Edu­ca­ção sem bar­rei­ras

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Naya­ra Spes­sa­to

Com cri­a­ti­vi­da­de e en­vol­vi­men­to da equi­pe es­co­lar, me­di­das sim­ples po­dem fa­ci­li­tar o aces­so e a in­clu­são dos alu­nos

te, eu apren­do mui­to com ele. Uma cri­an­ça ex­tre­ma­men­te di­ver­ti­da, ino­cen­te, sem­pre com um sor­ri­so no ros­to e can­tan­do pa­ra me ani­mar. Pais, não de­sis­tam! Bus­quem in­for­ma­ção e aju­da mé­di­ca, acom­pa­nhem o de­sen­vol­vi­men­to es­co­lar, mas nun­ca dei­xem de lu­tar”, acon­se­lha.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

“Aos três anos de ida­de Thi­er­ry foi pa­ra cre­che. Após uma se­ma­na de au­la a pro­fes­so­ra es­tra­nhou o com­por­ta­men­to de­le. Che­ga­va e pe­ga­va sem­pre o mes­mo brin­que­do, não qu­e­ria in­te­ra­gir com ou­tras cri­an­ças, se in­co­mo­da­va com o ba­ru­lho e fi­ca­va es­con­di­do atrás da cor­ti­na ro­dan­do e fa­zen­do mo­vi­men­tos re­pe­ti­ti­vos. Ati­tu­des es­tas que ele já ti­nha em ca­sa, e eu não iden­ti­fi­ca­va co­mo al­go fo­ra do co­mum. Mas a pro­fes­so­ra re­co­nhe­ceu que ha­via al­go di­fe­ren­te e ten­do co­nhe­ci­men­to so­bre o as­sun­to, me aler­tou: ‘Mãe, seu fi­lho tem sin­to­mas de au­tis­mo!’”, con­ta Dai­any Ri­bei­ro.

Ela que após o sus­to do pri­mei­ro di­ag­nós­ti­co con­fir­man­do asín­dro­me­deAs­per­ger–pri­mei­ro grau do au­tis­mo – não se dei­xou aba­ter e bus­cou aju­da mé­di­ca e es­co­lar, ime­di­a­ta­men­te. “Fo­ram mui­tos exa­mes, con­ver­sas com psi­có­lo­gas e di­re­to­ras de es­co­las. De­pois de pas­sar por três ins­ti­tui­ções de en­si­no, desde es­co­las es­pe­ci­a­li­za­das no tra­ta­men­to, até as do en­si­no re­gu­lar da re­de pri­va­da, a evo­lu­ção de Thi­er­ry e o apren­di­za­do só acon­te­ce­ram na re­de mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá”, diz.

DE­DI­CA­ÇÃO. Mãe pre­sen­te, Dai­any aju­da Thi­er­ry di­a­ri­a­men­te nas ta­re­fas es­co­la­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.