Fal­ta de as­fal­to ge­ra trans­tor­nos

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

No Jar­dim San­ta­na, a ca­da chu­va for­te ru­as são ala­ga­das e no­vas ero­sões sur­gem Não há pre­vi­são pa­ra me­lho­ri­as

A mai­or pre­o­cu­pa­ção dos mo­ra­do­res do Jar­dim San­ta­na, em Sarandi, é com as chu­vas. A ca­da pan­ca­da as en­xur­ra­das in­va­dem ca­sas, as ru­as são ala­ga­da­se­sur­gem­no­va­se­ro­sões.

E o pro­ble­ma fi­ca pi­or a ca­da ano: co­mo os bair­ros vi­zi­nhos fo­ram pa­vi­men­ta­dos, au­men­tou o flu­xo de água em di­re­ção ao Jar­dim San­ta­na, são ra­ros os tre­chos em que ain­da é pos­sí­vel o trá­fe­go de veí­cu­los, mas o que mais de­ses­pe­ra os mo­ra­do­res é que não há es­pe­ran­ça de que o bair­ro ve­nha a ter su­as ru­as pa­vi­men­ta­das.

“Aqui, mo­ra­dor que tem car­ro di­fi­cil­men­te con­se­gue che­gar com o veí­cu­lo até a ca­sa, ge­ral­men­te dei­xa lá nas ru­as de ci­ma”, dis­se o cons­tru­tor Fá­bio Bar­bo­sa Bon­fim, que diz que já cal­çou com pe­dra e ci­men­to o tre­cho em fren­te sua ca­sa, na Rua No­va An­dra­di­na, mais de 20 ve­zes, mas sem­pre “a pe­dra” gi­gan­te aca­ba des­truí­da pe­las en- xur­ra­das. “Ho­je, es­te cal­ça­men­to tem mais de 30 me­tros cú­bi­cos de con­cre­to, mas sei que ele vai­du­rar­pou­co”.

O Jar­dim San­ta­na é o úni­co sem as­fal­to em sua re­gião e por tão ce­do não te­rá su­as ru­as pa­vi­men­ta­das, já que o lo­te­a­men­to, ven­di­do há qua­se 30 anos, não res­pei­tou al­guns prin­cí­pi­os am­bi­en­tais, o que re­sul­tou em uma ero­são­com­cer­ca­de15­me­tros­de pro­fun­di­da­de na área que se­pa­ra o bair­ro da nas­cen­te do Ri­bei­rão Pin­guim. Ago­ra, o Ins­ti­tu­to Am­bi­en­tal do Pa­ra­ná (IAP) não au­to­ri­za as­fal­ta­men­to na área en­quan­to a pre­fei­tu­ra não so­lu­ci­o­na­ro­pro­ble­ma­da­e­ro­são.

Se­gun­do a pre­fei­tu­ra, nos úl­ti­mos anos a ero­são se tor­nou tão gran­de é que im­pos­sí­vel pa­ra o mu­ni­cí­pi­os so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma com re­cur­sos pró­pri­os, fi­can­do na de­pen­dên­cia de re­cur­sos fe­de­rais.

Ope­ra­ção

A Pre­fei­tu­ra de Sarandi re­a­li­za, no pró­xi­mo dia 15, li­ci­ta­ção pa­ra aqui­si­ção de mas­sa as­fál­ti­ca pa­ra a re­a­li­za­ção de uma ope- ra­ção ta­pa-bu­ra­cos nas ru­as e ave­ni­das mais es­bu­ra­ca­das de­pois do pe­río­do de chu­vas do úl­ti­mo ve­rão. Além do as­fal­to quen­te, se­rá ad­qui­ri­do mi­cro­pa­vi­men­to pro­du­zi­do pe­lo Con­sór­cio Pú­bli­co In­ter­mu­ni­ci­pal de In­fra­es­tru­tu­ra e De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no da Re­gião de As­tor­ga­pa­ra­o­bras­mais­sim­ples.

Se­gun­do o che­fe de Ga­bi­ne­te do Pre­fei­to, Pe­dro Col­li Ne­to, en­quan­to não é fei­ta a com­pra da mas­sa as­fál­ti­ca, a ad­mi­nis­tra­ção apro­vei­ta pa­ra con­ser­tar o par­que de má­qui­nas. Ele diz que quan­do o ser­vi­ço for iniciado se­rão cri­a­das vá­ri­as equi­pes pa­ra que o tra­ba­lho se­ja de­sen­vol­vi­do em vá­ri­as fren­tes ao mes­mo­tem­po.

Na Ave­ni­da Uni­ver­sal - uma das mais mo­vi­men­ta­das da zo­na nor­te de Sarandi e on­de o as­fal­to su­miu - se­rá fei­to as­fal­to no­vo com re­cur­sos do mu­ni­cí­pio e de­pois co­bra­do dos pro­pri­e­tá­ri­os de imó­veis co­mo ta­xa de me­lho­ria. As 28 ru­as trans­ver­sais se­rão pa­vi­men­ta­das den­tro de um pro­je­to de As­fal­ta­men­to Co­mu­ni­tá­rio.

Ama­nhã (08), às 19h15, o mé­di­co re­gu­la­dor e in­ter­ven­ci­o­nis­ta do (SAMU), Mau­rí­cio Le­mos, usa­rá a tri­bu­na li­vre da Câ­ma­ra de Ma­ri­al­va pa­ra fa­lar so­bre o fun­ci­o­na­men­to do ser­vi­ço na ci­da­de. a se­cre­tá­ria de Edu­ca­ção, Ma­ria An­ge­la Zam­pi­e­ri Gi­me­nez, com o apoio dos ve­re­a­do­res e do de­pu­ta­do Lu­ci­a­no Duc­ci, con­se­gui­ram um ôni­bus es­co­lar ze­ro.

O ôni­bus, pa­ra 55 alu­nos, foi con­se­gui­do por meio do pro­gra­ma Ca­mi­nhos da Es­co­la, do FNDE – Fun­do Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to da Edu­ca­ção.

O juiz da 10ª Va­ra Cí­vel de Lon­dri­na, Ál­va­ro Ro­dri­gues Ju­ni­or, de­ter­mi­nou que o ve­re­a­dor Bo­ca Aber­ta re­ti­ras­se as pa­la­vras “de­pu­ta­do ca­ra de pau e men­ti­ro­so” do Fa­ce­bo­ok.

O ve­re­a­dor tam­bém pre­ci­sa ex­cluir co­men­tá­ri­os e com­par­ti­lha­men­tos di­re­ci­o­na­dos con­tra o de­pu­ta­do fe­de­ral Alex Can­zi­a­ni (PTB).

Pa­ra a Jus­ti­ça, “Bo­ca Aber­ta ex­tra­po­lou os li­mi­tes do exer­cí­cio do di­rei­to à li­ber­da­de de ex­pres­são”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.