Curitiba em ce­na

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Re­da­ção Com agên­ci­as

Com 13 di­as de pro­gra­ma­ção in­ten­sa e mais de 400 es­pe­tá­cu­los di­ver­sos, co­me­ça o 24º Fes­ti­val de Te­a­tro de Curitiba. A Mos­tra 2015 reú­ne 29 pro­du­ções, sen­do se­te es­trei­as na­ci­o­nais e qua­tro atra­ções in­ter­na­ci­o­nais. O Frin­ge, com dez Mos­tras Es­pe­ci­ais, apre­sen­ta 393 es­pe­tá­cu­los. O Fes­ti­val des­te ano é apre­sen­ta­do pe­lo Ban­co Itaú e Tra­de­ner, tem pa­tro­cí­nio da Re­nault do Bra­sil, Petrobras, Co­pel, Fun­da­ção Cul­tu­ral de Curitiba/Pre­fei­tu­ra de Curitiba e UEG Arau­cá­ria e apoio da Itai­pu Bi­na­ci­o­nal. Pe­la pri­mei­ra vez, em 24 anos de his­tó­ria, o Ba­lé Te­a­tro Gu­aí­ra fa­rá a aber­tu­ra do Fes­ti­val de Te­a­tro de Curitiba com o es­pe­tá­cu­lo “Cin­de­re­la”, mon­ta­do em co­me­mo­ra­ção aos 45 anos da com- pa­nhia. Co­re­o­gra­fa­do es­pa­nhol Gustavo Ra­mi­rez San­sa­no (ex­di­re­tor ar­tís­ti­co do Lu­na Ne­gra Dan­ce The­a­ter, de Chi­ca­go), o es­pe­tá­cu­lo de dan­ça con­tem­po­râ­nea te­rá apre­sen­ta­ção fe­cha­da pa­ra con­vi­da­dos nes­ta ter­ça e uma apre­sen­ta­ção aber­ta ao pú­bli­co­a­ma­nhã.

O pú­bli­co do Fes­ti­val te­rá a opor­tu­ni­da­de de as­sis­tir a se­te es­trei­as na­ci­o­nais – “SPon SPof Spend”, “Post Scrip­tum”, “OE”,”Ab­ne­ga­ção 2”, “Meu Sa­bá”, “Fish­man” e “En­saio Pa­ra Um Adeus Ines­pe­ra­do” – e qua­tro atra­ções in­ter­na­ci­o­nais: “A Hou­se in Asia”, “Dou­ble Ri­te”, “Sur­fa­cing” e “Nu­max”. “Al­gu­maS das ses­sões des­ses es­pe­tá­cu­los es­tão qua­se es­go­ta­dos. Pa­ra man­ter o pa­drão, o pes­so­al dei­xou a com­pra pa­ra o úl­ti­mo fi­nal de se­ma­na an­tes do iní­cio do even­to, e as prin­ci­pais atra­ções es­tão qua­se es­go­ta­das”, aler­ta Le­an­dro Knopfholz, di­re­tor ge­ral do Fes­ti­val.

Além das es­trei­as e das atra­ções in­ter­na­ci­o­nais, os mu­si­cais e os es­pe­tá­cu­los com ato­res mais fa­mo­sos tam­bém li­de­ram a lis­ta dos mais pro­cu­ra­dos, co­mo “Nê­go”,”Bei­je Mi­nha Lá­pi­de”, “Atra­vés de Um Es­pe­lho”, “De­sa­li­nho”, “Nô­ma­des”, “Sel­fie”, “De­pois do En­saio”, “Di­as de Lu­ta, Di­as de Gló­ria e Sam­ba Fu­te­bol Clu­be. Al­gu­mas noi­tes do Ri­so­ra­ma tam­bém já es­tão es­go­ta­das. “Mais uma vez, o pú­bli­co es­tá va­lo­ri­zan­do o Fes­ti­val”, co­me­mo­ra Knopfholz. Cri­a­do em 1992, o Fes­ti­val de Te­a­tro é o mai­or even­to te­a­tral do Bra­sil.

