TCU vai ava­li­ar atos de con­se­lhos da es­ta­tal

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA GERAL -

O Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU) de­ci­diu, on­tem, que vai ana­li­sar se os con­se­lhos de Ad­mi­nis­tra­ção e Fis­cal da Petrobras ti­ve­ram par­ti­ci­pa­ção em fa­lhas co­me­ti­das na ges­tão da pe­tro­lei­ra. Os mi­nis­tros apro­va­ram a de­ter­mi­na­ção em ple­ná­rio, o que sig­ni­fi­ca que a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff po­de­rá ser cor­res­pon­sa­bi­li­za­da e pu­ni­da por even­tu­ais de­ci­sões to­ma­das quan­do pre­si­diu o Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da es­ta­tal de 2003a2010. No co­man­do do co­le­gi­a­do, a pre­si­den­te apro­vou a com­pra da re­fi­na­ria de Pa­sa­de­na, nos Te­xas (EUA), que pro­vo­cou prejuízo de US$ 792 mi­lhões aos co­fres pú­bli­cos, en­tre ou­tras de­ci­sões que, ago­ra, se­rão ana­li­sa­das. A pu­ni­ção vai desde in­dis­po­ni­bi­li­da­de de bens a pa­ga­men­to­de­mul­tas. O ple­ná­rio da Cor­te aca­tou su­ges­tão do mi­nis­tro subs­ti­tu­to André Luís de Car­va­lho pa­ra que nos pro­ces­sos em dis­cus­são no Tri­bu­nal que tra­tem de fa­lhas de ges­tão tam­bém se­jam ana­li­sa­dos “se os con­se­lhos pra­ti­ca­ram atos de ges­tão rui­no­sa ou dei­xa­ram de atu­ar com o ne­ces­sá­rio de­ver de cui­da­do; ex­pon­do, por­tan­to, to­dos os atos, fa­tos e pro­ce­di­men­tos, efe­ti­va­men­teà­luz­do­sol.” A de­ter­mi­na­ção dos mi­nis­tros é de que “em ca­da pro­ces­so ine­ren­te a fa­lhas na ges­tão da Petrobras que a área téc­ni­ca se ma­ni­fes­te con­clu­si­va­men­te so­bre a res­pon­sa­bi­li­da­de” dos dois co­le­gi­a­dos. Atu­al­men­te, 40 pro­ces­sos en­vol­ven­do a es­ta­tal es­tão em aná­li­se na área téc­ni­ca. Des­ses, dez têm co­ne­xão com a com­pra de Pa­sa­de­na e 15 com a Ope­ra­ção La­va Ja­to, que des­ven­dou es­que­ma de cor­rup­ção na pe­tro­lei­ra. Os téc­ni­cos vão ve­ri­fi­car a par­tir da no­va de­ter­mi­na­ção se es­ses ca­sos fo­ram ana­li­sa­dos pe­los con­se­lhos fis­cal e de ad­mi­nis­tra­ção. ///AE

Ele­a­fir­mou­que­par­la­men­tar da­ba­se­do­go­ver­no­que­vo­ta con­tra­o­ri­en­ta­ção­doP­la­nal­to de­ve­ria“lar­ga­ro­os­so”.

De­pois do ba­te-bo­ca na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Cid Gomes es­te­ve com a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff, no Pa­lá­cio do Pla­nal­to, on­de pe­diu de­mis­são do car­go de mi­nis­tro da Edu­ca­ção. “A con­jun­tu­ra po­lí­ti­ca me im­pe­de de con­ti­nu­ar. A for­ma co­mo co­lo­quei as coi­sas, é ób­vio que cria di­fi­cul­da­de­pa­ra­o­go­ver­no”,dis­se.

Ele in­for­mou ter re­la­ta­do à pre­si­den­te que la­men­ta­va dei­xar o go­ver­no, pois ti­nha mui­tos pro­je­tos pa­ra a Edu­ca­ção. Ques­ti­o­na­do so­bre o que fa­ria, ago­ra, res­pon­deu:“Eu­vou­pa­ra­ca­sa”.

Um as­ses­sor do mi­nis­tro afir­mou que o pe­di­do de de­mis­são foi fei­to em ca­rá­ter “ir­re­vo­gá­vel”, e que Cid Gomes man­ti­nha a po­si­ção de­fen­di­da na Câ­ma­ra. Se­gun­do o as­ses­sor, Dil­ma acei­tou, pron­ta­men­te, a so­li­ci­ta­ção.

Con­ten­da

On­tem, Cid Gomes foi à Co­mis­são Ge­ral, na Câ­ma­ra, em ses­são con­vo­ca­da pa­ra o mi­nis­tro ex­pli­car de­cla­ra­ção fei­ta por ele de que ha­ve­ria no Con­gres­so “300 ou 400 acha­ca­do­res”, que se apro­vei­tam da fra­gi­li­da­de do go­ver­no. O en­con­tro terminou em dis­cus­são. Cid dis­se que par­la­men­ta­res da ba­se do go­ver­no que não vo­tam de acor­do com a ori­en­ta­ção do Pla­nal­to de­ve­ri­am “lar­gar o os­so” e ir pa­ra a opo­si­ção. In­te­gran­tes do Par­ti­do do Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Brasileiro (PMDB) ame­a­ça­ram dei­xar a ba­se do go­ver­no ca­so a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff não de­mi­tis­se o mi­nis­tro da Edu­ca­ção,de­pois­des­sa­ma­ni­fes­ta­ção.

A par­ti­ci­pa­ção de Cid Gomes na ses­são foi en­cer­ra­da, re­pen­ti­na­men­te, com um ba­te-bo­ca en­tre o mi­nis­tro e o de­pu­ta­do fe­de­ral Sér­gio Zvei­ter (PSD-RJ). Ao ser cha­ma­do de “pa­lha­ço” pe­lo par­la­men­tar e ter o mi­cro­fo­ne cor­ta­do pe­lo pre­si­den­te da Ca­sa, Edu­ar­do Cu­nha (PMDBRJ), Cid Gomes dei­xou o ple­ná­rio e a ses­são foi en­cer­ra­da. Ele se­guiu di­re­to pa­ra reu­nião com a pre­si­den­te no Pla­nal­to.

No fim do en­con­tro, a Pre­si­dên­cia dis­tri­buiu no­ta ofi­ci­al di­zen­do que o mi­nis­tro ha­via en­tre­ga­do o pe­di­do de de­mis­são. A no­ta diz ain­da que a pre­si­den­te “agra­de­ceu a de­di­ca­ção de Cid Go­mesà­fren­te­daPas­ta”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.