Per­da de água vai ter di­ag­nós­ti­co na re­gião

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

No no­ro­es­te do Pa­ra­ná, 14 pre­fei­tu­ras vão con­tra­tar em­pre­sa es­pe­ci­a­li­za­da 40% da água tra­ta­da é des­per­di­ça­da an­tes de che­gar aos con­su­mi­do­res

Cer­ca de 40% de to­da a água tra­ta­da é per­di­da an­tes de che­gar às ca­sas e em­pre­sas nos mu­ni­cí­pi­os da re­gião de Ma­rin­gá abas­te­ci­dos por ser­vi­ços autô­no­mos em con­sequên­cia de re­des en­ve­lhe­ci­das, va­za­men­tos e li­ga­ções clan­des­ti­nas Ou­tra por­cen­ta­gem con­si­de­rá­vel de des­per­dí­ci­oé­nos­lo­cais­de­con­su­mo.

Pa­ra re­du­zir o prejuízo, 14 mu­ni­cí­pi­os do no­ro­es­te do Es­ta­do vão con­tra­tar uma em­pre­sa es­pe­ci­a­li­za­da pa­ra re­a­li­zar um di­ag­nós­ti­co de seus sis­te­mas de abas­te­ci­men­to e, com ba­se no le­van­ta­men­to, de­sen­vol­ve­rão pro­je­tos pa­ra com­ba­ter as per­das. A Fun­da­ção Na­ci­o­nal de Saú­de (Fu­na­sa) li­be­rou R$ 300 mil pa­ra a re­a­li­za­ção do di­ag­nós­ti­co.

A de­ci­são de com­ba­ter as per­das foi to­ma­da pe­lo Con­sór­cio In­ter­mu­ni­ci­pal de Sa­ne­a­men­to do Pa­ra­ná (Cis­par), com se­de em Ma­rin­gá. “Des­per­dí­cio na re­de sig­ni­fi­ca per­da mui­to gran- de de re­cur­sos fi­nan­cei­ros que po­de­ri­am vol­tar pa­ra o sis­te­ma pa­ra ser em­pre­ga­do na me­lho­ria da qua­li­da­de dos ser­vi­ços, am­pli­a­ção da re­de e le­var água e es­go­to a um nú­me­ro mai­or de fa­mí­li­as”, diz o pre­si­den­te do Cis­par, Pau­lo Al­ves (PSDB), pre­fei­to de Ma­ri­luz.

De acor­do com Al­ves, os pro­ble­mas no abas­te­ci­men­to em ou­tras re­giões, prin­ci­pal­men­te em São Pau­lo, ser­vem co­mo aler­ta pa­ra que to­das as ci­da­des ado­tem desde já me­di­das pa­ra evi­tar per­da de água. Is­to, se­gun­do ele, co­me­ça com um es­tu­do téc­ni­co pa­ra des­co­brir quais são os pon­tos crí­ti­cos do abas­te­ci­men­to.

Ener­gia

Ma­ri­al­va, que há 4 anos trans­for­mou seu De­par­ta­men­to de Águas e Es­go­to em au­tar­quia, tam­bém fa­rá um le­van­ta­men­to pa­ra de­tec­tar os pon­tos crí­ti­cos no abas­te­ci­men­to, mas se­gun­do o pre­si­den­te da au­tar­quia, Ade­mir de Sou­za, há tem­pos foi ini­ci­a­do um tra­ba­lho nes­te sen­ti­do. “Es­ta­mos con­se­guin­do di­mi­nuir as per­das com­ba­ten­do os va­za­men­tos na re­de, mas sa­be­mos que elas têm vá­ri­as ou­tras cau­sas, co­mo re­ser­va­tó­ri­os in­com­pa­tí­vei­sa­o­vo­lu­me­deu­so,li­ga­ções clan­des­ti­nas, po­ços com pro­ble­mas”, diz.

Além das per­das na re­de, o ob­je­ti­vo do Cis­mar é tam­bém evi­tar per­das no con­su­mo de ener­gia, si­tu­a­ção que Ma­ri­al­va co­nhe­ce bem. “Bom­bas ul­tra­pas­sa­das de­vem ser subs­ti­tuí­das por ou­tras mais mo­der­nas que con­su­mem me­nos ener­gia, to­dos os equi­pa­men­tos de­vem ter bo­as con­di­ções de fun­ci­o­na­men­to pa­ra que o con­su­mo não se­ja a mais do que o ne­ces­sá­rio”, ex­pli­ca Al­ves.

Ou­tra pre­o­cu­pa­ção dos pre­fei­tos e di­re­to­res dos ser­vi­ços autô­no­mos é com as per­das nas uni­da­des de con­su­mo, prin­ci­pal­men­te o des­per­dí­cio. Cam­pa­nhas de cons­ci­en­ti­za­ção de­ve­rão ser re­a­li­za­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.