Cury fa­rá pa­les­tra na ci­da­de

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Re­da­ção O Diá­rio ma­rin­ga@odi­a­rio.com

O psi­qui­a­tra, pes­qui­sa­dor e es­cri­tor Au­gus­to Cury es­ta­rá em Ma­rin­gá pa­ra mi­nis­trar a pa­les­tra “Ges­tão da Emoção: Qua­li­da­de de Vi­da no Sé­cu­lo XXI”. O au­tor tem mais de 30 mi­lhões de exem­pla­res ven­di­dos so­men­te no Bra­sil, e que con­ta com li­vros pu­bli­ca­dos em mais de 60 paí­ses.

Na apre­sen­ta­ção, Cury, que em 2009 re­ce­beu o prê­mio de Me­lhor Fic­ção do Ano da Aca­de­mia Chi­ne­sa de Li­te­ra­tu­ra, pe­lo li­vro “O Ven­de­dor de So­nhos”, re­ve­la co­mo fa­zer a men­te hu­ma­na de­sa­ce­le­rar o pen­sa­men­to pa­ra res­ga­tar a qua­li­da­de de vi­da. “Sem ges­tão da emoção nos tor­na­mos­mi­se­rá­veis”.

O psi­qui­a­tra mos­tra co­mo es­ta­mos es­go­tan­do a nos­sa men­te ao ru­mi­nar per­das e má­go­as, so­frer pe­lo fu­tu­ro, nos pre­o­cu­par­mos de­ma­si­a­da­men­te com a opinião das pes­so­as e ter­mos a ne­ces­si­da­de neu­ró­ti­ca de mu­dar os ou­tros, além de co­brar de­mais de nós e de quem es­tá ao nos­so re­dor.

Agin­do as­sim, se­gun­do ele, po­de­mos ser óti­mos pa­ra a em­pre­sa em que tra­ba­lha­mos, mas nos tor­na­mos car­ras­cos de nos­so cé­re­bro.

Mem­bro de hon­ra da Aca­de­mia de So­bre­do­ta­dos do Ins­ti­tu­to da In­te­li­gên­cia, da ci­da­de do Por­to, em Por­tu­gal, e dou­tor ho­no­ris cau­sa pe­la Centro Uni­ver­si­tá­rio Fi­la­dél­fia (Uni­fil), em Lon­dri­na, Cury tam­bém abor­da a mu­dan­ça de com­por­ta­men­to que a tec­no­lo­gia es­tá pro­vo­can­do. “Nun­ca hou­ve uma so­ci­e­da­de tão tris­te co­mo a da era di­gi­tal”.

Au­tor da te­o­ria da In­te­li­gên­cia Mul­ti­fo­cal, que ana­li­sa o pro­ces­so de cons­tru­ção dos pen­sa­men­tos, o psi­co­te­ra­peu­ta é um dos pou­cos pen­sa­do­res vi­vos a ter seu tra­ba­lho es­tu­da­do em cur­sos de mes­tra­do e dou­to­ra­do nos Es­ta­dos Uni­dos, Eu­ro­pa e Bra­sil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.