HM po­de ga­nhar UTI ou no­vo am­bu­la­tó­rio

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Pau­li­ne Al­mei­da ma­rin­ga@odi­a­rio.com

Inau­gu­ra­do em 2002, o Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá tem cer­ca de 6 mil m2 pre­vis­tos e ain­da não fi­na­li­za­dos. Ago­ra, 15 anos de­pois, uma ver­ba de R$ 10 mi­lhões vin­da do Fun­do Na­ci­o­nal de Saúde de­ve vi­a­bi­li­zar a con­clu­são. O anún­cio foi fei­to pe­lo mi­nis­tro da Saúde, Ri­car­do Bar­ros, no sá­ba­do, e ca­be­rá à Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá de­ci­dir co­mo usar o re­cur­so.

O se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Saúde, Jair Bi­at­to, in­for­mou que exis­te a pos­si­bi­li­da­de da cons­tru­ção de um no­vo es­pa­ço am­bu­la­to­ri­al pa­ra con­sul­tas, mais lei­tos de in­ter­na­ção ou ain­da uma Uni- da­de de Te­ra­pia In­ten­si­va (UTI) Pe­diá­tri­ca. Pa­ra a li­be­ra­ção da ver­ba, há um ca­mi­nho bu­ro­crá­ti­co a se per­cor­rer.

É pre­ci­so re­ver o pro­je­to ar­qui­tetô­ni­co do Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal, fa­zer sua atu­a­li­za­ção de acor­do com a pri­o­ri­da­de es­co­lhi­da e li­ci­tar a obra, o que de­ve le­var cer­ca de um ano, além de até ou­tros dois pa­ra a exe­cu­ção. “Nós te­mos um em­pe­nho bas­tan­te grande em au­men­tar o Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal, um pro­je­to aguar­da­do há anos, por is­so, a dis­po­ni­bi­li­da­de do re­cur­so mes­mo an­tes do pro­je­to fi­na­li­za­do”, fri­sou o se­cre­tá­rio.

Com 123 lei­tos, o hos­pi­tal é referência pa­ra os mo­ra­do­res de Ma­rin­gá em pro­ce­di­men­tos de bai­xa e al­ta com­ple­xi­da­de, in- clu­si­ve pa­ra cri­an­ças e pa­ci­en­tes psi­quiá­tri­cos. Cer­ca de 70 pes­so­as fi­cam in­ter­na­das di­a­ri­a­men­te no lo­cal, res­pon­sá­vel por cer­ca de 2 mil con­sul­tas e 200 ci­rur­gi­as men­sais.

Atu­al­men­te, a es­tru­tu­ra fun­ci­o­na­co­mo­pe­ça-cha­ve­pa­ra­mi­ni­mi­zar a fi­la por aten­di­men­tos es­pe­ci­a­li­za­dos. Em cer­ca de cem dias, o mu­ti­rão da ad­mi­nis­tra­ção­mu­ni­ci­pal­so­mou25­mil­con­sul­tas, com o en­ca­mi­nha­men­to de 1 mil pa­ci­en­tes pa­ra pro­ce­di­men­tos­ci­rúr­gi­cos,au­men­tan­do a ta­xa de ocu­pa­ção do hos­pi­tal­de30%pa­ra70%.

Pa­ra o se­cre­tá­rio, o hos­pi­tal ho­je tem um nú­me­ro de lei­tos ade­qua­do. “Mas a gente pre­ci­sa pen­sar no fu­tu­ro, que Ma­rin­gá vai crescer”, com­ple­tou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.