Go­ver­no en­via car­nês do IPVA

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM ZOOM - Agên­cia Es­ta­du­al re­da­cao@odi­a­rio.com

A Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Fa­zen­da já en­vi­ou pe­los Cor­rei­os 90% dos car­nês pa­ra pa­ga­men­to do IPVA 2015. A es­ti­ma­ti­va de ar­re­ca­da­ção do IPVA 2015 no Es­ta­do é de R$ 2,9 bi­lhões. As al­te­ra­ções na alí­quo­ta do im­pos­to, es­ta­be­le­ci­das pe­la lei 18.371, de de­zem­bro de 2014, po­dem re­pre­sen­tar um in­cre­men­to de R$ 700 mi­lhões na ar­re­ca­da­ção do IPVA­nes­te­a­no.

O in­cre­men­to te­rá gran­de im­pac­to na re­cei­ta dos mu­ni­cí­pi­os, já que mui­tos de­les têm no IPVA sua mai­or fon­te de re­cei­ta, ul­tra­pas­san­do até o IPTU. É que 50% do va­lor to­tal do IPVA ar­re­ca­da­do fi­ca nos mu­ni­cí­pi­os, des­ti­na­do ao pa­ga­men­to de des­pe­sas e in­ves­ti­men­tos.

“O va­lor ar­re­ca­da­do com o IPVA 2015 já tem des­ti­na­ção. A prin­ci­pal é es­ten­der a ofer­ta do pas­se-livre no trans­por­te até o 3º ano do en­si­no mé­dio”, con­ta o pre­fei­to de Lon­dri­na, Norte do Pa­ra­ná, Ale­xan­dre Ki­re­eff.

A ou­tra me­ta­de, co­mo acon­te­ce nos mu­ni­cí­pi­os, en­tra no cai­xa do Es­ta­do pa­ra pa­ga­men­to de des­pe­sas de cus­teio do Es­ta­do, co­mo a folha de pa­ga­men­to, mais os in­ves­ti­men­tos em edu­ca­ção, se­gu­ran­ça, saú­de, área social e ou­tros se­to­res.

Pa­ga­men­to

Os pro­pri­e­tá­ri­os de veí­cu­los que pa­ga­rem o IPVA em co­ta úni­ca, à vis­ta, en­tre 6 e 17 de abril, te­rão um des­con­to de 3% no va­lor do im­pos­to. Quem op­tar pe­lo pa­ga­men­to do im­pos­to em co­tas, sem acrés­ci­mos, de­ve­rá re­co­lher a pri­mei­ra de três par­ce­las tam­bém no mês abril, obe­de­cen­do os mes­mos ven­ci­men­tos, por fi­nal de pla­ca.

As da­tas pa­ra pa­ga­men­to do IPVA 2015 não va­lem pa­ra veí­cu­los ze­ro km e os que se­rão trans­fe­ri­dos do Es­ta­do. Nes­ses ca­sos, o im­pos­to de­ve­rá ser pa­go em até 30 di­as após a da­ta da com­pra do car­ro e na da­ta da trans­fe­rên­cia, res­pec­ti­va­men­te.

Fro­ta

O Pa­ra­ná tem 6,4 mi­lhões de car­ros em cir­cu­la­ção. Des­tes, 4,3 mi­lhões são tri­bu­ta­dos. En­tre os não tri­bu­ta­dos, a mai­or fa­tia é de veí­cu­los isen­tos, com mais­de20a­nos­de­fa­bri­ca­ção.

O pa­ga­men­to po­de­rá ser fei­to por bo­le­to ban­cá­rio ou di­re­ta­men­te nos ban­cos cre­den­ci­a­dos - Ban­co do Bra­sil, Bra­des­co, Itaú e Si­cre­di -, ape­nas com o nú­me­ro­doRe­na­vam­do­veí­cu­lo.

Tam­bém é pos­sí­vel pa­gar o IPVA 2015 por meio de Guia de Re­co­lhi­men­to do Es­ta­do do Pa­ra­ná (GRPR), dis­po­ní­vel no por­tal www.fa­zen­da.pr.gov.br, a par­tir do dia 1º de abril. O por­tal traz a le­gis­la­ção, in­for­ma­ções e ou­tros ser­vi­ços re­la­ci­o­na­dos ao IPVA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.