‘Fan­tás­ti­co’ de­sa­fia no­vos ta­len­tos a re­pro­du­zir pe­ças

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Cris­ti­na Pa­di­gli­o­ne Agên­cia Es­ta­do

A par­tir des­te do­min­go, a ca­da “Fan­tás­ti­co”, um pro­fis­si­o­nal da TV Glo­bo de­sa­fi­a­rá um gru­po de jo­vens ta­len­tos a re­cri­ar um fi­gu­ri­no re­pre­sen­ta­ti­vo na his­tó­ria da Glo­bo. O qua­dro Co­mo Man­da o Fi­gu­ri­no co­me­ça­rá com seis com­pe­ti­do­res, es­co­lhi­dos de re­giões di­ver­sas do País. Um de­les se­rá eli­mi­na­do a ca­da edi­ção, por seis do­min­gos. As es­co­lhas ca­be­rão sem­pre a um jú­ri di­fe­ren­te, for­ma­do por gen­te da ca­sa, en­tre au­to­res, di­re­to­res, ato­res e fi­gu­ri­nis­tas. Só a sex­ta e úl­ti­ma edi­ção te­rá o fim da com­pe­ti­ção trans­mi­ti­do ao vi­vo, com vo­ta­ção do pú­bli­co pe­la in­ter­net.

A boa ideia foi su­ges­tão de Go­goia Sam­paio, fi­gu­ri­nis­ta que as­si­nou pro­du­ções co­mo Be­lís­si­ma, Sa­ra­man­daia, Pas­si­o­ne, Da Cor do Pe­ca­do, Meus Que­ri­dos Ami­gos e Ge­ra­ção Bra­sil, en­tre ou­tras. A di­fi­cul­da­de foi se­le­ci­o­nar quais seg­men­tos se- ri­am ho­me­na­ge­a­dos na bre­ve sé­rie, que vai de en­con­tro aos 50 anos da Glo­bo. En­tre as seis edi­ções, por exem­plo, não hou­ve es­pa­ço pa­ra o Jor­na­lis­mo A pri­mei­ra te­má­ti­ca é aque­la em tor­no da qual a Glo­bo mais di­tou mo­da nas ru­as: no­ve­la.

Ca­da edi­ção pre­vê um de­sa­fi­a­dor, um apre­sen­ta­dor e um jú­ri. No de­sa­fio inau­gu­ral, a au­to­ra Gló­ria Pe­rez per­gun­ta aos com­pe­ti­do­res co­mo Kha­di­ja, per­so­na­gem que foi de Car­la Di­az em O Clo­ne vol­ta­ria ao Bra­sil, após dez anos vi­ven­do no Mar­ro­cos. Pa­ra ves­tir as cri­a­ções, en­tra­rá em ce­na Gra­zi Mas­sa­fe­ra.

A apre­sen­ta­ção se­rá de Pa­ol­la Oli­vei­ra. O jú­ri de en­tão te­rá a atriz Ju­li­a­na Pa­es, a pró­pria Gló­ria Pe­rez e Ma­rí­lia Car­nei­ro, ou­tra gri­fe de fi­gu­ri­nos da Glo­bo. “To­da edi­ção te­rá um fi­gu­ri­nis­ta no jú­ri”, adi­an­ta Go­goia. A di­re­ção é de Fa­brí­cio Mam­ber­ti, sob o nú­cleo de De­ni­se Sa­ra­ce­ni.

A se­gun­da edi­ção pro­me­te cau­sar nos­tal­gia em quem tem mais de 40 anos, ao pro­mo­ver a vol­ta do Ca­pi­tão Gay, per­so­na­gem len­dá­rio de Jô Soares, que en­tra­rá em ce­na co­mo o de­sa­fi­an­te. Pa­ra re­vi­ver o ti­po, lá es­ta­rá Le­an­dro Has­sum.

“Eu abri um si­te e vi co­mo tem gen­te que­ren­do tra­ba­lhar co­mo fi­gu­ri­no”, con­ta Go­goia, ao jus­ti­fi­car co­mo che­gou ao no­vo re­a­lity - ou “ta­lent show”, co­mo ela pre­fe­re clas­si­fi­car. “Mui­ta gen­te ain­da con­fun­de fi­gu­ri­no com mo­da. To­do mundo se acha meio fi­gu­ri­nis­ta, né? Mas a gen­te vê que ge­ra­ções já fo­ram cri­a­das se ves­tin­do de de­ter­mi­na­da ma­nei­ra: por mais que a passarela di­te mo­da, a Glo­bo lan­ça ten­dên­ci­as.”

Quem du­vi­da? Das mei­as Lu­rex de Sô­nia Bra­ga em Dan­cin’Days aos mo­de­li­tos de An­dréa Horta em Império, pas­san­do pe­las ban­da­nas de Gui­lher­me Fon­tes em Be­bê a Bor­do, uma in­fi­ni­da­de de de­ta­lhes des­fi­la­dos na dra­ma­tur­gia da Glo­bo é per­se­gui­da pe­los te­les­pec­ta­do­res, in­cluin­do co­res de batom e es­mal­te, cor­tes de ca­be­los e aces­só­ri­os. Em Da Cor do Pe­ca­do, to­das que­ri­am o cor­te e a cor dos ca­be­los de Gi­o­van­na An­to­nel­li. Em Roque San­tei­ro, os ca­chos e ape­tre­chos exa­ge­ra­dos de Re­gi­na Du­ar­te, a Por­ci­na, sal­ta­ram da te­la pa­ra as ru­as.

Pa­ra não dei­xar a per­cep­ção mas­cu­li­na de fo­ra, Go­goia con- vi­dou Alê Yous­sef pa­ra co­la­bo­rar com o qua­dro e diz que ele bem gos­tou A cor­ri­da pe­lo no­vo guar­da-rou­pa da cin­quen­te­ná­ria Glo­bo es­tá só co­me­çan­do.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

CHA­MA­RIZ. LPa­ol­la Oli­vei­ra: atriz vai apre­sen­tar o qua­dro Co­mo Man­da o Fi­gu­ri­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.