O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM -

1 Há uma pers­pec­ti­va de fim­da­cri­se?

— “No pri­mei­ro se­mes­tre não mu­da, ten­de a pi­o­rar. O que po­de ocor­rer é um agra­va­men­to do qua­dro. O ce­ná­rio não é de re­ver­são, é de agra­va­men­to.

2 O que de­ve ocor­rer pa­ra mu­da­res­se­ce­ná­rio?

— “Que­da na ta­xa de ju­ros e uma ex­pe­ta­ti­va me­lhor de ga­nho do brasileiro, pa­ra re­a­que­ci­men­to da eco­no­mia. Ca­so no se­gun­do se­mes­tre, a pre­si­den­te fa­ça al­go, a re­ces­são se­rá mais le­ve, mas o mer­ca­do de tra­ba­lho só vai sen­ti­res­seim­pac­to­em2016.

3 Há uma ori­gem des­se pro­ble­ma?

— “O pri­mei­ro é o de­se­qui­li­bro das con­tas pú­bli­cas. Em 2014, com ano elei­to­ral, Co­pa do Mundo, o go­ver­no gas­tou de­mais. Pa­ra com­pli­car, a pre­si­den­te di­zia na cam­pa­nha que não fa­ria ne­nhu­ma mu­dan­ça. Os em­pre­sá­ri­os de­sa­ce­le­ra­ram os in­ves­ti­men­tos e es­tá aí o re­sul­ta­do, que já era pre­vis­to.

4 O go­ver­no atri­bui es­sa cri­se a uma cri­se in­ter­na­ci­o­nal.Éu­ma­cau­sa?

— “É uma des­cul­pa do go­ver­no, por­que o im­pac­to é mui­to pe­que­no. O ce­ná­rio in­ter­na­ci­o­nal era ruim em 2008 e 2009 e mes­mo as­sim cres­ce­mos. Os nos­sos pro­ble­mas são in­ter­nos.

5 Em um qua­dro co­mo es­se qual é a di­ca pa­ra a eco­no­mi­a­do­més­ti­ca?

— “Com ta­xas de ju­ros ele­va­das cor­ro ris­co de per­der meu em­pre­go. Por is­so, a re­co­men­da­ção é de não se en­di­vi­dar e man­ter o or­ça­men­to fa­mi­li­ar sem­pre equi­li­bra­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.