­do com o ir­mão. “Ele (Bell Mar­ques) se­guiu o seu ca­mi­nho e es­tá fa­zen­do is­so mui­to bem,com­mui­to­su­ces­so.Enós­se­gui­mos o nos­so. Ain­da so­mos só­ci­os em vá­ri­os ne­gó­ci­os, con­ti­nu­a­mos con­ver­san­do sem­pre por te­le­fo­ne.”

Pa­ra Ma­rin­gá, Wa­di­nho pro­me­te um show com no­vi­da­des. Den­tro de 30 di­as, o Chi­cle­te com Ba­na­na fi­nal­men­te lan­ça­rá um no­vo ál­bum, após um hi­a­to de três anos - “Chi­cle­te É Me­ga”, o úl­ti­mo tra­ba­lho, de 2012, ain­da con­ta com a par­ti­ci­pa­ção do an­ti­go­vo­ca­lis­ta.

“Lan­ça­re­mos um no­vo CD, ago­ra con­tan­do com a par­ti­ci­pa­ção do Ra­fa Chaves. Es­ta­mos em ne­go­ci­a­ção com a Uni­ver­sal e com a Sony. Ain­da não de­fi­ni­mos o no­me. Se­ria ‘Vi­da que Se­gue’ por con­ta das mu­dan­ças na ban­da, mas já su­pe­ra­mos tu­do is­so, por is­so es­ta­mos pen­san­do em ou­tro no­me. Em Ma­rin­gá, pos­so adi­an­tar que to­ca­re­mos pe­lo me­nos três iné­di­tas”, in­for­mou o te­cla­dis­ta. Ain­da de acor­do com ele, o no­vo dis­co do Chi­cle­te com Ba­na­na te­rá três re­gra­va­ções de su­ces­sos do pas­sa­do: “Que For­ça é Es­sa”, “Flor da Ma­nhã”e“Qu­emÉVo­cê”.

Axé­ma­du­ro

Wa­di­nho - na es­tra­da há 33 anos com o Chi­cle­te com Ba­na­na - te­ve a opor­tu­ni­da­de de ver o sur­gi­men­to, a as­cen­são e a que­da da axé mu­sic no País. Mas, pa­ra ele, que re­co­nhe­ce a pre­fe­rên­cia que ho­je mui­tos têm pe­lo cha­ma­do ser­ta­ne­jo uni­ver­si­tá­rio, o axé saiu da mo­da pa­ra en­trar nu­ma fa­se de ama­du­re­ci­men­to, pro­ces­so que, se­gun­do o mú­si­co, fa­tal­men­te se­rá vi­ven­ci­a­do pe­los ser­ta­ne­jos.

“O axé saiu de mo­da e evo­luiu mu­si­cal­men­te,co­mo­to­do­sos­rit­mos. Não ve­jo uma de­ca­dên­cia nis­so. O rock do El­vis é di­fe­ren­te do­rock­queé­fei­toho­je.Oser­ta­ne­jo saiu do in­te­ri­or, e gen­te co­mo o Chi­tão­zi­nho e Xo­ro­ró e o Mi­li­o­ná­rio e Jo­sé Ri­co so­freu com os pre­con­cei­tos. O ser­ta­ne­jo ad­qui­riu o es­pa­ço, es­tá na mo­da e den­tro em bre­ve vai ver o oba oba fi­na­li­za­do pa­ra ou­tro mo­dis­mo apa­re­cer.”

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

NO­VI­DA­DES. Chi­cle­te com Ba­na­na, uma das pre­cur­so­ras do axé: na Ca­lou­ro Fo­lia, o te­cla­dis­ta Wan­di­nho pro­me­te iné­di­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.