Pro­ble­ma mai­or no Pa­ra­ná

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM -

O eco­no­mis­ta da Fi­ep, Roberto Zur­cher, con­si­de­ra pre­o­cu­pan­te o im­pac­to do au­men­to doim­pos­to­e­a­va­li­a­que­a­me­di­da po­de pre­ju­di­car pe­que­nos mu­ni­cí­pi­os do Es­ta­do, on­de a in­dús­tria do ves­tuá­rio em­pre­ga­bo­a­par­te­da­po­pu­la­ção.

1 Quais os efei­tos que es­ta me­di­da do go­ver­no, de au­men­tar em 150% o im­pos­to so­bre o fa­tu­ra­men­to, na in­dús­tri­a­do Pa­ra­ná?

— Vol­ta ao que era an­tes da de­so­ne­ra­ção da folha. Vai ele­var o cus­to das em­pre­sas in­ten­si­vas em mão-de-obra, prin­ci­pal­men­te o ves­tuá­rio. Na mé­dia, com o au­men­to, ain­da vai exis­tir uma pe­que­na van­ta­gem em re­la­ção à con­tri­bui­ção so­bre a folha. Mas o ves­tuá­rio é um se­tor in­ten­sa­men­te ex­pos­to a eco­no­mi­as que não são de mer­ca­do, co­mo os paí­ses asiá­ti­cos. Lá, eles têm uma es­tru­tu­ra de cus­tos mui­to di­fe­ren­te das nos­sas em­pre­sa. O mai­or pro­ble­ma pa­ra o se­tor vai ser con­ti­nu­ar a ser­com­pe­ti­ti­vo.Ocâm­bi­o­a­ju­dou um pou­co, mas não é su­fi­ci­en­te pa­ra que o se­tor se­ja com­pe­ti­ti­vo em re­la­ção aos paí­ses asiá­ti­cos. No Pa­ra­ná, o pro­ble­ma mai­or. O ves­tuá­rio é o se­gun­do se­tor que mais em­pre­ga den­tro da in­dús­tria da trans­for­ma­ção. Além dis­so, exis­te um nú­me­ro sig­ni­fi­ca­ti- vo de mu­ni­cí­pi­os no Es­ta­do em que a mai­or ren­da ad­vém do se­tor do ves­tuá­rio.

2 Po­de­mos afir­mar que é uma­me­di­da­al­ta­men­te­pre­o­cu­pan­te?

— Sim. A eco­no­mia es­tá pa­ra­da. As em­pre­sas es­tão com pres­sões de cus­tos, de im­pos­tos, de ener­gia... As pes­so­as es­tão ten­do a ren­da cor­roí­da pe­la in­fla­ção e tam­bém por au­men­to de cus­tos e es­tão com me­nos di­nhei­ro pa­ra as com­pras. E ain­da tem a con­cor­rên­cia do ex­te­ri­or.

3 O se­nhor acre­di­ta que mais al­gum se­tor da eco­no­mia pa­ra­na­en­se so­fre­ria im­pac­to­mais­for­te?

—Um­se­tor­mui­to­se­me­lhan­teé ode­ar­te­fa­to­de­cou­ros,que­tam­bém­so­fre­da­mes­ma­for­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.