JOR­NAL ES­CO­LAR

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Naya­ra Spes­sa­to

“Fo­ram seis me­ses de mui­to tra­ba­lho”, des­ta­ca a pro­fes­so­ra Pris­ci­la Ca­ro­li­na Man­to­va­ni que le­ci­o­na no am­bi­en­te in­for­ma­ti­za­do da Es­co­la Mu­ni­ci­pal Ayr­ton Plai­sant, em Ma­rin­gá. Ci­en­te de que o jor­nal é uma im­por­tan­te fer­ra­men­ta pe­da­gó­gi­ca que pos­si­bi­li­ta ao alu­no o con­ta­to com os mais di­ver­sos gê­ne­ros tex­tu­ais, Pris­ci­la não te­ve dú­vi­das da óti­ma opor­tu­ni­da­de que ti­nha em mãos quan­do re­ce­beu o con­vi­te da se­cre­ta­ria da edu­ca­ção da ci­da­de, pa­ra de­sen­vol­ver um jor­nal es­co­lar com seus alu­nos dos quar­tos e quin­tos anos.

“Mi­nha pri­mei­ra es­co­lha foi a de fa­zer com que as cri­an­ças se sen­tis­sem ver­da­dei­ros re­pór­te­res e edi­to­res, pa­ra is­so, to­dos par­ti­ci­pa­ram e fo­ram ati­vos du­ran­te os pro­ces­sos de pro­du­ção”, con­ta a pro­fes­so­ra.

Os alu­nos, que já ti­nham o con­ta­to com o im­pres­so nas au­las de Lín­gua Por­tu­gue­sa apro­va­ram a pro­pos­ta e se de­di­ca­ram pa­ra que as idei­as fos­sem pa­ra o pa­pel. “Eles es­ti­ve­ram mo­ti­va­dos em to­das as au­las e se em­pe­nha­ram a re­a­li­zar um tra­ba­lho ca­da vez me­lhor”, diz Pris­ci­la.

Os pais tam­bém aju­da­ram na cons­tru­ção do jor­nal es­co­lar. As ati­vi­da­des se es­ten­de­ram pa­ra além dos mu­ros da ins­ti­tui­ção de en­si­no. Nas ma­té­ri­as com re­la­ção ao fol­clo­re brasileiro, co­mo de­ver de ca­sa, as cri­an­ças ques­ti­o­na­ram seus res­pon­sá­veis so­bre len­das, mi­tos, re­cei­tas po­pu­la­res e dan­ças tí­pi­cas que eles co­nhe­cem. Com is­so, a tur­ma to­da vol­tou pa­ra a sa­la de au­la­com­bas­tan­te­con­teú­do.

As­sim co­mo nas re­da­ções jor­na­lís­ti­cas, a es­co­lha do que se­ria pu­bli­ca­do no jor­nal foi fei­ta du­ran­te uma reu­nião de pau­ta. Osa­lu­nos,nes­te­ca­so­de­no­mi­na­dos edi­to­res, se reu­ni­ram pa­ra de­ci­dir, em meio a tan­tas in­for­ma­ções, o que re­al­men­te de­ve­ria re­ce­ber es­pa­ço nas pá­gi­nas do “No­tí­ci­as da Es­co­la” – no­me da­do ao jor­nal es­co­lar da Ayr­ton Play­sant.

No Am­bi­en­te Edu­ca­ci­o­nal In­for­ma­ti­za­do, os es­tu­dan­tes de­sen­vol­ve­ram a fun­ção dos dia- gra­ma­do­res e re­di­gi­ram tex­tos, edi­ta­ram fo­tos e com a aju­da da pro­fes­so­ra su­ge­ri­ram a me­lhor­di­a­gra­ma­ção­pa­ra­oim­pres­so. “Nes­te pro­ces­so as cri­an­ças co­nhe­ce­ram fer­ra­men­tas da in­for­má­ti­ca que as au­xi­li­ou a cri­a­rem, in­clu­si­ve, pan­fle­tos de di­vul­ga­ção”, en­fa­ti­za Pris­ci­la.

A di­re­to­ra da es­co­la, Ra­quel Silva Ma­ne­ta com­pro­va os bons re­sul­ta­dos do jor­nal es­co­lar. “To­do tra­ba­lho que en­vol­ve prá­ti­ca sur­te mai­or efei­to, pois os alu­nos se de­di­cam mais e con­si­de­ram a ati­vi­da­de sig­ni­fi­ca­ti­va. Com is­so, a par­ti­ci­pa­ção dos pais é au­to­má­ti­ca, os es­tu­dan­tes aca­bam re­pas­san­do o que pro­du­zem em sa­la pa­ra a fa­mí­lia e elas con­tri­bu­em com co­nhe­ci­men­to.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.