Jus­ti­ça sus­pen­de Ins­ti­tu­to Lu­la

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ -

O juiz Ri­car­do Au­gus­to Soares Lei­te, subs­ti­tu­to da 10ª Va­ra Fe­de­ral de Bra­sí­lia, de­ci­diu sus­pen­der as ati­vi­da­des do Ins­ti­tu­to Lu­la, a pe­di­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF). A de­ci­são foi to­ma­da no pro­ces­so em que o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va é réu, jun­to com mais seis pes­so­as, acu­sa­do de ten­tar obs­truir as in­ves­ti­ga­ções da Ope­ra­ção La­va Ja­to. Se­gun­do a de­nún­cia, o ex-pre­si­den­te agiu pa­ra­com­pra­ro­si­lên­ci­o­do­ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Nes­tor Cer­ve­ró. O pro­ces­so te­ve ori­gem na de­la­ção pre­mi­a­da do ex-se­na­dor Del­cí­di­o­doA­ma­ral.

Soares Lei­te en­ten­deu que o Ins­ti­tu­to Lu­la, ape­sar de de­sen­vol­ver pro­je­tos de in­tui­to so­ci­al, po­de ter si­do usa­do co­mo ins­tru­men­to ou lo­cal de en­con­tro pa­ra o co­me­ti­men­to de cri­mes di­ver­so, en­tre os quais, ilí­ci­tos fis­cais.

O ma­gis­tra­do des­ta­cou que o pró­prio Lu­la dis­se, em seu de­poi­men­to na ação, dis­se que o lo­cal era usa­do co­mo pon­to de dis­cus­são de di­ver­sos as­sun­tos. O ex-pre­si­den­te re­fe­riu-se ao ins­ti­tu­to co­mo “Pos­to Ipi­ran­ga”, em alu­são a uma cam­pa­nha pu­bli­ci­tá­ria so­bre uma re­de de pos­tos em que se po­de sa­ber dos mais di­ver­sos as­sun­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.