Pro­pos­ta cria ‘su­mi­dou­ros’

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Van­da Mu­nhoz van­da@odi­a­rio.com

Ideia é ins­ta­lar sis­te­ma de cap­ta­ção de água da chu­va, nas cal­ça­das eco­ló­gi­cas, pró­xi­mo das ár­vo­res.

A As­so­ci­a­ção dos Mo­ra­do­res Eco­lo­gi­ca­men­te Cor­re­tos de Ma­rin­gá (Ame­com) pro­põe a cons­tru­ção de su­mi­dou­ros nas cal­ça­das eco­ló­gi­cas pa­ra au­men­tar a per­me­a­bi­li­za­ção do so­lo. Em­bo­ra não con­su­ma re­cur­sos pú­bli­cos, a im­plan­ta­ção do sis­te­ma de­pen­de de au­to­ri­za­ção da pre­fei­tu­ra, que apoia o pro­je­to-pi­lo­to, mas não con­cor­da que se­ja exe­cu­ta­do em uma qua­dra na área cen­tral da ci­da­de. A en­ti­da­de, no en­tan­to, ale­ga ter pa­tro­cí­nio de em­pre­sas e que le­var a ini­ci­a­ti­va pa­ra um lo­cal afas­ta­do a in­vi­a­bi­li­za­ria eco­no­mi­ca­men­te.

O ob­je­ti­vo do pro­fes­sor Ba­sí- lio Bac­ca­rin, que já foi ve­re­a­dor, em Ma­rin­gá, e é o pre­si­den­te da Ame­com,éfa­ze­ru­mex­pe­ri­men­to na qua­dra lo­ca­li­za­da en­tre as ave­ni­das Ge­tú­lio Var­gas, XV de No­vem­bro, Du­que de Ca­xi­as e a Rua Néo Al­ves Mar­tins, no Cen­tro da ci­da­de. “Em dois me­ses, po­de­re­mos ter um re­sul­ta­do do tra­ba­lho”, des­ta­ca; Ele res­sal­ta que a as­so­ci­a­ção de mo­ra­do­res eem­pre­sá­ri­os­da­qua­dra­con­cor­dam com a pro­pos­ta. Com a ne­ga­ti­va da pre­fei­tu­ra, ele diz que vai co­mu­ni­car os in­te­res­sa­dos no pro­je­to.

Os su­mi­dou­ros - ou fos­sos - con­sis­tem em bu­ra­cos com cer­ca de três me­tros de pro­fun­di­da­de e 30 cen­tí­me­tros de diâmetro,per­fu­ra­do­sa­o­la­do­da­sár­vo­res do pas­seio pú­bli­co. A es­ca­va­ção é pre­en­chi­da com pe­dras que per­mi­tem mai­or cap­ta­ção de água, sem ofe­re­cer ris­cos aos pe­des­tres. Es­ses su­mi­dou­ros, se­gun­do Bac­ca­rin, cap­ta­ri­am as águas da chu­va que ali­men­ta­ri- am as ár­vo­res. “Evi­ta que as raí­zes se de­sen­vol­vam na su­per­fí­cie em bus­ca de água. Se ti­ver água em par­te mais pro­fun­da do so­lo, as raí­zes não fi­ca­ri­am ex­pos­tas”, ex­pli­ca.

Ele acres­cen­ta que to­do o tra­ba­lho - que in­clui fis­ca­li­za­ção, exe­cu­ção dos fos­sos, en­tre ou­tros - não pro­vo­ca­rá cus­tos ao mu­ni­cí­pio.“Co­lo­ca­re­mos­pes­so­as re­cu­pe­ra­das de en­ti­da­des be­ne­fi­cen­tes pa­ra man­ter a cal­ça­da lim­pa e var­ri­da e tam­bém co­le­ta­rão o ma­te­ri­al re­ci­clá­vel das em­pre­sas e re­si­dên­ci­as da qua­dra”, afir­ma. Pa­ra is­so, a Ame­com vai uti­li­zar um veí­cu­lo, do­a­do pe­lo Uni­ce­su­mar, se­me­lhan­te aos usa­dos em cam­pos de gol­fe pa­ra trans­por­tar o ma­te­ri­al re­ci­clá­vel.

O che­fe de Ga­bi­ne­te da Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá, Luiz Car­los Man­za­to, diz que o mu­ni­cí­pio es­tá à dis­po­si­ção, mas não po­de­rá ser no Cen­tro, que pas­sa por um­pro­ces­so­de­re­vi­ta­li­za­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.