O Diario do Norte do Parana - - GERAL -

Por 3 a 2, a Se­gun­da Tur­ma do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) de­ci­diu na tar­de des­ta ter­ça-fei­ra re­vo­gar a pri­são pre­ven­ti­va do ex-mi­nis­tro Jo­sé Dir­ceu. O re­sul­ta­do do jul­ga­men­to mar­ca uma no­va der­ro­ta pa­ra o mi­nis­tro Ed­son Fa­chin (re­la­tor da La­va Ja­to no STF), o juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro e a for­ça-ta­re­fa da La­va Ja­to.

Ao mes­mo tem­po em que con­ce­de­ram li­ber­da­de, os mi­nis­tros da Se­gun­da Tur­ma do STF atri­buí­ram a Mo­ro, res­pon­sá­vel pe­las du­as con­de­na­ções con­tra Dir­ceu na pri­mei­ra ins­tân­cia, de­fi­nir as me­di­das cau­te­la­res que se­rão im­pos­tas ao pe­tis­ta.

Três dos cin­co mi­nis­tros da Se­gun­da Tur­ma vo­ta­ram por re­vo­gar a pri­são pre­ven­ti­va de Dir­ceu: Gil­mar Men­des, Di­as Tof­fo­li e Ri­car­do Lewan­dows­ki. A fa­vor da ma­nu­ten- ção, os mi­nis­tros Ed­son Fa­chin e Cel­so de Mel­lo.

Dir­ceu es­tá pre­so pre­ven­ti­va­men­te des­de agos­to de 2015 e, de lá pra cá, já foi con­de­na­do du­as ve­zes por Mo­ro, da 13ª Va­ra Fe­de­ral de Cu­ri­ti­ba, res­pon­sá­vel na pri­mei­ra ins­tân­cia pe­las ações pe­nais so­bre o es­que­ma de cor­rup­ção na Pe­tro­bras.

“Não se po­den­do im­por ao pa­ci­en­te que aguar­de pre­so in­de­fi­ni­da­men­te even­tu­al con­de­na­ção no se­gun­do grau. A pri­são aca­ba re­pre­sen­tan­do uma pu­ni­ção an­te­ci­pa­da, sem uma con­de­na­ção em se­gun­do grau”, des­ta­cou Ri­car­do Lewan­dows­ki.

Pa­ra Lewan­dows­ki, o que se es­tá ven­do é “é pri­sões a par­tir de uma de­ci­são de pri­mei­ro grau”. “Is­so evi­den­te­men­te é ve­da­do no nos­so or­de­na­men­to ju­rí­di­co cons­ti­tu­ci­o­nal e ve- da­do em qual­quer país ci­vi­li­za­do”, cri­ti­cou.

Tof­fo­li re­co­nhe­ceu a gra­vi­da­de dos de­li­tos pe­los quais Dir­ceu foi con­de­na­do em Cu­ri­ti­ba, mas dis­se não ha­ver no­vos ar­gu­men­tos que jus­ti­fi­quem a con­ti­nui­da­de da pri­são pre­ven­ti­va do ex-mi­nis­tro do PT.

—FO­TO: FER­NAN­DO FRAZÃO/ABR

EM LI­BER­DA­DE. Con­de­na­do em pri­mei­ra ins­tân­cia por du­as ve­zes, ex­mi­nis­tro do PT dei­xa­rá pri­são em Cu­ri­ti­ba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.