Anit­ta cau­sa po­lê­mi­ca com ore­lhas

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Ale­xan­dre Gai­o­to gai­o­to@odi­a­rio.com

Em pas­sa­gem pe­la ci­da­de, can­to­ra cor­ri­giu er­ros de es­cri­ta de ho­tel e pos­tou fo­to am­bí­gua na in­ter­net

A pas­sa­gem da can­to­ra Anit­ta por Ma­rin­gá, no úl­ti­mo fim de se­ma­na, ge­rou re­per­cus­são nas re­des so­ci­ais. A ar­tis­ta, que fez show no sá­ba­do na Ex­poin­gá, cau­sou po­lê­mi­ca ao pos­tar três ima­gens em sua con­ta pes­so­al no Snap­chat, re­de so­ci­al de men­sa­gens ins­tan­tâ­ne­as pa­ra ce­lu­la­res.

Nas du­as pri­mei­ras ima­gens, Anit­ta re­ve­lou, por meio de gri­fos, dois er­ros de in­glês en­con­tra­dos no ma­te­ri- al ofi­ci­al do Bris­tol Me­tró­po­le Ho­tel, dis­po­ní­vel em seu quar­to. Anit­ta re­ve­lou que as palavras “chan­ge” (mu­dar) e “you” (vo­cê) fo­ram es­cri­tas in­cor­re­ta­men­te co­mo “chan­ce” e “yoy”. Em se­gui­da, a can­to­ra pos­tou uma ter­cei­ra - e bom­bás­ti­ca - ima­gem: um au­tor­re­tra­to com um fil­tro de ani­ma­ção, uma es­pé­cie de más­ca­ra vir­tu­al com ore­lho­nas, cri­na e fo­ci­nho. No apli­ca­ti­vo, es­ses fil­tros não são no­me­a­dos. Pa­ra al­guns in­ter­nau­tas, a ima­gem é cla­ra: Anit­ta iro­ni­za, ali, que a po­pu­la­ção ma­rin­ga­en­se é bur­ra. Pa­ra ou­tros, a ima­gem não re­pre­sen­ta um bur­ro, mas, sim, um ca­va­lo, e tu­do não pas­sa de uma con­vo­ca­ção pa­ra o show, já que a Ex­poin­gá é uma fes­ta agro­pe­cuá­ria.

Di­an­te da mensagem dú­bia, in­ter­nau­tas tro­ca­ram ofen­sas, ara­ma­ram lon­gos de­ba­tes e dis­pa­ra­ram crí­ti­cas pa­ra to­dos os la­dos no ci­be­res­pa­ço, com­pon­do rin­gues mais ani­ma­dos que os de Holy­fi­el, campos mais bom­bás­ti­cos que os na­po­leô­ni­cos. “Caiu no meu con­cei­to, Anit­ta. Cha­mou a po­pu­la­ção da mi­nha ci­da­de de bur­ra”, re­cla­mou Fran­cis­co Ha­zels­ki. “Nos­sa que ri­dí­cu­lo ela fa­zer is­so”, ob­ser­vou Ja­que Lis­boa. Na ba­ta­lha ver­bal, in­ter­nau­tas par­ti­ram pa­ra a de­fe­sa. “Sim­ples­men­te não vi na­da di­zen­do que as pes­so­as de Ma­rin­gá são bur­ros. Tô ven­do ape­nas que a Anit­ta mos­trou er­ros or­to­grá­fi­cos nas pla­cas do ho­tel e na­da mais”, es­cre­veu Joy­ce Martins. Hou­ve até quem re­cha­çou a pos­tu­ra da can­to­ra ao ge­ne­ra­li­zar a ofen­sa à po­pu­la­ção, mas, ao mes­mo tem­po, pa­ra­be­ni­zou a ini­ci­a­ti­va de co­brar por tex­tos es­cri­tos de for­ma cor­re­ta, afir­man­do que Anit­ta cum­priu um“de­ver cí­vi­co”: “Se eu en­con­tras­se er­ros em al­gum ma­te­ri- al im­pres­so do Fa­sa­no cer­ta­men­te me de­li­ci­a­ria ao sair di­vul­gan­do as ca­ga­das que achei, e is­so não di­ria na­da so­bre a sa­be­do­ria mé­dia da po­pu­la­ção pau­lis­ta­na, evi­den­te­men­te”, co­men­tou An­dré Si­mões. O ge­ren­te-ge­ral do Ho­tel Bris­tol, Wil­li­am Gol­fi­e­ri, ad­mi­tiu os er­ros no ma­te­ri­al e co­men­tou que Anit­ta foi a pri­mei­ra hós­pe­de a cha­mar a aten­ção pa­ra is­so. “Ela não co­men­tou com os fun­ci­o­ná­ri­os: ape­nas pu­bli­cou na in­ter­net”, diz. Gol­fi­e­ri não sou­be res­pon­der se o ma­te­ri­al foi pro­du­zi­do em uma grá­fi­ca de Ma­rin­gá. “Po­de ser que te­nha vin­do de Cu­ri­ti­ba.”

Os pan­fle­tos bi­lín­gues que fa­lam so­bre a rou­pa de ca­ma e to­a­lhas es­ta­vam nos quar­tos do Bris­tol, se­gun­do o ge­ren­te, “há uns 8 me­ses”. De­pois da po­lê­mi­ca, to­dos os 162 pan­fle­tos fo­ram re­ti­ra­dos dos quar­tos e o ho­tel aguar­da o no­vo ma­te­ri­al. “Nós agra­de­ce­mos a Anit­ta por ter en­con­tra­do es­ses er­ros”, diz o ge­ren­te. Até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção, a re­por­ta­gem não con­se­guiu con­ta­to com a as­ses­so­ria da can­to­ra.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

BUR­RO OU CA­VA­LO? Au­tor­re­tra­to pos­ta­do no Snap­chat pe­la can­to­ra Anit­ta: pa­ra al­guns in­ter­nau­tas, a ar­tis­ta es­tá iro­ni­zan­do e ofen­den­do os ma­rin­ga­en­ses; pa­ra ou­tros, a fo­to não pas­sa de uma con­vo­ca­ção pa­ra o show na Ex­poin­gá, fes­ta agro­pe­cuá­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.