Com­ba­te à dor é fo­co da Li­ga

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Eder­son Hi­sing eder­son@odi­a­rio.com

As do­res neu­ro­pá­ti­cas, que atin­gem o sis­te­ma ner­vo­so pe­ri­fé­ri­co e cen­tral, se­rão te­ma ama­nhã da quar­ta edi­ção do Sá­ba­do Sem Dor, pro­mo­vi­do Li­ga Sem Dor deMa­rin­gá(Lisdomar)epe­laSe­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de. O te­ma foi es­co­lhi­do por­que em 2015 se co­me­mo­ra o Ano Mun­di­al de Com­ba­te à Dor Neu­ro­pá­ti­ca, or­ga­ni­za­do pe­la IASP (In­ter­na­ti­o­nal As­so­ci­a­ti­on for the Study of Pain), com se­de em No­vaYork.

Se­gun­do­o­co­or­de­na­dor­daLis- do­mar e do even­to, mé­di­co Or­lan­do Co­lha­do, es­pe­ci­a­lis­ta em dor, há pa­ci­en­tes que são aco­me­ti­dos por do­res neu­ro­pá­ti­cas que che­gam a pen­sar em sui­cí­dio. “É uma dor mui­to in­ten­sa que atin­ge, por exem­plo, di­a­bé­ti­cos que não con­tro­la­ram o pro­ble­ma e pes­so­as que so­fre­ram le­são na me­du­la ós­sea”, ex­pli­ca.

O even­to, que se­rá re­a­li­za­do na se­de da So­ci­e­da­de Mé­di­ca de Ma­rin­gá, é di­re­ci­o­na­do a pro­fis­si­o­nais da saú­de e es­tu­dan­tes. “A vi­da sem dor só exis­te em lu­ga­res on­de há cur­sos de me­di­ci­na e pro­fis­si­o­nais da área. Nos­sa gran­de vo­ca­ção é pro­du­zir co­nhe­ci­men­to e per­mi­tir uma boa for­ma­ção­do­sa­lu­nos”,in­di­ca.

A li­ga é for­ma­da por aca­dê­mi­cos­do­cur­so­deMe­di­ci­na­daU­ni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) e da Unin­gá. Os co­nhe­ci­men­tos ad­qui­ri­dos no pro­je­to be­ne­fi­ci­am a co­mu­ni­da­de. Is­so por­que pa­ci­en­tes da re­de pú­bli­ca­de­saú­de­são­a­ten­di­dos­gra­tui­ta­men­te no am­bu­la­tó­rio de dor daU­nin­gá.

As pa­les­tras se­rão mi­nis­tra­das por es­pe­ci­a­lis­tas de Ma­rin­gá, Lon­dri­na, Por­to Ale­gre-RS, Ri­bei­rão Pre­to-SP e São Pau­lo. Mais in­for­ma­ções so­bre o even­to­es­tão­dis­po­ní­veis­nowww.lisdomar.com ou pe­lo te­le­fo­ne 44 32620066.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.