‘Con­tra o uso de ar­mas’

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

O pro­mo­tor dos Di­rei­tos Cons­ti­tu­ci­o­nais de Ma­rin­gá, Maurício Ka­la­che, che­gou a pe­dir,em­me­a­dos­do­a­no­pas­sa­do, a aber­tu­ra de uma Ação Di­re­ta de In­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de (Adin) con­tra a al­te­ra­ção fei­ta na Lei Or­gâ­ni­ca do Mu­ni­cí­pio pa­ra evi­tar que a Guar­da Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá­pas­sas­se­au­sa­rar­mas. Pos­te­ri­or­men­te, com a mu­dan­ça na lei fe­de­ral, o ar­gu­men­to de Ka­la­che­não­pros­pe­rou.

1 Por que o se­nhor é con­tra­aGu­ar­da­ar­ma­da?

— “A Guar­da Mu­ni­ci­pal, pe­los seus ob­je­ti­vos ins­ti­tu­ci­o­nais, não pre­ci­sa de ar­ma de fo­go. A ideia não é subs­ti­tuir a Po­lí­cia Mi­li­tar. Sou con­tra a am­pli­tu­de que a lei na­ci­o­nal deu. Sou con­tra o uso de ar­mas le­tais pe­las Gu­ar­dasMu­ni­ci­pais.Ar­mas­não­le­tais acho im­por­tan­te que te­nham.

2 Há­ris­cos?

— “Ha­ve­rá ris­cos se os guar­das não es­ti­ve­rem su­fi­ci­en­te­men­te trei­na­dos. Tam­bém te­nho pre­o­cu­pa­ção com o uso da ar­ma em si­tu­a­ções não tí­pi­cas de po­lí­cia, por con­ta do­ris­co­de da­nos.

3 Apon­ta­ri­a­al­ter­na­ti­vas?

— “Ava­lio a aqui­si­ção das ar­mas co­mo um des­per­dí­cio. Até que se pro­ve o con­trá­rio, ve­jo co­mo um equí­vo­co. Se­ria mais ade­qua­do in­ves­tir na me­lho­ria da ilu­mi­na­ção da ci­da­de e em me­di­das pa­ra co­lo­car as câ­me­ras pa­ra fun­ci­o­nar­de­for­ma­mai­se­fe­ti­va.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.