Dois ma­rin­ga­en­ses são li­ber­ta­dos de sequestro

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ -

Uma ação con­jun­ta da Po­lí­cia Ci­vil (PC) de Ma­rin­gá, Gru­po Ti­gre de Cu­ri­ti­ba, e da Di­vi­são Es­ta­du­al de In­ves­ti­ga­ções Cri­mi­nais (Deic) de Por­to Ale­gre (RS), re­sul­tou na li­ber­ta­ção de dois em­pre­sá­ri­os ma­rin­ga­en­ses que ha­vi­am si­do se­ques­tra­dos, on­tem pe­la ma­nhã, na ca­pi­tal gaú­cha. As ví­ti­mas, dois en­ge­nhei­ros ci­vis que atu­am no ra­mo de agro­ne­gó­cio, fo­ram res­ga­ta­das sem fe­ri­men­tos, mas bas­tan­te as­sus­ta­das. Um se­ques­tra­dor foi pre­so no imóvel que era uti­li­za­do co­mo ca­ti­vei­ro e ou­tros dois con­se­gui­ram es­ca­par, mas já­fo­ra­mi­den­ti­fi­ca­dos.

A ação po­li­ci­al co­me­çou a ser de­sen­ca­de­a­da por vol­ta das 9h, ins­tan­tes de­pois de uma mu­lher com­pa­re­cer no plan­tão da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al (SDP), de Ma­rin­gá, e de­nun­ci­ar que o seu ma­ri­do, o en­ge­nhei­ro ci­vil Alis­son Ro­sa Pa­glia, 25 anos, e o só­cio de­le, Rui Pe­dro Sa­les Molina, 25 anos, fi­lho do pre­fei­to de Fê­nix, Ne­no Molina (PMDB), ha­vi­am aca­ba­do de ser se­ques­tra­do­semPor­toA­le­gre.

No re­la­to aos in­ves­ti­ga­do­res da Se­ção de Fur­tos e Roubos (SFR), a mu­lher con­tou que seu ma­ri­do e o só­cio ha­vi­am vi­a­ja­do à ca­pi­tal gaú­cha, on­tem pe­la ma­nhã, pa­ra ad­qui­rir uma má­qui­na­re­tro­es­ca­va­dei­ra,anun­cia- da em um si­te de compra e ven­da pe­lo­va­lor­deR$140 mil. Ain­da se­gun­do ela, ao de­sem­bar­ca­rem no Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal Sal­ga­do Fi­lho, os em­pre­sá­ri­os en­tra­ram em um veí­cu­lo, ocu­pa­do pe­los su­pos­tos ven­de­do­res, que os le­va­ria ao lo­cal on­de a máquina es­ta­ria guar­da­da.

No en­tan­to, du­ran­te o tra­je­to, os ocu­pan­tes do car­ro anun­ci­a­ram o as­sal­to e mu­da­ram a ro­ta. Sem que os ban­di­dos per­ce­bes­sem, Pa­glia con­se­guiu usar o ce­lu­lar e en­vi­ar uma men­sa­gem, via What­sApp, à es­po­sa, di­zen­do que es­ta­va sen­do se­ques­tra­do e que­a­po­lí­ci­a­fos­se­a­vi­sa­da.

Após le­van­tar mais in­for­ma- ções so­bre o fa­to e des­car­tar que se tra­ta­va do gol­pe co­nhe­ci­do co­mo “fal­so sequestro”, os in­ves­ti­ga­do­res co­mu­ni­ca­ram o de­le­ga­do-che­fe­da9ªSDP,Pe­droFon­ta­na, que aci­o­nou o Gru­po Ti­gre, emCu­ri­ti­ba,es­pe­ci­a­li­za­do­em­se­ques­tro­e­res­ga­te­de­re­féns.

Com ba­se em da­dos ob­ti­dos por meio do mo­ni­to­ra­men­to do ce­lu­lar de Pa­glia, a PC de Ma­rin­gá pas­sou a abas­te­cer Gru­po Ti­gre com in­for­ma­ções so­bre a ro­ta se­gui­da pe­los se­ques­tra­do­res. Por sua vez, o Gru­po Ti­gre re­pas­sa­va os da­dos ao Deic, de Por­toA­le­gre.No­en­tan­to,omo­ni­to­ra­men­to foi in­ter­rom­pi­do de­pois­de­o­ce­lu­lar­da­ví­ti­ma­ser­des- li­ga­do, pro­va­vel­men­te por um dos­se­ques­tra­do­res.

Di­an­te da si­tu­a­ção, a PC de Ma­rin­gá ten­tou blo­que­ar as con­tas ban­cá­ri­as das ví­ti­mas nas agên­ci­as do Ban­co do Bra­sil (BB) de Bar­bo­sa Fer­raz e Ma­rin­gá, mas os ge­ren­tes avi­sa­ram que não ti­nham au­to­ri­za­ção pa­ra aten­der ao­pe­di­do.Acer­tou-se,en­tão,que o ban­co co­mu­ni­ca­ria a po­lí­cia ca­so hou­ves­se mo­vi­men­ta­ção fi­nan­cei­ra nas con­tas. A es­tra­té­gia po­li­ci­a­la­ca­bou­dan­do­cer­to.

Por vol­ta das 9h30, uma das ví­ti­mas li­gou pa­ra o ge­ren­te do BB so­li­ci­tan­do uma trans­fe­rên­cia.Aa­ção­per­mi­tiu­que­o­ras­tre­a­men­to­do­a­pa­re­lho­fos­se­re­to­ma­do e o lo­cal do ca­ti­vei­ro lo­ca­li­za­do, às 10h09, no Jar­dim Al­gar­ve, em Al­vo­ra­da, Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Por­to Ale­gre. Um se­ques­tra­dor foi pre­so no lo­cal e ou­tros dois con­se­gui­ram fu­gir. Os en­ge­nhei­ros­fo­ram­res­ga­ta­dos­sem­fe­ri­men­tos. Eles re­la­ta­ram à po­lí­cia que não che­ga­ram a ser agre­di­dos,mas­so­fre­ra­ma­me­a­ças.

O de­le­ga­do do Deic, João Pau­lo de Abreu, ex­pli­cou que os três ho­mens en­vol­vi­dos no cri­me já es­ta­vam sob in­ves­ti­ga­ção e fi­gu­ra­vam co­mo sus­pei­tos de ou­tros qua­tro cri­mes si­mi­la­res, co­nhe­ci­do co­mo “gol­pe do chu­te”, que con­sis­te na ofer­ta um pro­du­to com pre­ço abai­xo do mer­ca­do pa­ra atrair ví­ti­mas e pra­ti­car ex­tor­são. Os em­pre­sá­ri­os re­tor­na­ri­am on­tem pa­ra Ma­rin­gá.

—FO­TO: PO­LÍ­CIA CI­VIL

PRE­SO. Um se­ques­tra­dor foi pre­so no ca­ti­vei­ro e ou­tros dois con­se­gui­ram fu­gir, mas fo­ram iden­ti­fi­ca­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.