Te­a­tro fei­to em ca­sa

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Wi­la­me Pra­do wi­la­me@odi­a­rio.com

“Flo­res­cer­ro”, pe­ça es­cri­ta por Gustavo Herms­dorff e di­ri­gi­da por Lu­cas Fi­o­rin­do, é atra­ção na ci­da­de Au­tor, di­re­tor e o ator Vinicius Huggy, ra­di­ca­dos em Ma­rin­gá, le­vam ao pal­co diá­lo­go intimista so­bre o er­ro

O es­pe­tá­cu­lo “Flo­res­cer­ro”, do Gru­po de Pes­qui­sa Te­a­tral AJNA, vol­ta ao pal­co na ci­da­de, des­ta vez com­pon­do a pro­gra­ma­ção da 2ª Se­ma­na Cul­tu­ral de Ma­rin­gá. Com en­tra­da fran­ca, a mon­ta­gem po­de ser vis­ta às 20h30 de ama­nhã e sá­ba­do, no Te­a­tro Bar­ra­cão. No ano pas­sa­do, o gru­po es­tre­ou a pe­ça du­ran­te a Tem­po­ra­da Uni­ver­si­tá­ria da UEM.

“Flo­res­cer­ro” mar­ca a es­treia da AJNA e de vá­ri­os de seus in­te­gran­tes na ce­na tea- tral: é o pri­mei­ro tex­to dra­ma­túr­gi­co as­si­na­do pe­lo jor­na­lis­ta Gustavo Herms­dorff, “cria” do Nú­cleo de Dra­ma­tur­gia do Se­si, além de ser a pri­mei­ra di­re­ção de Lu­cas Fi­o­rin­do e a es­treia de Vinicius Huggy co­mo ator e fi­gu­ri­nis­ta, que di­vi­de a ce­na com André Fa­bri­cio. A ar­qui­te­ta Ana Pau­la Sis­te as­si­na o ce­ná­rio e a jor­na­lis­ta e pro­du­to­ra cul­tu­ral Ra­chel Co­e­lho é a res­pon­sá­vel pe­la pro­du­ção.

O es­pe­tá­cu­lo é o re­sul­ta­do de um tex­to poé­ti­co trans­for­ma­do em dra­ma­tur­gia di­vi­di­da em seis ce­nas, ba­si­ca­men­te ali­cer­ça­das pe­lo diá­lo­go – sim­ples, na for­ma, eden­so,no­con­teú­do–en­tre­os­fa­lan­tesAeB,An­dréFa­brí­ci­o­eVi­ni­ciusHuggy.

“Con­ce­bi­do co­mo um exer­cí­cio de uma poé­ti­ca pró­pria e pos­sí­vel, o tex­to não se fe­cha en­quan­to re­su­mo de um ti­po de men­sa­gem a ser pas­sa­da pe­lo au­tor, mas se con­fi­gu­ra, mui­to mais, en­quan­to cri­a­ção de uma ale­go­ria de mi­to que per­mi­te, por ima­gens sim­ples, a cons­tru- ção de vá­ri­os sig­ni­fi­ca­dos pró­pri­os. ‘Flo­res­cer­ro’ é um ne­o­lo­gis­mo, re­sul­ta­do da mis­tu­ra de du­as pa­la­vras que não nas­ce­ram pra fi­car jun­tas. Co­mo flo­res­ce um er­ro? Quan­tos sig­ni­fi­ca­dos po­dem exis­tir nes­se sim­ples jo­go de­sen­ti­dos?”,de­fi­neRa­chel.

O es­pe­tá­cu­lo “Flo­res­cer­ro” foi, re­cen­te­men­te con­tem­pla­do no edi­tal Vi­a­par Cul­tu­ral e ob­te­rá o re­cur­so de R$ 15 mil pa­ra, no se­gun­do se­mes­tre, cir­cu­lar pe­la ci­da­de e re­gião, pas­san­do por Pa­ra­na­vaí, Cam­po Mou­rão e Cas­ca­vel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.