Frin­ge

Nes­te ano, o Frin­ge che­ga à sua 17ª edi­ção com 393 es­pe­tá­cu­los que ga­nha­rão as ru­as, pra­ças, pal­cos e es­pa­ços al­ter­na­ti­vos da ca­pi­tal pa­ra­na­en­se, com 12 di­as de pro­gra­ma­ção. O even­to reu­ni­rá dez Mos­tras Es­pe­ci­ais, sen­do cin­co no­vas: Mos­tra de Te­a­tro Uni­ver­si­tá­rio Gru­tum!, que es­treia no Frin­ge com pro­du­ções de gru­pos uni­ver­si­tá­ri­os; Glo­ri­ah Vi­gor Mor­tis, que apre­sen­ta­rá uma se­le­ção dos tra­ba­lhos da com­pa­nhia cu­ri­ti­ba­na homô­ni­ma, sob a di­re­ção de Pau­lo Bis­caia; 20 anos do Pé no Pal­co, que ce­le­bra as du­as dé­ca­das da com­pa­nhia te­a­tral cri­a­da por Fá­ti­ma Or­tiz; I Mos­tra Per­nam­bu­ca­na de Te­a­tro pa­ra In­fân­cia, que vai inau­gu­rar o mais no­vo es­pa­ço te­a­tral de Curitiba, o Es­tú­dio 455; e Ilía­da Ho­me­ro Gré­cia 2016, que reú­ne dez es­pe­tá­cu­los com os can­tos da obra gre­ga de Ho­me­ro.

Além dis­so, a pla­teia po­de­rá es­co­lhe­ro­ses­pe­tá­cu­los­dasMos­tras já co­nhe­ci­das do pú­bli­co do Frin­ge, co­mo So­no­ra Ce­na, Mos­tra Ade­mar Gu­er­ra, Ave Lo­la, No­vosRe­per­tó­ri­os eSe­siD­ra­ma­tur­gia.

Gas­tro­no­mix, Gu­ri­ti­ba, Mish Mash e Ri­so­ra­ma são os qua­tro even­tos si­mul­tâ­ne­os que in­te­gram a pro­gra­ma­ção do fes­ti­val e mo­vi­men­ta­ma­ca­pi­tal­pa­ra­na­en­se. Mish Mash se­rá re­a­li­za­do nos di­as4e5­de­a­bril,tem­di­re­ção­ar­tís­ti­ca de Rafael Bar­rei­ros, o Pa­lha­ço Alí­pio, da Cia dos Pa­lha­ços, e reu­ni­ráa­tra­ções­dei­lu­si­o­nis­mo­e­má­gi­ca.Com­cu­ra­do­ri­a­deDi­o­goPor­tu­gal, o Ri­so­ra­ma reu­ni­rá o me­lhor dos­tand up co­medy do Bra­sil de26a31­de­mar­ço.

Pri­mei­ra fei­ra de al­ta gas­tro­no­mia de Curitiba, o Gas­tro­no­mix che­ga à sua sé­ti­ma edi­ção, com es­pa­ço am­pli­a­do pa­ra as cri­an­ças. Nos di­as 28 e 29 de mar­ço, chefs es­tre­la­dos e pra­tos de di­fe­ren­tes lu­ga­res do Bra­sil com­põem o car­dá­pio do even­to, que con­ta ain­da com au­las-shows e au­las prá­ti­cas de cu­li­ná­ria. O even­to tam­bém tem es­pa­ço de­di­ca­do pa­ra a Gas­tro­no­mia Res­pon­sá­vel,em­par­ce­ri­a­co­maFun­da­ção Gru­po Bo­ti­cá­rio, e re­ce­be pe­la pri­mei­ra vez a vi­si­ta do chef Alex Ata­la, que fa­rá pa­les­tra no dia 28.

De 28 de mar­ço a 5 de abril, o Gu­ri­ti­ba te­rá qua­tro es­pe­tá­cu­los in­fan­tis: “Ago­ra Eu Era o He­rói”, co­mé­dia ro­mân­ti­ca pa­ra o pú­bli­co in­fan­to-ju­ve­nil da Cia UM de Te­a­tro, “Tu­can­ta­con­to”, show mu­si­cal da Cia Tri­cro­má­ti­ca, “En­tre Ja­ne­las”, tra­ba­lho da Ta­to Cri­a­ção Cê­ni­ca, e “In­to­le­rân­cia”, dra­ma da com­pa­nhia BuZum.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.