Pa­dre quer vol­tar ao mi­nis­té­rio após ser acu­sa­do

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Taís Na­ka­ku­ra tais­na­ka­ku­ra@odi­a­rio.com Pa­ró­quia

Des­de o dia 2 de mar­ço des­te ano, o pa­dre Jair Apa­re­ci­do Fa­vo­ret­to es­tá afas­ta­do das ati­vi­da­des mi­nis­te­ri­ais em Ma­rin­gá. Ele co­or­de­na­va a Pa­ró­quia Sa­gra­do Co­ra­ção de Je­sus na ci­da­de e pe­diu à Ar­qui­di­o­ce­se pa­ra se afas­tar, pois res­pon­de a um pro­ces­so no qual é acu­sa­do de ter in­du­zi­do um jo­vem de 18 anos à pros­ti­tui­ção em Ro­sa­na (SP). Na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra, no en­tan­to, o pa­dre pro­to­co­lou um do­cu­men­to re­que­ren­do o re­tor­no às ati­vi­da­des.

Na da­ta de afas­ta­men­to, um jor­nal pau­lis­ta ha­via pu­bli­ca- do uma ma­té­ria so­bre o pro­ces­so mo­vi­do pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Es­ta­du­al con­tra o pa­dre, afir­man­do que, se­gun­do a acu­sa­ção, Fa­vo­ret­to te­ria ofe­re­ci­do R$ 20 a um jo­vem de 18 anos pa­ra que o mas­tur­bas­se. Is­so te­ria acon­te­ci­do em um ran­cho do sa­cer­do­te, na ci­da­de de Ro­sa­na, no dia 12 de se­tem­bro de 2016.

O pa­dre afir­ma que é ino­cen­te e que se afas­tou pa­ra res­pon­der me­lhor à acu­sa­ção. “O fa­to alegado ja­mais ocor­reu e mi­nha ino­cên­cia fi­ca­rá de­mons­tra­da no pro­ces­so. Por cor­rer em se­gre­do de jus­ti­ça, não pos­so dar mais de­ta­lhes. Me afas­tei pa­ra po­der, com tran­qui­li­da­de, res­pon­der so­bre aqui­lo de que es­tou sen­do in­jus­ta­men­te acu­sa­do”, des­ta­ca o sa­cer­do­te. Ele diz tam­bém que as­sim que for cha­ma­do pe­la Jus­ti­ça, apre­sen­ta­rá a de­fe­sa.

Fa­vo­ret­to fri­sa, no en­tan­to, que gos­ta­ria de vol­tar a exer­cer as ati­vi­da­des mi­nis­te­ri­ais, por is­so pro­to­co­lou o pe­di­do na Mi­tra Ar­qui­di­o­ce­sa­na. “Que­ro vol­tar pa­ra con­ti­nu­ar exer­cen­do meu mi­nis­té­rio sa­cer­do­tal. Os fiéis pe­dem meu re­tor­no. Não acho jus­to fi­car afas­ta­do de mi­nha mis­são por con­ta de acu­sa­ções men­ti­ro­sas e in­fun­da­das. Sin­to fal­ta de re­zar as mis­sas diá­ri­as e do con­tra­to com meu po­vo”, jus­ti­fi­ca.

Dom Anu­ar Bat­tis­ti, ar­ce­bis­po da Ar­qui­di­o­ce­se de Ma- rin­gá, es­ta­va fo­ra da ci­da­de na quin­ta-fei­ra e não ha­via to­ma­do co­nhe­ci­men­to do pe­di­do de re­tor­no do pa­dre ain­da, mas ques­ti­o­na os mé­to­dos uti­li­za­dos.

“Es­sa ad­vo­ga­da [que atua na de­fe­sa do pa­dre no pro­ces­so e in­for­mou so­bre o pe­di­do pro­to­co­la­do] es­tá, co­mo se diz na lin­gua­gem po­pu­lar, co­lo­can­do a car­ro­ça na fren­te dos bois. Es­sa ati­tu­de é to­tal­men­te fo­ra de pra­xe. Na igre­ja, o ca­mi­nho é da con­ver­sa, do diá­lo­go pes­so­al”, diz dom Anu­ar.

Ele acres­cen­ta tam­bém que é di­fí­cil to­mar uma de­ci­são so­bre o re­tor­no ou não do pa­dre, pois a ar­qui­di­o­ce­se ain­da não tem aces­so às in­for- ma­ções do pro­ces­so.

“Até o mo­men­to, a ad­vo­ga­da não nos pro­cu­rou pa­ra in­for­mar so­bre o pro­ces­so. Ape­nas sa­ben­do do ca­so por­que saiu no jor­nal e, co­mo o ca­so cor­re em si­gi­lo, só a ad­vo­ga­da po­de­ria sa­ber o que diz o pro­ces­so e ela não nos fa­lou na­da”, ex­pli­ca.

Se­gun­do o ar­ce­bis­po, na épo­ca em que o pa­dre Jair Fa­vo­ret­to foi afas­ta­do, o pe­di­do par­tiu do pró­prio acu­sa­do. “Ele [pa­dre Jair] mes­mo pe­diu pa­ra ser afas­ta­do do exer­cí­cio mi­nis­te­ri­al en­quan­to du­ras­se o pro­ces­so.”

Ques­ti­o­na­do so­bre o que fa­ria ca­so o pro­ces­so pro­vas­se que o sa­cer­do­te é cul­pa­do, dom Anu­ar ex­pli­cou que o pa­dre te­ria que res­pon­der cri­mi­nal­men­te. “De­ve­rá se­guir o pro­ces­so: se for con­de­na­do, ele te­rá que cum­prir a pe­na im­pos­ta co­mo ci­da­dão, não co­mo pa­dre. As­sim é o pro­ce­di­men­to na igre­ja”. Se o juiz con­si­de­rar o pa­dre ino­cen­te, não se­rá apli­ca­da pe­na­li­da­de a ele. Des­de o afas­ta­men­to do pa­dre, em 2 de mar­ço, a Pa­ró­quia Sa­gra­do Co­ra­ção de Je­sus es­tá sem a fi­gu­ra do pá­ro­co. De acor­do com Dom Anu­ar, já há al­guns can­di­da­tos e, no dia 25 de maio, o no­me do pa­dre res­pon­sá­vel pe­las co­mu­ni­da­des se­rá de­fi­ni­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.