Pre­si­den­te Dil­ma anun­cia pa­co­te an­ti­cor­rup­ção

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM - Agên­cia Es­ta­do re­da­cao@odi­a­rio.com

Pro­pos­tas pa­ra com­ba­ter des­vi­os e pu­nir cor­rup­tos são apre­sen­ta­das em Bra­sí­lia Ela diz ter com­pro­mis­so con­tra a im­pu­ni­da­de e que as me­di­das são co­e­ren­tes com a vi­da de­la

A pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff afir­mou que o go­ver­no de­la tem “com­pro­mis­so de en­fren­tar a im­pu­ni­da­de”, “não tran­si­ge com a cor­rup­ção” e, no com­ba­te aos des­vi­os, es­tá “ex­pur­gan­do ma­les” que o País car­re­ga “há sé­cu­los”.

As me­di­das de com­ba­te à cor­rup­ção anun­ci­a­das, on­tem, eram uma das pro­mes­sas de cam­pa­nha da pe­tis­ta. O ato foi or­ga­ni­za­do pe­lo Pla­nal­to co­mo uma for­ma de Dil­ma - que en­fren­ta al­ta re­jei­ção - ten­tar sair das cor­das. A ava­li­a­ção do go­ver­no é que a mai­or par­te das pes­so­as que fo­ram às ru­as no do­min­go pas­sa­do ti­nha co­mo mo­ti­va­ção a in­dig­na­ção com o es­cân­da­lo de cor­rup­ção re­ve­la­dos na Petrobras.

Dil­ma ale­gou que as me­di­das anun­ci­a­das ago­ra “for­ta­le­cem a lu­ta con­tra a im­pu­ni­da­de” e con­tra a cor­rup­ção. “Nós va­mos en­fren­tar es­sa ques­tão de for­ma bem aber­ta”, dis­se. “Abri­mos um pro­ces­so e as dis­cus­sões le­va­rão o País a mar­char no en­fren­ta­men­to à cor­rup­ção”. “Eu sei, te­nho con­vic­ção, de que é pre­ci­so in­ves­ti­gar os cor­rup­tos e os cor­rup­to­res de for­ma rá­pi­da, e pro­te­ger tam­bém os ino­cen­tes, ga­ran­tin- do sem­pre o di­re­to ao con­tra­di­tó­rio e à am­pla de­fe­sa”, com­ple­men­tou.

Se­gun­do ela, es­se en­fren­ta­men­to de­ve ser vis­to co­mo uma po­lí­ti­ca de Es­ta­do, “sis­te­má­ti­ca, im­pla­cá­vel e cons­tan­te”. “Va­mos e te­mos de for­ta­le­cer ins­ti­tui­ções pú­bli­cas. Ins­ti­tui­ções for­tes ga­ran­tem vir­tu­o­si­da­de nas prá­ti­cas po­lí­ti­cas, ad­mi­nis­tra­ti­vas e le­gais”, ar­gu­men­tou a pe­tis­ta.

Pa­co­te

Den­tre as me­di­das lan­ça­das, há um pro­je­to que cri­mi­na­li­za a prá­ti­ca do cai­xa 2 - acú­mu­lo de re­cur­sos não de­cla­ra­dos em cam­pa­nha ele­ti­ral . “No Bra­sil, não há até ho­je uma lei que as­se­gu­ras­se que la­va­gem de di­nhei­ro e cai­xa 2 elei­to­ral fos­sem cri­me”, dis­se Dil­ma.

Tam­bém cons­ta do rol de pro­pos­tas a cri­mi­na­li­za­ção do en­ri­que­ci­men­to ilí­ci­to, além da ela­bo­ra­ção de pro­je­to de lei de fi­cha lim­pa vá­li­do pa­ra os car­gos de con­fi­an­ça no âm­bi­to do Po­der Exe­cu­ti­vo. O pa­co­te an­ti­cor­rup­ção tam­bém in­clui a apre­sen­ta­ção­de­pro­pos­ta­de­e­men­da­cons­ti­tu­ci­o­nal que per­mi­ta o con­fis­co de bens oriun­dos de ati­vi­da­de cri­mi­no­sa, im­pro­bi­da­de e en­ri­que­ci­men­to ilí­ci­to e a edi­ção de um de­cre­to que re­gu­la­men­ta a lei an­ti­cor­rup­ção.

“[A lei] não vi­sa ape­nas a re­pre- en­são de des­vi­os, mas in­cen­ti­va o se­tor pri­va­do a ado­tar me­di­das de trans­pa­rên­cia, in­te­gri­da­de e pre­ven­ção”, afir­mou a pre­si­den­te, que apre­sen­tou a lei “lei da em­pre­sa lim­pa”.

Re­per­cus­são

O lí­der do De­mo­cra­tas (DEM), no Se­na­do, Ro­nal­do Cai­a­do (GO), afir­mou que o pa­co­te an­ti­cor­rup­ção “não res­pon­de ao cla­mor das ru­as e nem re­ti­ra as sus­pei­tas que pai­ram so­bre a pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca em re­la­ção às ir­re­gu­la­ri­da­des na Petrobras”. Ele in­sis­te que o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de­ve in­ves­ti­gar Dil­ma Rous­seff pa­ra ve­ri­fi­car se ela tem ou não al­gum ti­po de im­pli­ca­ção com o ca­so que vem sen­do apu­ra­do pe­la Ope­ra­ção La­va Ja­to.

Já o lí­der do Par­ti­do do Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Brasileiro (PMDB), Eu­ní­cio Oli­vei­ra (CE), afir­mou que par­te do pa­co­te já foi apro­va­do pe­lo Se­na­do, a exem­plo da exi­gên­cia de cer­ti­fi­ca­do de fi­cha lim­pa pa­ra to­dos os ser vi­do­res pú­bli­cos, de to­dos os po­de­res, e de to­das as es­fe­ras da ad­mi­nis­tra­ção. Pa­ra ele, a gran­de no­vi­da­de é a pro­pos­ta de emen­da cons­ti­tu­ci­o­nal que mu­da o di­rei­to de pro­pri­e­da­de nos ca­sos on­de o bem foi ad­qui­ri­do com di­nhei­ro de cor­rup­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.