ONG au­xi­lia jor­nais es­co­la­res

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Naya­ra Spes­sa­to

Por­tal do Comunicação e Cul­tu­ra ofe­re­ce ma­te­ri­ais de apoio e im­pres­são a pre­ço de cus­to pa­ra es­co­las de to­do o Paísl

ça, de seus in­te­res­ses e in­qui­e­ta­ções, um pon­to de par­ti­da pa­ra o do­mí­nio da es­cri­ta. Is­to, além do to­do, traz um tre­men­do be­ne­fí­cio, pois a es­co­la pas­sa a ser iden­ti­fi­ca­da pe­los alu­nos co­mo um lu­gar on­de são res­pei­ta­dos co­mo­su­jei­tos­pen­san­tes.

Ojor­na­les­co­lar­po­de­ser uma­al­ter­na­ti­va­pa­raa in­dis­pen­sá­vel­li­ga­çãoEs­co­laPais?

Não di­ria uma al­ter­na­ti­va, no sen­ti­do de ser ex­clu­den­te de ou­tras pos­si­bi­li­da­des, mas cer­ta­men­te é uma gran­de con­tri­bui­ção. Is­to tem de ser ex­pli­ca­do, o que in­te­res­sa não são as in­for­ma­ções ins­ti­tu­ci­o­nais – pa­ra is­so bas­ta a di­re­ção es­cre­ver um pe­que­no in­for­ma­ti­vo – mas o que o jor­nal mos­tra, atra­vés das pro­du­ções dos alu­nos, co­mo re­sul­ta­do do es­pí­ri­to pe- da­gó­gi­co da es­co­la e de seus va­lo­res. Nes­se sen­ti­do, o jor­nal é uma es­pé­cie de “re­la­tó­rio vi­vo” da es­co­la. Cla­ro que os pais dos alu­nos que ti­ve­ram tex­tos es­co­lhi­dos­sen­te­mu­ma­gran­de­sa­tis­fa­ção, mas o al­can­ce da comunicação es­ta­be­le­ci­da pe­lo jor­nal co­mos­pai­sé­bem­mai­or.

Apar­tir­des­ta­se­ma­na, cen­te­nas­de­pro­fes­so­res par­ti­ci­pan­tes­doP­ro­gra­ma Edu­ca­ci­o­nalODiá­ri­o­na Es­co­la­pas­sa­rão­a­re­ce­ber exem­pla­res­de­jor­nais­pa­rao tra­ba­lho­de­e­du­co­mu­ni­ca­ção em­sa­la­de­au­la.Que men­sa­ge­mo­se­nhor­dei­xa­ria pa­ra­e­les?

Eu di­ria pa­ra es­sas pro­fes­so­ras que a comunicação é a di­men­são mais im­por­tan­te da cul­tu­ra con­tem­po­râ­nea,eque­a­pe­da­go­gia não po­de ig­no­rar es­se fa­to. Pa­ra mim uma es­co­la que não fa­la da comunicação é co­mo se não fa­las­se do meio am­bi­en­te ou da saú­de, por exem­plo. A in­fluên­cia dos mei­os de comunicação na vi­da de ca­da um de nós é mui­to gran­de, se­ja atra­vés dos con­teú­dos edi­to­rais ou da publicidade.Pre­ci­sa­mo­sa­pren­der a na­ve­gar e ser pro­ta­go­nis­tas­des­se­mun­do.

—FO­TO: ARQUIVO COMUNICAÇÃO E CUL­TU­RA.

RE­SUL­TA­DO.

Alu­nos e pro­fes­so­ra con­fe­rem os exem­pla­res dos jor­nais es­co­la­res que pro­du­zi­ram

com o apoio da ONG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.