Pro­du­ção de veí­cu­los so­be 11,4% em um ano no País

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - An­dré Íta­lo Ro­cha Agên­cia Es­ta­do

De­sem­pe­nho foi pu­xa­do pe­las ex­por­ta­ções, se­gun­do le­van­ta­men­to da An­fa­vea Na com­pa­ra­ção com mar­ço, en­tre­tan­to, foi re­gis­tra­da que­da de qua­se 19%

Mais uma vez pu­xa­da pe­las ex­por­ta­ções, a pro­du­ção de veí­cu­los no Bra­sil cres­ceu 11,4% em abril des­te ano an­te igual mês do ano pas­sa­do, pa­ra 191,1 mil uni­da­des, in­for­mou on­tem a As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Fa­bri­can­tes de Veí­cu­los Au­to­mo­to­res (An­fa­vea). Na com­pa­ra­ção com mar­ço, no en­tan­to, hou­ve que­da de 18,8%, em par­te por cau­sa de um me­nor nú­me­ro de di­as úteis em abril, que con­tou com dois fe­ri­a­dos.

No acu­mu­la­do do ano, o nú­me­ro de uni­da­des pro­du­zi­das avan­ça 20,9% em re­la­ção a igual pe­río­do de 2016. O cres­ci­men­to tem si­do im­pul­si­o­na­do pe­lo au­men­to das ex­por­ta­ções. As ven­das pa­ra o ex­te­ri­or têm si­do a vál­vu­la de es­ca­pe pa­ra a in­dús­tria au­to­mo­bi­lís­ti­ca, que ain­da en­fren­ta uma bai­xa de­man­da por veí­cu­los no Bra­sil, em ra­zão do ele­va­do ní­vel de de­sem­pre­go e da res­tri­ção ao cré­di­to.

Em abril fo­ram ex­por­ta­das 58,7 mil uni­da­des de au­to­mó­veis, co­mer­ci­ais le­ves, ca­mi­nhões e ôni­bus, o que re­pre­sen­ta ex­pan­são de 48,1% na com­pa­ra­ção com abril do ano pas­sa­do, mas re­cuo de 14,2% an­te mar­ço. Em va­lo­res, as ven­das pa­ra o ex­te­ri­or so­ma­ram US$ 1,261 bi­lhão no mês, al­ta de 55,5% na com­pa­ra­ção com o mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do. No acu­mu­la­do do ano, hou­ve avan­ço de 64,2% so­bre igual pe­río­do de 2016, pa­ra 232,1 mil uni­da­des, re­sul­ta­do co­me­mo­ra­do pe­lo pre­si­den­te da An­fa­vea,An­to­ni­oMe­ga­le.

“As ex­por­ta­ções con­ti­nu­am sen­do for­tes, foi o me­lhor qua­dri­mes­tre da his­tó­ria. A ca­da três car­ros, dois são ven­di­dos pa­ra mer­ca­do in­ter­no e um vai pa­ra ex­por­ta­ção, is­so é es­for­ço con­jun­to das em­pre­sas, mas tam­bém do aper­fei­ço­a­men­to dos acor­dos co­mer­ci­ais com ou­tros paí­ses”, des­ta­cou Me­ga­le.

A pro­du­ção de veí­cu­los le­ves, que con­si­de­ra au­to­mó­veis e co­mer­ci­ais le­ves, te­ve avan­ço de 11,5% em abril an­te abril do ano pas­sa­do, pa­ra 183,6 mil uni­da­des. Já em re­la­ção a mar­ço, a in­dús­tria te­ve re­tra­ção de 19,4%. O re­sul­ta­do acu­mu­la­do do ano, por­tan­to, é de cres­ci­men­to de 21,6%.

En­tre ca­mi­nhões, o nú­me­ro de uni­da­des mon­ta­das che­gou a 5,9 mil no quar­to mês do ano, cres­ci­men­to de 13,5% an­te igual mês de 2016, mas bai­xa de 0,9% em re­la­ção a mar­ço. Os nú­me­ros le­vam a uma al­ta de 6,5% na pro­du­ção acu­mu­la­da em 2017 an­te igua­lin­ter­va­lo­do­a­no­pas­sa­do.

O seg­men­to de ôni­bus é o úni­co que per­ma­ne­ce com que­das em to­das as com­pa­ra­ções. Fo­ram 1,4 mil uni­da­des pro­du­zi­das em abril, que­da de 5,9% em re­la­ção a abril do ano pas­sa­do, re­tra­ção de 11,5% na com­pa­ra­ção com mar­ço e bai­xa de 5,4% no­a­cu­mu­la­do­do­a­no.

Ape­sar da al­ta na pro­du­ção em qua­se to­dos os seg­men­tos da in­dús­tria, as mon­ta­do­ras con­ti­nu­am fe­chan­do pos­tos de em­pre­go. Em abril, fo­ram 121 va­gas fe­cha­das. Em 12 me­ses, o sal­do do em­pre­go no se­tor é ne­ga­ti­vo em 8.419.

Ven­das­de­no­vos­ca­em

A ven­da de veí­cu­los no­vos no Bra­sil al­can­çou 156,8 mil uni­da­des em abril, bai­xa de 3,7% em com­pa­ra­ção com igual mês do ano pas­sa­do e que­da de 17,1% so­bre o re­sul­ta­do de mar­ço. No acu­mu­la­do do ano até abril, o mer­ca­do caiu 2,4% em re­la­ção a igual pe­río­do do ano an­te­ri­or, pa­ra 628,9 mil uni­da­des, en­tre au­to­mó­veis, co­mer­ci­ais le­ves, ca­mi­nhões e ôni­bus.

Por seg­men­to, as ven­das de au­to­mó­veis e co­mer­ci­ais le­ves, jun­tos, so­ma­ram 152,6 mil uni­da­des em abril, re­tra­ção de 3,3% em re­la­ção a abril de 2016 e de 17,1% an­te o vo­lu­me do mês an­te­ri­or Os em­pla­ca­men­tos des­tes dois seg­men­tos acu­mu­lam, de ja­nei­ro a abril, re­cuo de 1,6% so­bre igual in­ter­va­lo do ano pas­sa­do, pa­ra 613,2 mil uni­da­des.

FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

PA­RA FO­RA. No mês pas­sa­do, 58,7 mil uni­da­des de au­to­mó­veis, co­mer­ci­ais le­ves, ca­mi­nhões e ôni­bus fo­ram pa­ra fo­ra do Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.