Re­ne­ga­de en­ca­ra qual­quer bar­rei­ra

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Hair­ton Ponciano Agên­cia Es­ta­do

Ele che­gou pa­ra fa­zer a di­fe­ren­ça. Se o Re­ne­ga­de, em qual­quer ver­são, ten­de a con­quis­tar o pú­bli­co, na op­ção a di­e­sel, que tem pre­ço ini­ci­al de R$ 99.900, o mo­de­lo da Je­ep vem pa­ra cha­co­a­lhar o seg­men­to. Ele é o pi­o­nei­ro com es­se ti­po de mo­tor na ca­te­go­ria. Além da mai­or po­tên­cia da tur­ma (170 cv), tem tam­bém o tor­que mais al­to: os 35,7 mkgf são su­fi­ci­en­tes pa­ra se sa­far de qual­quer ti­po de en­ros­co.

O qua­tro ci­lin­dros fun­ci­o­na bem com o câm­bio au­to­má­ti­co de no­ve mar­chas. Pa­ra per­ma­ne­cer sem­pre aler­ta, es­tá ca­li­bra­do pa­ra re­du­zir mar­chas as­sim que a ro­ta­ção cai, e is­so pro­vo­ca le­ves tran­cos.

Es­sa ver­são tem com­por­ta- men­to mais bru­to que a 1.8, mas é o que o com­pra­dor de um veí­cu­lo a di­e­sel ge­ral­men­te va­lo­ri­za.

Da mes­ma for­ma, o “toc-toc­toc” do mo­tor che­ga su­a­ve­men­te à ca­bi­ne - ou­tra ca­rac­te­rís­ti­ca apre­ci­a­da por boa par­te dos cli­en­tes que op­tam por veí­cu­los com es­se ti­po de pro­pul­sor.

No off-ro­ad, o Re­ne­ga­de se sen­te em ca­sa. Co­mo no Che­ro­kee, tem um se­le­tor (Se­lec-Ter­rain) que per­mi­te adap­ta­ção ao ti­po de so­lo, se­ja areia ou la­ma, en­tre ou­tros. E pos­si­bi­li­ta blo­queio de di­fe­ren­ci­al e en­ga­te de re­du­zi­da.

A ver­são Trai­lhawk, de to­po, tem ain­da uma fun­ção ex­tra, pa­ra an­dar so­bre pe­dras, além de ser 2 cm mais al­ta em re­la­ção ao so­lo (21,2 cm). Com tu­do aci­o­na­do, na pis­ta que a mar­ca cons­truiu na fren­te da fá­bri­ca do car­ro, em Goi­a­na (PE), o Je­ep su­biu bar­ran­co, des­ceu pi­ram­bei­ra e pas­sou pe­la bu­ra­quei­ra sem re­cla­mar.

No as­fal­to, sem afun­dar o pé no ace­le­ra­dor, o ji­pi­nho des­lan­cha com mui­ta fa­ci­li­da­de. Is­so por­que o po­de­ro­so tor­que apa­re­ce a ape­nas 1.750 rpm.

Pé em­bai­xo e o mo­de­lo vai a 190 km/h, se­gun­do da­dos da Je­ep. Ace­le­rar de 0 a 100 km/h re­quer 9,9 se­gun­dos. E tu­do is­so sem gas­tar mui­to. De acor­do com da­dos da fa­bri­can­te, o mo­de­lo faz 12,3 km/l na ci­da­de e 15,9 km/l na es­tra­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.