Guar­da de Sa­ran­di es­pe­ra li­be­ra­ção pa­ra au­las de ti­ro

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

O Se­cre­tá­rio de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça de Sa­ran­di, Apa­re­ci­do Antô­nio, o Ci­do Po­lí­cia, con­ta que os 33 guar­das mu­ni­ci­pais da ci­da­de es­tão na fa­se fi­nal do trei­na­men­to pa­ra que pos­sam atu­ar ar­ma­dos. O en­tra­ve atu­al é bu­ro­crá­ti­co, a Guar­da Mu­ni­ci­pal de Sa­ran­di aguar­da a li­be­ra­ção do Exér­ci­to pa­ra a aqui­si­ção das mu­ni­ções que vão ser usa­das no trei­na­men­to dos­guar­das.

“Acre­di­to que va­mos con­se­guir a li­be­ra­ção den­tro de mais uns 15 di­as. De­pois, te­re­mos o cur­so de ti­ro prá­ti­co e os guar­das po­de­rão ter o por­te de ar­ma pa­ra atu­ar nas ru­as”, afir­ma Ci­do. Pa­ra ar­mar os agen­tes, a Pre­fei­tu­ra de Sa­ran­di ad­qui­riu 24 pis­to­las ca­li­bre .380 e mais dez es­co­pe­tas ca­li­bre 12. “Faz seis me­ses que eles es­tão em trei­na­men­to. Se não ti­vés­se­mos es­te en­tra­ve bu­ro­crá­ti­co, eles já te­ri­am con­cluí­do o cur­so e es­ta­ri­am nas ru­as, ar­ma­dos”, diz. Os gua­das de Sa­ran­di re­a­li­zam o trei­na­men­to no 4º Batalhão da Po­lí­cia Mi­li­tar, o que se tor­nou pos­sí­vel por meio de um con­vê­nio da pre­fei­tu­ra com a

e Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca. “Pre­ten­de­mos am­pli­ar o efetivo e con­tra­tar mais 20 guar­das es­te ano. E, pa­ra es­tes pro­fis­si­o­nais, pre­ten­de­mos ofe­re­cer o trei­na­men­to na 2ª Es­fa­ep”, diz.

Pa­ra o se­cre­tá­rio, ar­mar a Guar­da Mu­ni­ci­pal de Sa­ran­di é uma me­di­da de ex­tre­ma im­por­tân­cia, pois a cor­po­ra­ção tem fei­to vá­ri­os tra­ba­lhos em con­jun­to com ou­tras for­ças po­li­ci­ais. “Os mar­gi­nais es­tão ca­da vez mais ar­ma­dos e se pro­fis­si­o­na­li­zan­do. Atu­al­men­te, te­mos fei­to um tra­ba­lho com as ar­mas de cho­que, mas com os ar­ma­men­tos, eles te­rão mais se­gu­ran­ça e for­ça pa­ra ir pa­ra ci­ma da ma­lan­dra­gem, jun­to com a Po­lí­cia Mi­li­tar e a Po­lí­cia Ci­vil”, diz.

Na ava­li­a­ção do se­cre­tá­rio, o ar­ma­men­to tam­bém vai tra­zer mais se­gu­ran­ça pa­ra os mo­ra­do­res de Sa­ran­di. “Nin­guém vai sair ati­ran­do ou ma­tan­do. O ar­ma­men­to vai ga­ran­tir mais se­gu­ran­ça aos agen­tes que atu­am nas ru­as e, prin­ci­pal­men­teà­po­pu­la­ção.”

—FO­TO: JC FRA­GO­SO

///Mu­ri­loGat­ti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.