Wolverine na ‘Pai­xão’

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Rafael Do­na­dio re­da­ção@odi­a­rio.com

En­ce­na­ção ao ar livre da Via Cru­cis em Ma­rin­gá tem no­va nar­ra­ção e tri­lha so­no­ra é re­mo­de­la­da Isa­ac Bar­da­vid, 84, que fez 36 pa­péis na Glo­bo e faz voz bra­si­lei­ra de Wolverine, se­rá o nar­ra­dor

A apre­sen­ta­ção da já tra­di­ci­o­nal Pai­xão­deC­ris­to­emMa­rin­gá­te­rá sua 13ª edi­ção nos di­as 1 e 3 de abril (quar­ta-fei­ra e sex­ta-fei­ra san­ta), às 20h, na pra­ça da Ca­te­dral Ba­sí­li­ca Me­nor de Nos­sa Se­nho­ra da Gló­ria. Se­guin­do os pas­sos do mai­or es­pe­tá­cu­lo brasileiro da Pai­xão, que acon­te­ce em No­va Je­ru­sa­lém, Per­nam­bu­co, a pe­ça é en­ce­na­da ao ar livre e na edi­ção des­te ano con­ta­rá com uma par­ti­ci­pa­ção glo­bal: o ator e du­bla­dor Isa­ac Bar­da­vid, 84. “O Isa­ac foi qua­se unâ­ni­me por tu­do­que­e­le­re­pre­sen­ta­pa­ra­a­du­bla­gem e a te­le­dra­ma­tur­gia. Sua voz é in­con­fun­dí­vel”, diz, en­tu­si­as­ma­do, Anselmo Jo­sé Fru­ge­rio, di­re­tor ar­tís­ti­co da As­so­ci­a­ção Cul­tu­ral Lí­rius, res­pon­sá­vel pe­la or­ga­ni­za­ção e pro­du­ção da pe­ça. Bar­da­vid tem um pa­pel mui­to im­por­tan­te na te­le­dra­ma­tur­gia bra­si­lei­ra, em no­ve­las glo­bais de gran­de su­ces­so co­mo “Ir­mãos Co­ra­gem”, “Es­cra­va Isau­ra” e par­ti­ci­pa­ções em al­guns epi­só­di­os de “Os Tra­pa­lhões” da Re­de Glo­bo, além de mui­tos ou­tros­tra­ba­lho­sem­no­ve­las,sé­ri­es, ca­sos es­pe­ci­ais e hu­mo­rís­ti­cos. O ator fi­cou tam­bém mui­to co­nhe­ci­do­co­mo­du­bla­dor­de­per­so­na­gens co­mo Es­que­le­to, da ani- ma­ção He-Man, foi a voz de Anthony Hop­kins no fil­me “Ri­chard Ni­xon”, de 1995, Freddy Kru­e­ger, na fran­quia “A Ho­ra do Pe­sa­de­lo” e Wolverine, na sé­rie de fil­mes dos su­per-heróis XMen.

2003

A Pai­xão de Cris­to ma­rin­ga­en­se sur­giu em 2003, com uma sin­ge­la apre­sen­ta­ção den­tro da Ca­te­dral e ho­je, apre­sen­ta­da ao ar livre de­fron­te a Ca­te­dral, é con­si­de­ra­do o mai­or even­to cê­ni­co da ci­da­de. A en­ce­na­ção é con­si­de­ra­da uma das mai­o­res do Pa­ra­ná, no gê­ne­ro, e dis­põe de mais de 600m de es­tru­tu­ra de pal­co e bas­ti­do­res, além da par­ti­ci­pa­ção de mais 300 pes­so­as en­tre ato­res e pro­fis­si­o­nais de apoio.

O es­pe­tá­cu­lo te­ve, es­te ano, sua tri­lha so­no­ra re­mo­de­la­da pe­lo mú­si­co ma­rin­ga­en­se Di­e­go Con­ti­e­ro e con­ta tam­bém com a par­ti­ci­pa­ção do Co­ral Ar­qui­di­o­ce­sa­no de Ma­rin­gá, re­gi­do por Ge­an­dré Na­ka­no Ra­mi­ro. Trin­ta no­vas mú­si­cas fo­ram com­pos­tas e gra­va­das es­pe­ci­al­men­te pa­ra o es­pe­tá­cu­lo. A can­to­ra ci­a­nor­ten­se Polya­na De­mo­ri, que se apre­sen­tou pa­ra o pa­pa Francisco em 2013 no Rio de Ja­nei­ro, par­ti­ci­pou das gra­va­ções.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

CRUZ. Ce­na da Pai­xão de Cris­to en­ce­na­da no ano pas­sa­do: al­to investimento e gran­de nú­me­ro de pes­so­as en­vol­vi­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.