Ca­ged: sal­do po­si­ti­vo, mas em bai­xa

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM -

O qua­dro en­con­tra­do na Agên­cia do Tra­ba­lha­dor de Ma­rin­gá é pa­re­ci­do com o ba­lan­ço di­vul­ga­do pe­lo Ca­das­tro Ge­ral de Em­pre­ga­dos e De­sem­pre­ga­dos (Ca­ged). Em Ma­rin­gá, o sal­do che­gou a 666 em­pre­gos em fe­ve­rei­ro e é 52% in­fe­ri­or ao do mes­mo mês em 2014. No acu­mu­la­do do ano, o mu­ni­cí­pio so­mou 1.888 no­vos tra­ba­lha­do­res, 37,5% a me­nos do que no mes­mo pe­río­do de 2014.

No Es­ta­do, Ma­rin­gá fi­cou em se­gun­do lu­gar. A pri­mei- ra no ran­king, pe­lo se­gun­do mês con­se­cu­ti­vo foi Lon­dri­na. Com 1.550 no­vos em­pre­gos, a ci­da­de fe­chou com mai­or sal­do po­si­ti­vo do mês. De acor­do com da­dos do Ca­ged, fo­ram ge­ra­dos 9.384 em­pre­gos com car­tei­ra as­si­na­da an­te7.834de­mis­sões.

O Pa­ra­ná foi o se­gun­do no País que mais cri­ou em­pre­gos no mês pas­sa­do. O sal­do foi de 8.574 pos­tos de tra­ba­lho. O se­tor que mais cri­ou pos­tos de tra­ba­lho em fe­ve­rei­ro foi o de Ser­vi­ços, com 6.564 va­gas. A In­dús­tria de Trans­for­ma­ção foi a se- gun­da co­lo­ca­da, com um sal­do de 1.739 pos­tos. Nes­se se­tor o des­ta­que fi­cou pa­ra a in­dús­tria de ali­men­tos e de pro­du­ção de açú­car e ál­co­ol (1.598) e de bor­ra­cha, fu­mo, cou­ro e pe­les (373).

A Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca re­gis­trou sal­do po­si­ti­vo de 427. O pi­or re­sul­ta­do foi do co­mér­cio, que fe­chou ne­ga­ti­vo (261). O le­van­ta­men­to mos­tra que as mai­o­res de­man­das por mão de obra, em fe­ve­rei­ro, fo­ram de tra­ba­lha­do­res da in­dús­tria de be­ne­fi­ci­a­men­to de grãos (1.191) de cor­te e be­ne­fi­ci­a­men­to de bo­vi­nos, ca- pri­nos e aves (1.152). As du­as ati­vi­da­des es­tão re­la­ci­o­na­das àin­dús­tri­a­de­trans­for­ma­ção.

Em se­gui­da, es­tão ali­men­ta­do­res de li­nhas de pro­du­ção e pro­fes­so­res de ní­vel su­pe­ri­or do en­si­no fun­da­men­tal, o que é es­pe­ra­do, em fun­ção do iní­cio do ano le­ti­vo. O Pa­ra­ná su­pe­rou São Pau­lo que re­gis­trou sal­do po­si­ti­vo de 6.149 em­pre­gos com car­tei­ra as­si­na­da. O Es­ta­do que mais cri­ou em­pre­gos em fe­ve­rei­ro foi San­ta Ca­ta­ri­na:12.108pos­tos. ///Le­o­nar­doFi­lho­comA­gên­ci­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.