Nú­me­ro de ho­mi­cí­di­os cul­po­sos cai 20% na re­gião e 38% em Ma­rin­gá

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com Ou­tra pon­ta Ge­ral

Re­du­ção ve­ri­fi­ca­da no Es­ta­do pe­la Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça foi de 16% ano pas­sa­do an­te 2013 Mas nas ci­da­des de No­va Es­pe­ran­ça e As­tor­ga, na área da Amu­sep, hou­ve au­men­to de ca­sos

O nú­me­ro de ho­mi­cí­di­os cul­po­sos no trân­si­to - mor­tes pro­vo­ca­das por mo­to­ris­tas quan­do não há in­ten­ção de ma­tar - caí­ram em to­do o Pa­ra­ná em 2014, na com­pa­ra­ção com 2013. Na re­gião de Ma­rin­gá, a re­du­ção foi aci­ma da mé­dia es­ta­du­al. En­quan­to no Es­ta­do, o re­cu­ou foi de 16%, nas 30 ci­da­des da As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Se­ten­trião Pa­ra­na­en­se (Amu­sep), o ín­di­ce che­gou a 20,6%.

Os da­dos cons­tam de um re­la­tó­rio di­vul­ga­do pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e Ad­mi­nis­tra­ção Pre­vi­den­ciá­ria, que apon­ta tam­bém que mui­tas das mor­tes pro­vo­ca­das por mo­to­ris­tas acon­te­cem em con­sequên­cia da in­ges­tão de be­bi­das al­coó­li­cas an­tes de di­ri­gir e por ati­tu­des im­pru­den­tes, a exem­plo de al­ta ve­lo­ci­da­de e de­sa­ten­ção.

Na re­gião da Amu­sep, os nú­me­ros de aci­den­tes são mai­o­res nos mu­ni­cí­pi­os de mai­or por­te. São os ca­sos de Ma­rin­gá e Sa­ran­di. A Com­pa­nhia de Trân­si­to da PM e a Se­cre­ta­ria de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça de Ma­rin­gá (Se­trans) con­si­de­ram que a ci­da­de ado­tou me­di­das efi­ca­zes di­an­te do au­men­to da fro­ta de veí­cu­los e acer­tou. Em 2013, fo­ram 75 ca­sos e 46 em 2014, em Ma­rin­gá.

A PM e a se­cre­ta­ria des­ta­cam a re­ti­ra­da do trân­si­to de ca­mi­nhões das ave­ni­das Co­lom­bo e Mo­ran­guei­ra, o fun­ci­o­na­men­to de ra­da­res fi­xos que coí­bem o ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de e a uti­li­za­ção de ra­da­res mó­veis pe­la Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral na Ave­ni­da Co­lom­bo e ao lon­go da BR-376.

“As pes­so­as re­cla­mam das blit­ze, di­zem que a PM só sa­be fa­zer blit­ze de trân­si­to, mas Nú­me­ro de ho­mi­cí­di­os cul­po­sos no trân­si­to

Ci­da­de Ma­rin­gá Sa­ran­di Pai­çan­du Ma­ri­al­va Co­lo­ra­do

2013 75 15 12 10 10

2014 46 6 3 5 6 es­tão aí os nú­me­ros pa­ra com­pro­var que, ape­sar de incô­mo­das, as blit­ze aju­da­ram a evi­tar mui­tas mor­tes”, diz o ca­pi­tão Gil­son Machado Di­as, co­man­dan­te da 3ª Cia. Da Po­lí­cia Mi­li­tar de Sa­ran­di. “O nú­me­ro de aci­den­tes caiu de 650 pa­ra 457 em Sa­ran­di e os ho­mi­cí­di­os cul­po­sos no trân­si­to caí­ram de 18 pa­ra seis.” Mas o re­la­tó­rio apon­ta que os mu­ni­cí­pi­os da re­gião cor­ta­dos por ro­do­vi­as de gran­de mo­vi­men­to ten­dem a re­gis­trar nú­me­ros al­tos, mas na mai­o­ria hou­ve que­da em 2014 em re­la­ção ao ano an­te­ri­or.

No­va Es­pe­ran­ça, cor­ta­da pe­la BR-376 e PRs 463 e 455, ca­mi­nhou em sen­ti­do con­trá­rio, re­gis­tran­do três ve­zes mais ho­mi­cí­di­os cul­po­sos no trân­si­to no ano pas­sa­do. Fo­ram 18 ca­sos con­tra seis em 2013. O mes­mo ocor­reu em As­tor­ga, ci­da­de on­de os nú­me­ros su­bi­ram de dois pa­ra 11, o que cor­res­pon­de a um au­men­to de 450%.

O re­la­tó­rio es­ta­tís­ti­co não se re­fe­re à to­ta­li­da­de das mor­tes no trân­si­to e sim aque­les inqué­ri­tos ins­tau­ra­dos em que o mo­to­ris­ta cau­sou um aci­den­te que cul­mi­nou na mor­te de uma ou mais pes­so­as.

As in­for­ma­ções com­pi­lam os re­gis­tros nas vi­as ur­ba­nas, em ro­do­vi­as es­ta­du­ais e fe­de­rais, mos­tran­do que nas áre­as ur­ba­nas tam­bém a que­da foi con­si­de­rá­vel. É o ca­so de Ma­rin­gá, que te­ve 75 ho­mi­cí­di­os cul- po­sos no trân­si­to em 2013. Já no ano pas­sa­do, a so­ma foi de 46 ca­sos na área do mu­ni­cí­pio. Em to­do o Pa­ra­ná fo­ram re­gis­tra­dos 1.716 ho­mi­cí­di­os cul­po­sos no trân­si­to em 2014. No ano an­te­ri­or: to­tal de 2.036 mor­tes.

Lon­dri­na (re­du­ção de 79% dos ca­sos no mes­mo com­pa­ra­ti­vo) e Gu­a­ra­pu­a­va (-70%) ti­ve­ram as mai­o­res que­das, de acor­do com re­la­tó­rio da se­cre­ta­ria. Em Curitiba, o re­sul­ta­do foi de di­mi­nui­ção de 10%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.