Pa­ra­plé­gi­co ‘lu­ta’ por má­qui­na con­tra dor

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Van­da Mu­nhoz van­da@odi­a­rio.com

O apo­sen­ta­do Antô­nio Ama­ro da Silva, 52 anos, vi­ve um dra­ma desde no­vem­bro do ano pas­sa­do, quan­do o mé­di­co o aler­tou que era pre­ci­so tro­car a ba­te­ria de um apa­re­lho neu­ro­es­ti­mu­la­dor que ele usa no com­ba­te a dor, pro­ce­di­men­to cus­ta em tor­no de R$ 60 mil. Ele fi­cou pa­ra­plé­gi­co de­pois que foi ba­le­a­do du­ran­te uma dis­cus­são en­tre du­as pes­so­as que es­ta­vam pró­xi­mas de­le, em um co­lé­gio de Ma­rin­gá, em 2001. Silva, na épo­ca, acom­pa­nha­va­as­fi­lha­se­mu­ma­fes­ta­ju­ni­na e, no mo­men­to, jo­ga­va fu­te­bol de sa­lão com ami­gos na qua­dra da ins­ti­tui­ção.

Desde en­tão, Silva diz que so­fre do­res for­tes que le­va­ram os mé­di­cos a im­plan­tar o ele­tro­do em 2009. Pa­ra con­se­guir o equi­pa­men­to, ele in­gres­sou com ação ju­di­ci­al. A Jus­ti­ça ex­pe­diu man­da­do de se­gu­ran­ça pa­ra que a Se­cre­ta­ria de Saú­de de Ma­rin­gá­pro­vi­den­ci­as­se­aim­plan­ta­ção­do­a­pa­re­lho.

O ór­gão aci­o­nou o Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS) que, aten­den­do à or­dem ju­di­ci­al, dis­po­ni­bi­li­zou o apa­re­lho. A San­ta Ca­sa de Mi­se­ri­cór­dia de Ma­rin­gá foi des­ta­ca­da, por li­mi­nar, pa­ra fa­zer a ci­rur­gia.

Cin­co anos de­pois, em de­zem­bro de 2014, ele re­ce­beu a in­for­ma­ção que é pre­ci­so tro­car a ba­te­ria. “Pre­ci­so fa­zer o en­ca­mi­nha­men­to pe­la Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de que de­pen­de de do­cu­men­tos emi­ti­dos pe­la San­ta Ca­sa. Le­vei os do­cu­men­tos, mas a se­cre­ta­ria pe­de ou­tros pa­péis. Pre­ci­so­tro­car­lo­go­o­e­qui­pa­men­to e te­nho en­con­tra­do di­fi­cul­da- de por ques­tões bu­ro­crá­ti­cas”, re­cla­ma.

A San­ta Ca­sa in­for­mou por meio de no­ta que “a ins­ti­tui­ção cum­priu com seu pa­pel ao re­a­li­zar o que de­ter­mi­na­va a li­mi­nar. E, em ne­nhum mo­men­to, ne­gou-se­a­pres­ta­ro­me­lho­ra­ten­di­men­to­a­o­pa­ci­en­te”.

O hos­pi­tal res­sal­ta ain­da que “to­do ci­da­dão brasileiro tem di­rei­to ao SUS, mas pre­ci­sa ter uma por­ta de en­tra­da por meio de ges­to­res de saú­de”. A no­ta afir­ma tam­bém que a uni­da­de “es­tá à dis­po­si­ção pa­ra for­ne­cer os do­cu­men­tos ne­ces­sá­ri­os e qual­quer ou­tro apoio que es­ti­ver ao seu al­can­ce na bus­ca de so­lu­ção pa­ra o ca­so jun­to às au­to­ri­da­des com­pe­ten­tes”.

A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de de Ma­rin­gá in­for­mou que, co­mo se tra­tou de uma de­ci­são ju­di­ci­al na épo­ca, o ca­so não é con­si­de­ra­do uma de­man­da mu­ni­ci­pal e é pre­ci­so ter o res­pal­do do Es­ta­do e Mi­nis­té­rio da Saú­de. A se­cre­ta­ria diz que re­ce­beu, na se­ma­na pas­sa­da (9 a 13 mar­ço), a do­cu­men­ta­ção da San­ta Ca­sa e que da­rá en­ca­mi­nha­men­to, mas nãohá­co­mo­es­ta­be­le­cer­pra­zo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.