Do­ce de lei­te é o do­ce pre­di­le­to do Pa­pa, mas um de­ta­lhe im­por­tan­te: pre­ci­sa ser ar­gen­ti­no

O Diario do Norte do Parana - - GERAL -

O Pa­pa Fran­cis­co já se de­cla­rou fã de sor­ve­te, ma­te (pri­mo do chi­mar­rão) e, prin­ci­pal­men­te, do­ce de lei­te – ar­gen­ti­no, im­por­tan­te su­bli­nhar. So­bre o lí­der re­li­gi­o­so ca­tó­li­co tam­bém é opor­tu­no lem­brar que no iní­cio do seu pa­pa­do ele re­ce­beu di­plo­ma de som­me­li­er ho­no­rá­rio da as­so­ci­a­ção ita­li­a­na dos es­pe­ci­a­lis­tas em vi­nho. Sou­be­se nes­sa oca­sião, pe­lo pró­prio Pa­pa, que ele não é abs­tê­mio co­mo se di­vul­gou lo­go após sua pos­se. “Be­bo vi­nhos ita­li­a­nos e de ou­tras par­tes do mun­do, mas sóum­pou­qui­nho”,dis­se.

As pre­fe­rên­ci­as do pa­pa, além dos do­ces, são em­pa­na­das de pe­pe­ro­ni api­men­ta­das e bi­fes gre­lha­dos, co­mo re­ve­lou Da­vid Geis­ser, ex-cozinheiro e mem­bro da Guar­da Suí­ça no livro ‘Bom Ape­ti­te, Guar­da Suí­ça’, on­de re­ve­la re­cei­tas pre­fe­ri­das da San­ta Sé. Mas so­bre a fa­ma do do­ce de lei­te ar­gen­ti­no, con­quis­ta­da mui­to an­tes do pa­pa as­su­mir sua pre­fe­rên­cia por ele, até em fun­ção de sua ori­gem, não há exa­ta­men­te ra­zões es­pe­cí­fi­cas, ex­ce­to que os her­ma­nos trans­for­ma­ram o pre­pa- ro da igua­ria nu­ma ‘cul­tu­ra’.

Con­si­de­ra­do pa­trimô­nio cul­tu­ral e gas­tronô­mi­co, o dul­ce de le­che é ti­do co­mo um ali­men­to pu­ra­men­te na­ci­o­nal, pre­sen­te no co­ti­di­a­no das pes­so­as e con­su­mi­do em to­do país. Na ela­bo­ra­ção do do­ce, os ar­gen­ti­nos usam lei­te gor­do e cre­mo­so, oriun­do das ra­ças ho­lan­de­sa e Jer­sey. Ape­nas pa­ra con­tras­tar, o do­ce bra­si­lei­ro é fei­to com lei­te mais ma­gro. Mi­nas Ge­rais é re­fe­rên­cia na­ci­o­nal na pro­du­ção, mas os ar­gen­ti­nos só vis­lum­bram al­gu­ma con­cor­rên­cia pa­ra seu pro­du­to en­tre os pro­du­to­res uru­guai­os, que se­guem receita mui­to se­me­lhan­te àque­la usa­da pe­los seus vi­zi­nhos plan­ti­nos.

DE LEI­TE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.