Cri­mi­na­lís­ti­ca ini­cia exa­mes de 16 pis­to­las pa­ra ten­tar elu­ci­dar cri­me

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Roberto Silva ro­ber­tosil­va@odi­a­rio.com

Ar­mas en­ca­mi­nha­das­pa­ra exa­mes­de­con­fron­ta­ção ba­lís­ti­ca com pro­jé­til e cáp­su­la en­con­tra­dos na ce­na do cri­me são da Po­lí­cia Mi­li­tar do Pa­ra­ná.

Uma pe­ri­ta do Ins­ti­tu­to de Cri­mi­na­lís­ti­ca de Ma­rin­gá fi­ca­rá en­car­re­ga­da de exa­mi­nar 16 pis­to­las .40 re­co­lhi­das du­ran­te as in­ves­ti­ga­ções que apu­ram o as­sas­si­na­to de qua­tro jo­vens, na ma­dru­ga­da do dia 11 pas­sa­do, no mu­ni­cí­pio de Flo­ri­da (60 km de Ma­rin­gá). To­das as ar­mas são de uso res­tri­to da Po­lí­cia Mi­li­tar do Pa­ra­ná e es­ta­vam sob a car­ga de po­li­ci­ais lo­ta­dos no 4º Batalhão de Po­lí­cia Mi­li­tar (BPM), de Ma­rin­gá.

De acor­do com a che­fe da se­ção téc­ni­ca do ins­ti­tu­to, Car­mem Lú­cia Ruiz Sch­li­ch­ting, as pis­to­las se­rão con­fron­ta­das com um pro­jé­til e uma cáp­su­la, tam­bém de ca­li­bre .40 en­con­tra­dos na ce­na do cri­me. No ca­so do pro­jé­til, os exa­mes se con­cen­tra­rão nas de­for­ma­ções pro­vo­ca­das pe­las rai­as dos ca­nos das ar­mas. Com re­la­ção à cáp­su­la, tam­bém co­nhe­ci­da co­mo estojo, a aná­li­se se con­cen­tra­rá na de- for­mi­da­de que os per­cu­to­res das ar­mas cau­sam na es­po­le­ta. Em am­bos os ca­sos, tal co­mo uma im­pres­são di­gi­tal, é im­pos­sí­vel ou­tra­ar­ma­do­mes­mo­ca­li­bre­dei­xar­mar­ca­si­dên­ti­cas.

Car­mem ex­pli­cou que se­rão 32 exa­mes de con­fron­ta­ção. “É um tra­ba­lho mi­nu­ci­o­so, que pre­ci­sa ser fei­to com uso de mi­cros­có­pio ”, dis­se ela, acres­cen­tan­do não ter uma da­ta de­fi­ni­da pa­ra a con­clu­são do tra­ba­lho. A re­por­ta­gem apu­rou ser im­pos­sí­vel a tro­ca dos ca­nos de ar­mas que pos­su­em a mes­ma nu­me­ra­ção de sé­rie im­pres­sa nas la­te­rais ex­ter­nas.

Pa­ra­le­lo aos exa­mes pe­ri­ci- ais, uma fon­te po­li­ci­al con­tou que as in­ves­ti­ga­ções tam­bém se es­ten­de­rão a te­le­fo­nes ce­lu­la­res de sus­pei­tos. Al­gu­mas com­pa­nhi­as te­lefô­ni­cas se­rão aci­o­na­das pa­ra for­ne­cer da­dos so­bre li­ga­ções e po­si­ções de al­guns apa­re­lhos en­tre a noi­te e ma­dru­ga­da do cri­me. Ou­tra fon­te con­fir­mou que um dos sus­pei­tos, e sua na­mo­ra­da, man­ti­nham pá­gi­nas em uma re­de social, mas que fo­ram ra­pi­da­men­te de­sa­ti­va­das após o cri­me. O si­te que abri­ga a re­de po­de­rá ser aci­o­na­do pa­ra re­a­brir os ar­qui­vos, for­ne­cen­do, in­clu­si­ve, tro­ca de con­ver­sas pri­va­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.