CPI de­ci­de blin­dar par­la­men­ta­res e tem au­to­ri­za­ção pa­ra ou­vir Du­que

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do re­da­cao@odi­a­rio.com Li­be­ra­do

Po­lí­ti­cos su­pos­ta­men­te en­vol­vi­dos no es­cân­da­lo da es­ta­tal não se­rão con­vo­ca­dos a de­por Ama­nhã, ex-di­re­tor de Ser­vi­ços da com­pa­nhia res­pon­de­rá a per­gun­tas dos de­pu­ta­dos

Par­ti­dos que in­te­gram a Co­mis­são Par­la­men­tar de Inqué­ri­to (CPI) cri­a­da na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos pa­ra in­ves­ti­gar o es­que­ma de cor­rup­ção na Petrobras fi­ze­ram acor­do pa­ra não con­vo­car os po­lí­ti­cos su­pos­ta­men­te en­vol­vi­dos no ca­so. Aque­les que qui­se­rem se ma­ni­fes­tar po­de­rão ir, vo­lun­ta­ri­a­men­te, ao co­le­gi­a­do, em uma con­di­ção mais con­for­tá­vel, por­que não fa­la­rão sob ju­ra­men­to. A manobra, além de ga­ran­tir a blin­da­gem dos qua­dros na CPI, tem por ob­je­ti­vo dei­xar pa­ra o Con­se­lho de Éti­ca o ônus de pu­nir par­la­men­ta­res.

O pri­mei­ro in­ves­ti­ga­do a com­pa­re­cer vo­lun­ta­ri­a­men­te à CPI foi o pre­si­den­te da Ca­sa, Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ). Du­ran­te qua­tro ho­ras e meia, ele foi al­vo de pouquís­si­mos ques­ti­o­na­men­tos, mas re­ce­beu uma sé­rie de elo­gi­os e de­cla­ra­ções de apoio por par­te de par­ti­dos go­ver­nis­tas e opo­si­ci­o­nis­tas. Pa­ra evi­tar lon­gas ses­sões de de­sa­gra­vos, o pre­si­den­te da co­mis­são, Hu­go Mot­ta (PMDB-PB), de­ve de­li­mi­tar o tem­po pa­ra de­poi­men­tos­vo­lun­tá­ri­os.

PSOL e PPS apre­sen­ta­ram re­que­ri­men­tos pa­ra con­vo­car to­dos os par­la­men­ta­res ci­ta­dos pe­la Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca na lis­ta en­tre­gue ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral. São 22 de­pu­ta­dos e 12 se­na­do­res com man­da­to.

Mot­ta diz que to­dos os re­que- ri­men­tos­se­rão­co­lo­ca­do­sem­vo­ta­ção. Mas, co­mo há o acor­do, a ten­dên­cia é que as con­vo­ca­ções de po­lí­ti­cos se­jam re­jei­ta­das pe­los mem­bros da CPI. “Eu ima­gi­no que não ha­ve­rá con­vo­ca­ção, que a Co­mis­são pri­o­ri­za­rá a Petrobras e que a Cor­re­ge­do­ria vai apu­rar a con­du­ta dos de­pu­ta­dos”, diz Le­o­nar­do Pic­ci­a­ni (RJ),lí­der­doPMDB.

Pa­ra evi­tar que o nú­cleo po­lí­ti­co dos su­pos­tos en­vol­vi­dos na La­va Ja­to se­ja pou­pa­do, o PSDB en­co­men­dou es­tu­do “téc­ni­co e po­lí­ti­co” so­bre os ca­sos de ca­da par­la­men­tar que con­ta da lis­ta. Ai­dei­aéa­pre­sen­ta­raCor­re­ge­do­ria e ao Con­se­lho de Éti­ca uma re­la­ção­de­par­la­men­ta­res­que­te­nham os ca­sos mais po­ten­ci­al­men­te gra­ves. O prin­ci­pal al­vo de­ve­se­roPP,que­te­mo­mai­or­nú­me­ro de po­lí­ti­cos na lis­ta. O juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro au­to­ri­zou que o ex-di­re­tor de Ser­vi­ços da Petrobras, Re­na­to Du­que, se­ja le­va­do à ca­pi­tal fe­de­ral pa­ra pres­tar de­poi­men­to à CPI. Co­mo a Câ­ma­ra não per­mi­te que pes- so­as pre­sas pres­tem de­poi­men­tos na Ca­sa, ele se­rá ou­vi­do, ama­nhã, na Su­pe­rin­ten­dên­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral. Du­que vol­tou a ser pre­so nes­ta se­gun­da-fei­ra, na dé­ci­ma­fa­se­daLa­vaJa­to.

Em reu­nião ad­mi­nis­tra­ti­va re­a­li­za­da, on­tem, o co­man­do da CPI es­ta­be­le­ceu um cro­no­gra­ma de no­vas con­vo­ca­ções. Nos pró­xi­mos di­as, se­rão ou­vi­dos o re­pre­sen­tan­te da SBM Offsho­re, no Bra­sil, Ju­lio Fa­er­man (pró­xi­mo dia 26); o ex-ge­ren­te-ge­ral da Re­fi­na­ria Abreu e Li­ma, Glau­co Le­gat­ti (dia 31); e o no­vo di­re­tor de Gás e Ener­gia da com­pa­nhia, Hu­goRep­sold(se­te­de­a­bril).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.