O Diario do Norte do Parana - - CULTURA -

O jor­nal es­co­lar, prá­ti­ca in­cen­ti­va­da pe­lo Diá­rio na Es­co­la e já in­se­ri­da na ro­ti­na de mui­tas ins­ti­tui­ções de en­si­no, faz par­te da edu­ca­ção desde 1920, im­pul­si­o­na­da pe­lo edu­ca­dor fran­cês Ce­les­tin Frei­net. Por acre­di­tar nos be­ne­fí­ci­os ao es­ti­mu­lar a pro­du­ção des­se ti­po de in­for­ma­ti­vo por alu­nos, a Or­ga­ni­za­ção Não Go­ver­na­men­tal (ONG) Comunicação e Cul­tu­ra cri­ou o “Por­tal do Jor­nal Es­co­lar” que tem a mis­são de con­tri­buir pa­ra a dis­se­mi­na­ção de jor­nais es­co­la­res e a qua­li­fi­ca­ção do seu uso, co­mo ins­tru­men­to­deu­ma­pro­pos­ta­pe­da­gó­gi­ca que per­mi­te à es­co­la as­su­mir as mu­dan­ças pro­du­zi­das pe­lo de­sen­vol­vi­men­to da comunicação. Na co­lu­na do Diá­rio na Es­co­la de ho­je vo­cê con­fe­re uma en­tre­vis­ta com o co­or­de­na­dor ge­ral­daONG,Da­ni­elRa­vi­o­lo.

ODIÁRIONAESCOLA: So­ció­lo­go­por­for­ma­ção, em­que­mo­men­to­da­sua car­rei­ra­sur­giu­o­es­tí­mu­lo pa­ra­o­au­xí­li­o­no­tra­ba­lho da­pro­du­ção­de­jor­nais es­co­la­res?

DA­NI­EL: Fun­da­mos o Comunicação e Cul­tu­ra em 1988 pa­ra tra­ba­lhar­com­jor­nais­co­mu­ni­tá­ri­os em For­ta­le­za. Es­se pro­je­to deu mui­to cer­to, e com a cir­cu­la­ção des­ses jor­nais, es­tu­dan­tes e pro­fes­so­res co­me­ça­ram a en­trar em con­ta­to co­nos­co, so­li­ci­tan­do apoio. A par­tir de 2002 co­me­ça­mos a apoi­ar uma es­co­la, den­tro de um pro­je­to co­mu­ni­tá­rio, e em 2005 en­tra­mos de cheio em­to­da­aá­re­a­es­co­lar.

Con­te­a­os­nos­sos­lei­to­res al­guns­dos­re­sul­ta­dos­que vo­cê­jáa­com­pa­nhou após Ose­nho­ra­cre­di­ta­queo de­sen­vol­vi­men­to­de­tex­tos pa­raum­jor­nal­dáao alu­no­o­por­tu­ni­da­deu­ti­li­zar ali­ber­da­de­de­ex­pres­são, po­den­do,as­sim,cri­an­ça­se ado­les­cen­te­sex­te­ri­o­ri­za­rem ne­ces­si­da­des,sen­ti­men­to­se ten­dên­ci­as?

Sem­pre di­go que a me­lhor ma­nei­ra de “ma­tar” um jor­nal es­co­lar é fa­zer com que se­ja o mais pa­re­ci­do pos­sí­vel com um exer­cí­cio es­co­lar, obri­gan­do os es­tu­dan­tes a es­cre­ve­rem so­bre os te­mas que os pro­fes­so­res es­co­lhem. Ao con­trá­rio, sua per­gun­ta su­ge­re a abor­da­gem cor­re­ta: fa­zer da ex­pres­são da cri­an-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.