Ce­mi­té­rio de Aqui­da­ban é al­vo de quei­xas

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

Os­sa­da­sex­pos­tas­fo­ram

en­con­tra­das por­mo­ra­do­res dodis­tri­to. en­tre­as se­pul­tu­ras.

Com mais de 60 anos e lo­ca­li­za­do em um dos extremos da área ur­ba­na, limitando com áre­as de plan­tio de so­ja e mi­lho, o ce­mi­té­rio do dis­tri­to de Aqui­da­ban, no mu­ni­cí­pio de Ma­ri­al­va, é mo­ti­vo pa­ra crí­ti­cas, quan­do os­sa­das fo­ram en­con­tra­das en­tre os tú­mu­los. Pes­so­as fo­to­gra­fa­ram, fil­ma­ram e pu­bli­ca­ram nas re­des so­ci­ais.

O que mais cha­mou a aten­ção foi o crâ­nio de um an­ti­go mo­ra­dor do dis­tri­to se­pul­ta­do há mais de 30 anos. “É um des­res­pei­to com os pi­o­nei­ros , com as fa­mí­li­as que che­ga­ram há dé­ca­das pa­ra, com seu tra­ba­lho, cons­truir Aqui­da­ban e Ma­ri­al- va”, dis­se um mo­ra­dor, que pre­fe­re­não­ter­seu­no­me­di­vul­ga­do.

A as­ses­so­ria de comunicação da Pre­fei­tu­ra de Ma­ri­al­va in­for­mou que pro­ble­mas des­te ti­po acon­te­cem por­que o ce­mi­té­rio é an­ti­go e, co­mo não tem cal­ça­men­to, so­fre ação da ero­são, o que tan­to da­ni­fi­ca a ba­se dos tú­mu­los de ci­men­to, pro­vo­can­do ra­cha­du­ras, quan­to des­trói as co­vas sim­ples. Além dis­to, co­mo o por­tão per­ma­ne­ce aber­to, ani­mais, a exem­plo de cães e ca­va­los,en­tra­me­tam­bém­da­ni­fi­cam oam­bi­en­te.

Al­guns tú­mu­los são da­ni­fi­ca­dos pe­la que­da de ga­lhos de ár­vo­res an­ti­gas. De acor­do com a pre­fei­tu­ra, há pou­co tem­po o ce­mi­té­rio de Aqui­da­ban pas­sou por re­for­mas, ga­nhou mu­ros e plan­tio de gra­ma pa­ra me­lho­rar o vi­su­al e con­ter a ero­são. O pró­xi­mo pas­so se­rá a co­lo­ca­ção de por­tões pa­ra evi­tar a en­tra­da de ani­mais e a re­cu­pe­ra­ção da área em­que­es­tão­as­co­vas­ra­sas.

FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

OS­SO. Fo­to de crâ­nio so­bre tú­mu­lo fei­ta por mo­ra­dor de Aqui­da­ban no ce­mi­té­rio do dis­tri­to há 10 di­as:—

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.