Pau­la, na apa­rên­cia e no do­cu­men­to ofi­ci­al

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Le­o­nar­do Fi­lho le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com

De­pois 18 me­ses de lu­ta na Jus­ti­ça, a tran­se­xu­al Pau­la Oli­vei­ra Warm­ling de Je­sus, de 26 anos, con­se­guiu ofi­ci­a­li­zar a tro­ca de no­me. An­tes, nos do­cu­men­tos, cons­ta­vam o no­me de re­gis­tro, Pau­lo Hen­ri­que de Oli­vei­ra Warm­ling. O que pa­ra mui­tos po­de pa­re­cer uma sim­ples tro­ca, pa­ra a jovem, a mu­dan­ça é um avan­ço his­tó­ri­co.

On­tem, ela pre­ci­sou re­tor­nar pa­ra a ci­da­de de Al­to Pa­ra­ná (a 52 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), on­de nas­ceu, pa­ra que a tro­ca tam­bém ocor­res­se no car­tó­rio on­de foi re­gis­tra­do o nas­ci­men­to de­la.

“Pa­ra mim, é uma vi­tó­ria mui­to gran­de, uma conquista his­tó­ri­ca. Agra­de­ço mui­to a Deus, aos meus ami­gos e ao re­ve­ren­do Célio Ca­mar­go, da Igre- ja da Co­mu­ni­da­de Me­tro­po­li­ta­na (ICM) que sem­pre me apoi­ou”, dis­se Pau­la.

Na co­mu­ni­da­de ICM - igre­ja que dá abri­go a ho­mos­se­xu­ais em Ma­rin­gá - o do­min­go tam­bém foi fes­ti­vo. “É um avan­ço mui­to im­por­tan­te. O nú­me­ro de pes­so­as que lu­tam por es­sa mu­dan­ça é enor­me. So­men­te após a di­vul­ga­ção do ca­so da Pau­la ou­tras três tran­se­xu­ais vi­e­ram até a gen­te pa­ra sa­ber o que a Pau­la fez pa­ra a tro­ca de no­me”, co­men­tou o lí­der da ICM em Ma­rin­gá, re­ve­ren­do Célio Ca­mar­go.

Ago­ra, a es­pe­ran­ça de Pau­la é que es­sa conquista jun­to à Jus­ti­ça se­ja exem­plo pa­ra en­co­ra­jar ou­tras pes­so­as nes­sa si­tu­a­ção. “Es­pe­ro que es­sa mi­nha lu­ta sir­va de exem­plo pa­ra ou­tras pes­so­as tam­bém cri­a­rem co­ra­gem pa­ra to­mar es­sa ati­tu­de. Foi di­fí­cil, mas con­se­gui­mos”, com­ple­tou, re­a­li­za­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.