TSE cas­sa go­ver­na­dor do Ama­zo­nas por 5 a 2

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Bra­sil ge­ral@odi­a­rio.com

Por 5 vo­tos a 2, o Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) con­fir­mou on­tem a cas­sa­ção do man­da­to do go­ver­na­dor do Ama­zo­nas, Jo­sé Melo (Pros). Ele foi con­de­na­do por com­pra de vo­tos nas elei­ções de 2014, quan­do foi re­e­lei­to no se­gun­do tur­no com 55,5% dos vo­tos. A de­ci­são tem efei­to ime­di­a­to. A mai­o­ria dos mi­nis­tro­sen­ten­deu­tam­bém­que no­vas elei­ções di­re­tas de­vem ser re­a­li­za­das no Ama­zo­nas ain­da nes­te se­mes­tre. O vi­ce-go­ver­na­dor, Hen­ri­que de Oli­vei­ra (SD), tam­bém­foi­cas­sa­do.

O jul­ga­men­to des­ta quin­ta- fei­ra con­fir­ma a de­ci­são to­ma­da em mar­ço do ano pas­sa­do pe­lo Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral (TRE)doA­ma­zo­nas.

Os vo­tos pe­la cas­sa­ção no TSE fo­ram­dos­mi­nis­trosLuísRo­ber­to Bar­ro­so, Ed­son Fa­chin, Her­man Ben­ja­min, Ad­mar Gon­za­ga e Ro­sa We­ber. Vo­ta­ram a fa­vor da manutenção do go­ver­na­dor no car­go os mi­nis­tros Na­po­leão Nu­nes, re­la­tor do pro­ces­so, e a mi­nis­tra Lu­ci­a­na Lós­sio.

Pro­vas

In­ves­ti­ga­ções da Po­lí­cia Fe­de­ral mos­tra­ram que Nair Blair, re­co­nhe­ci­da por tes­te­mu­nhas co­mo as­ses­so­ra do go­ver­na­dor, des­vi­ou re­cur­sos de um con­tra­to de sua em­pre­sa de se­gu­ran­ça com o go­ver­no do Ama­zo­nas pa­ra com­prar vo­tos de evan­gé­li­cos pe­la re­e­lei­ção de Melo.

A dis­tri­bui­ção de di­nhei­ro a elei­to­res pa­ra a com­pra de ces­tas bá­si­cas, aju­da de cus­to pa­ra vi­a­gens, con­fec­ção de tú­mu­lo, en­tre ou­tros au­xí­li­os, te­ria ocor­ri­do em sa­la re­ser­va­da no pró­prio co­mi­tê­de­cam­pa­nha­do­can­di­da­to.

O re­la­tor, mi­nis­tro Na­po­leão Nu­nes, e a mi­nis­tra Lu­ci­a­na Lós­sio, que fo­ram os pri­mei­ros a vo­tar e ficaram ven­ci­dos no jul­ga­men­to, re­co­nhe­ce­ram ter fi­ca­do com­pro­va­da a com­pra de vo­tos, mas con­si­de­ra­ram não ha­ver pro­vas ro­bus­tas de que o go­ver­na­dor hou­ves­se per­mi­ti­do ou se­quer ti­ves­se co­nhe­ci­men­to do ato.

—FO­TO: HERICK PEREIRA/AADES

FRAU­DE. Jo­sé Melo (Pros), que foi elei­to com 55,5% dos vo­tos no se­gun­do tur­no, dei­xa o car­go ime­di­a­ta­men­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.