Ope­ra­ção do Ga­e­co le­va em­pre­sá­rio de Ma­rin­gá à pri­são

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Mu­ri­lo Gat­ti mgat­ti@odi­a­rio.com

Antonio Be­li­ni Fi­lho foi pre­so no pe­río­do da ma­nhã, em Curitiba Fo­ram ex­pe­di­dos 21 man­da­dos de pri­são pe­la Jus­ti­ça de Lon­dri­na

Antonio Be­li­ni Fi­lho, em­pre­sá­rio ma­rin­ga­en­se do ra­mo de com­bus­tí­veis, é um dos se­te pre­sos tem­po­ra­ri­a­men­te (pe­lo pra­zo de cin­co di­as) em ope­ra­ção de­fla­gra­da on­tem pe­lo Gru­po de Atu­a­ção Es­pe­ci­al de Com­ba­te ao Cri­me Or­ga­ni­za­do (Ga­e­co), de Lon­dri­na. O man­da­do de pri­são e um man­da­do de bus­ca e apre­en­são em apartamento do em­pre­sá­rio na zo­na 7 fo­ra­mex­pe­di­dos­pa­ra­cum­pri­men­to pe­lo Ga­e­co de Ma­rin­gá, masBe­li­ni­a­ca­bou­de­ti­do­emCu­ri­ti­ba, on­de es­ta­va na ma­nhã de on­tem. À tar­de, os po­li­ci­ais ma­rin­ga­en­ses­fi­ze­ra­mas­bus­cas.

A ope­ra­ção ‘Pu­bli­ca­no’ tem co­mo ob­je­ti­vo de­sar­ti­cu­lar um es­que­ma­de­cor­rup­ção­naRe­cei­ta Es­ta­du­al de Lon­dri­na. “De­tec­ta­mos um es­que­ma de cor­rup­ção pa­ra a sonegação. Ha­via a ofer­ta de di­nhei­ro pa­ra os fis­cais não au­tu­a­rem em­pre­sas, pro­ce­de­rem au­tu­a­ções com va­lor me­nor ou, ain­da, au­tu­a­rem com al­guns ‘fu­ros’ pa­ra ga­ran­tir a anu­la­ção da mul­ta após a apre­sen­ta­ção do re­cur­so”, ex­pli­cou o pro­cu­ra­dor do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e co­or­de­na­dor do Ga­e­co no Pa­ra­ná, Le­o­nir Ba­tis­ti.

Ao to­do, fo­ram ex­pe­di­dos pe­lo juí­zo da 3ª Va­ra Cri­mi­nal de Lon­dri­na 14 man­da­dos de pri­são pre­ven­ti­va, 7 man­da­dos de­pri­são­tem­po­rá­ria,30man­da­dos de bus­ca e apre­en­são e 15 man­da­dos­de­con­du­ção­co­er­ci­ti­va, que é o en­ca­mi­nha­men­to das pes­so­as pa­ra pres­ta­ção de de­cla­ra­ções no pro­ces­so. No Pa­ra­ná, além de Ma­rin­gá e Lon­dri­na, hou­ve cum­pri­men­to de pri­sões ou bus­cas em Curitiba, Ibi­po­rã, Ban­dei­ran­tes, Cam­pi­na Gran­de do Sul e Al­vo­ra­da do Sul. Tam­bém fo­ram cum­pri­dos man­da­dos em Pal­mi­tal, no es­ta­do de São Pau­lo e, em An­gra dos Reis e na­ca­pi­tal­doRi­o­deJa­nei­ro.

Em Lon­dri­na, ocor­reu a pri­são do ex-de­le­ga­do da Re­cei­ta Es­ta­du­al Dal­ton Lá­za­ro Soares e dos au­di­to­res fis­cais Mar­co Antô­nio Bu­e­no e Ro­sân­ge­la Sem­pre­bom.Tam­bém­fo­ram­de­ti­dos um con­ta­dor, um po­li­ci­al ci­vil e em­pre­sá­ri­os. “Al­guns des­tes em­pre­sá­ri­os, in­clu­si­ve, são tes­tas de fer­ro de ou­tros”, dis­se Ba­tis­ti. Os man­da­dos de bus­ca e apre­en­são fo­ram cum­pri­dos na Re­cei­ta Es­ta­du­al de Lon­dri- na, em em­pre­sas e es­cri­tó­ri­os de con­ta­bi­li­da­de. Se­gun­do o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, fo­ram apre­en­di­dos do­cu­men­tos, com­pu­ta­do­res e quan­ti­as não re­ve­la­das em di­nhei­ro.

Ain­ves­ti­ga­ção­do­es­que­ma­co­me­çou há cer­ca de no­ve me­ses e foi co­or­de­na­da pe­lo Ga­e­co e pe­la Pro­mo­to­ria de Pro­te­ção ao Pa­trimô­nio Pú­bli­co de Lon­dri­na. Eles apon­ta­ram a exis­tên­ci­a­deu­ma­or­ga­ni­za­ção­cri­mi­no­sa en­vol­vi­da em cor­rup­ção ati­va (dos em­pre­sá­ri­os) e pas­si­va (dos ser­vi­do­res da Re­cei­ta Es­ta­du­al), além de fal­si­da­de de do­cu­men­tos e la­va­gem de di­nhei­ro. As in­ves­ti­ga­ções ain­da não per­mi­tem es­ti­mar o mon­tan­te do prejuízo cau­sa­do pe­lo gru­po aos co­fres pú­bli­cos.

Du­ran­te as in­ves­ti­ga­ções uma pes­soa, que não te­ve a iden­ti­da­de­re­ve­la­da,aca­bou­pre­sa­em­fla­gran­te por ten­ta­ti­va de su­bor­no a um po­li­ci­al. “Ain­da apu­ra­mos a in­for­ma­ção, mas a man­do dos in­ves­ti­ga­dos, es­sa pes­soa ten­tou com­prar um po­li­ci­al que tra­ba­lha co­nos­co pa­ra que ele re­pas­sas­se in­for­ma­ções so­bre o an­da­men­to das nos­sas in­ves­ti­ga­ções”, ex­pli­cou o co­or­de­na­dor doGa­e­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.