Fis­ca­li­za­ção na Ex­poin­gá de­ve ser mo­der­ni­za­da

O Diario do Norte do Parana - - AGRONEGÓCIO - Informações

Ain­da nes­te mês o ve­re­a­dor Ro­gé­rio do Car­mo (PR) de­ve apre­sen­tar na Câ­ma­ra de Ma­rin­gá um pro­je­to de lei que le­ve a So­ci­e­da­de Ru­ral de Ma­rin­gá (SRM) a ins­ta­lar dis­po­si­ti­vos de con­ta­gem ele­trô­ni­ca em to­dos os se­to­res do par­que de ex­po­si­ção em que ocor­ra pa­ga­men­to de in­gres­sos, co­mo por­ta­ria, par­que de di­ver­sões, bar­ra­cas e pa­vi­lhões em que se­jam re­a­li­za­dos shows ar­tís­ti­cos pa­gos.

O ob­je­ti­vo, se­gun­do o ve­re­a­dor, é dis­po­ni­bi­li­zar mei­os pa­ra que a pre­fei­tu­ra te­nha me­lhor con­tro­le so­bre a mo­vi­men­ta­ção de re­cur­sos du­ran­te even­tos no par­que, prin­ci­pal­men­te du­ran­te a Ex­po­si­ção Fei­ra Agro­pe­cuá­ria (Ex­poin­gá), que che­ga a re­ce­ber aci­ma de 100 mil vis­tan­tes em um dia.

“Não te­mos na­da con­tra a So­ci­e­da­de Ru­ral, que ad­mi­nis­tra o par­que, aliás, acho que ela dá uma gran­de con­tri­bui­ção à ci­da­de e à re­gião ao re­a­li­zar aqui em Ma­rin­gá uma das me­lho­res feiras agro­pe­cuá­ri­as do Bra­sil”, diz Do Car­mo. “O que pre­ten­de­mos é cri­ar mei­os pa­ra me­lho­rar a fis­ca­li­za­ção, pois a pre­fei­tu­ra não tem con­di­ções de fis­ca­li­zar to­dos os se­to­res de um par­que­do­ta­ma­nho­do­nos­so­du­ran­teu­me­ven­to­des­se­por­te”.Se­gun­do ele, nem a pró­pria SRM tem con­di­ções de man­ter uma fis­ca­li­za­ção com­ple­ta.

“Um con­tro­le me­lhor da quan­ti­da­de de pes­so­as que en­tram no par­que, que pa­gam pa­ra se di­ver­tir no par­que de di­ver­sões ou nas bar­ra­cas que têm shows te­rá re­fle­xo no ISSQN [Im­pos­to So­bre Ser­vi­ço de Qual­quer Na­tu­re­za] re­co­lhi­do pe­la pre­fei­tu­ra. E a trans­pa­rên­cia é um de­se­jo de to­da a po­pu­la­ção e nós, co­mo le­gis­la­do­res, te­mos a obri­ga­ção de ga­ran­tir es­ta trans­pa­rên­cia”, ex­pli­ca. Den­tro des­sa li­nha de pen­sa­men­to, na ses­são da Câ­ma­ra da úl­ti­ma quin­ta-fei­ra, Do Car­mo te­ve apro­va­do pe­los de­mais ve­re­a­do­res um Re­que­ri­men­to à pre­fei­tu­ra so­li­ci­tan­do informações so­bre os al­va­rás ex­pe­di­dos, co­bran­ça de im­pos­tos e atu­a­ção da Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria du­ran­te a Ex­poin­gá.

De acor­do com o ve­re­a­dor, não se tem co­nhe­ci­men­to so­bre os pro­ce­di­men­tos a se­rem ado­ta­dos pe­la vi­gi­lân­cia nas bar­ra­cas gas­tronô­mi­cas, so­bre o li­cen­ci­a­men­to e so­bre a exi­gên­cia de ex­po­si­ção do al­va­rá, co­mo acon­te­ce nos ba­res, res­tau­ran­tes, lan­cho­ne­tes e su­per­mer­ca­dos do co­mér­cio lo­cal.

To­dos os as­sun­tos es­tão sen­do le­van­ta­dos pe­la pre­fei­tu­ra e se­rão en­ca­mi­nha­dos nes­ta quar­ta-fei­ra pa­ra a Câ­ma­ra, se­gun­do in­for­mou on­tem o che­fe de Ga­bi­ne­te da pre­fei­tu­ra, Do­min­gos Tre­vi­san. “As respostas não fi­ca­ram pron­tas an­tes por­que ti­ve­mos um fe­ri­a­do no iní­cio da se­ma­na e pre­ci­sá­va­mos de tem­po pa­ra jun­tar­mos informações de di­fe­ren­tes se­cre­ta­ri­as, co­mo Fa­zen­da e Saú­de”.

A re­por­ta­gem de O Diá­rio não con­se­guiu ou­vir a pre­si­den­te da So­ci­e­da­de Ru­ral, Ma­ria Ira­clé­zia de Araú­jo, so­bre o as­sun­to, mas a as­ses­so­ria de im­pren­sa adi­an­tou que a en­ti­da­de sem­pre pro­cu­rou agir com trans­pa­rên­cia e es­tá dis­pos­ta a acei­tar qual­quer ti­po de fis­ca­li­za­ção pe­la pre­fei­tu­ra. Se­gun­do a as­ses­so­ria, a So­ci­e­da­de Ru­ral en­ten­de que pa­ra a pre­fei­tu­ra é di­fí­cil re­a­li­zar uma fis­ca­li­za­ção com­ple­ta em um even­to do por­te da Ex­poin­gá e as­sim pre­ci­sa mes­mo de mei­os que ve­nham a mo­der­ni­zar a for­ma de ter mai­or con­tro­le so­bre a fes­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.