Lu­la e Sér­gio Mo­ro vão fi­car fren­te a fren­te

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do ge­ral@odi­a­rio.com Gra­va­ção­ne­ga­da

O juiz fe­de­ral Ni­val­do Bru­no­ni, do Tribunal Regional Fe­de­ral da 4ª Re­gião (TRF-4), man­te­ve o in­ter­ro­ga­tó­rio do ex-pre­si­den­te Luiz Inácio Lu­la da Sil­va pa­ra ho­je,a par­tir das 14h, no pré­dio da Jus­ti­ça Fe­de­ral, em Cu­ri­ti­ba, on­de o juiz Sér­gio Mo­ro, da Ope­ra­ção La­va Ja­to, ou­vi­rá pe­la pri­mei­ra vez o de­poi­men­to do pe­tis­ta co­mo réu. Cer­ca de 50 mil pes­so­as são es­pe­ra­das pa­ra ma­ni­fes­ta­ções em apoio a Lu­la.

Bru­no­ni re­jei­tou pe­di­do li­mi­nar da de­fe­sa do ex-pre­si­den­te pa­ra sus­pen­der a ação pe­nal e o in­ter­ro­ga­tó­rio. “Não há ra­zão pa­ra o de­fe­ri­men­to de sus­pen­são do in­ter­ro­ga­tó­rio do pa­ci­en­te e so­bres­ta­men­to da ação pe­nal”,afir­mou­o­ma­gis­tra­do.

Lu­la é acu­sa­do de ter re­ce­bi- do R$ 3,7 mi­lhões em pro­pi­nas da OAS que, em tro­ca, te­ria fe­cha­do três con­tra­tos com a Pe­tro­bras, su­pos­ta­men­te por in­ge­rên­cia do ex-pre­si­den­te.

Os ad­vo­ga­dos de Lu­la pe­di­ram por meio de ha­be­as cor­pus a ime­di­a­ta (con­ces­são de li­mi­nar) sus­pen­são do pro­ces­so cri­mi­nal em que ele é réu por cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro no ca­so triplex - imó­vel si­tu­a­do no Gu­a­ru­já, li­to­ral de São Pau­lo, que a La­va Ja­to diz per­ten­cer a Lu­la, o que é ne­ga­do por ele.

A de­fe­sa ale­gou que não te­ria tem­po su­fi­ci­en­te pa­ra ana­li­sar o con­teú­do de uma su­per­mí­dia com 5,42 gi­gaby­tes com do­cu­men­tos que a Pe­tro­bras ane­xou aos au­tos - es­ti­ma-se que o ar­qui­vo te­nha 100 mil pá­gi­nas.

A de­fe­sa de Lu­la ha­via so­li­ci­ta­do pe­lo me­nos 90 dias pa­ra exa­mi­nar os do­cu­men­tos da Pe­tro­bras e que­ri­am que o Tri- bu­nal de­ter­mi­nas­se “a re­no­va­ção dos atos pro­ces­su­ais pre­ju­di­ca­dos pe­los atos ile­gais im­pug­na­dos, em es­pe­ci­al, o in­ter­ro­ga­tó­rio mar­ca­do pa­ra o dia 10 de maio de 2017 e a eta­pa do ar­ti­go 402 do Código de Pro­ces­so Pe­nal”. Bru­no­ni tam­bém ne­gou à de­fe­sa do ex-pre­si­den­te gra­var o in­ter­ro­ga­tó­rio do pe­tis­ta nes­ta quar­ta-fei­ra. O ma­gis­tra­do ne­gou, ain­da al­te­ra­ções na for­ma de gra­va­ção de de­poi­men­to fei­ta pe­la Jus­ti­ça Fe­de­ral.

O juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro, que vai in­ter­ro­gar Lu­la nes­ta quar­ta, ha­via ne­ga­do os pe­di­dos da de­fe­sa. Os ad­vo­ga­dos do pe­tis­ta, en­tão,re­cor­re­ra­ma­oT­ri­bu­nal.

Pa­ra Bru­no­ni, “não se ve­ri­fi­ca ile­ga­li­da­de no in­de­fe­ri­men­to do pe­di­do pe­lo juí­zo de pri­mei­ro grau”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.